50 Dicas para estudar Inglês Sozinho

Hello meu querido sobrinho,

Vocês sempre me pedem dicas para aprender inglês sozinho. Mas não é sozinho não é verdade? Pois temos em mãos vários amigos, e materiais que podem ajudar não é mesmo? Então o que muitos buscam é algo que aprecio e valorizo muito… Ser responsável pelo seu próprio aprendizado! Ter autonomia! Eu procuro entregar isso à todos os meus alunos, não quero que meus alunos dependam de mim, mas sim que sejamos parceiros no seu aprendizado. Vamos as dicas?

  1. 1. Em primeiro lugar Organize-se! Em questão de tempo e também financeiramente para investir, em livros, cursos online, ou aulas online e até mesmo apps. (bate papo só é bom pago)
  2. 2. Lembre-se PAGAR para ter acesso à materiais (livros, e-books, ou aulas) não é GASTO é INVESTIMENTO!
  3. 3. Se interesse pelo idioma de uma forma geral, leia em inglês, ouça músicas, veja filmes e séries. Aprenda sobre a cultura e os bons costumes de lá. Os grandes micos acontecem não por falta de vocabulário apenas, mas muitas vezes por não saber como se portar em países com cultura diferente.
  4. 4.  Não sabe por onde começar? Comece traçando um roteiro de estudos.  (eu posso te ajudar!)
  5. 5. Começando agora? Aprenda os verbos mais comuns primeiro. ( A base de toda frase é o verbo)
  6. 6. Aguce a sua memória!  Para aprender um idioma, você vai precisar memorizar muito vocabulário novo.
  7. 7. Use aplicativos para te ajudar! Paras armazenar mais vocab use o Quizlet!
  8. 8. Assista ao meu canal no Youtube! Tem outros muito interessantes lá no tubinho também!
  9. 9. Leia Blogs em inglês. Um app bem legal que vai te trazer muita leitura legal é o StumbleUpon.
  10. 10. Escute, muito, muito, muito! Lembra quando você aprendeu Português? Você passou 2 anos escutando e aprendendo para depois começar a falar. Não é à toa que a Sabedoria Divina nos deu 2 orelhas e apenas 1 boca!
  11. 11. Tenha persistência! Você não vai aprender inglês de um dia para a noite! Crie hábitos, para encaixar o INGLÊS no seu dia a dia.
  12. 12. Transforme tudo em INPUT. (aquisição de idioma) Quanto mais tempo você se expuser ao idioma mais vai aprender. Mude o idioma do seu celular, computador e até Facebook para inglês. assim você terá INPUT todo dia.
  13. 13. Seja muito curioso! Viu uma palavra nova que não conhecia? Corre no dicionário e procura o que é! Gostou da nova música que tocou na rádio? Procure a letra e tente traduzir.
  14. 14. Idioma não é matemática nem codificação. Aprenda as regras mas, não as leve tão a sério, muitas terão exceção dependendo do contexto.
  15. 15. Não se apegue à apenas a tradução . Foque no contexto! O contexto é o que vai te ajudar no fim das contas.
  16. 16. Memorize frases que você pode usar em situações do seu dia a dia! Coisas como: you know, ou whatever, ou never mind, ou I’m so sorry!
  17. 17. Procure aliar prazer ao seu aprendizado, e eu não estou falando de comer um chocolate toda vez que sentar para estudar! A dica é, leia ou escute à respeito de coisas que sejam interessantes para você! Nem todo mundo aprende apenas com CNN ou TEDS.
  18. 18.  Crie desafios para você mesmo! comprometa-se a memorizar 10 palavras novas hoje! Amanhã cheque quais ainda lembra.
  19. 19. Tenha coragem! Quando tiver a oportunidade de conhecer um gringo, fale com ele! Não hesite! Mesmo que você saiba apenas 5 frases use as 5!  Aprender é algo que acontece fora da nossa zona de conforto.
  20. 20.  Faça journaling! Escreva um diário sobre o seu dia a dia em inglês
  21. 21. Leia em voz alta. pegue textos, ou livros e pratique lê-los em voz alta, se possível memorize algumas partes e diga-as na frente do espelho para ver como você se sai.
  22. 22. Grave sua voz em Inglês. Acostume-se Quando você estiver falando a sua voz provavelmente será diferente, porque usamos músculos e quantidades de ar diferentes para falar outros idiomas.
  23. 23. Aceite o seu sotaque Brasileiro como parte da sua cultura e Origem. Sim sou Brasileira com muito orgulho e muito amor! Já ouviu gringos falando Português sem sotaque?
  24. 24. Memorize as letras das sua músicas favoritas! Use a nossa técnica!
  25. 25. Aprenda o que é relevante para você. Se você usa o inglês para os negócios que tal aprender frases e jargões relacionados?
  26.  26.  Faça uma atividade em inglês todos os dias! Seja ela assistir à um vídeo 100% em inglês, ou ouvir um podcast, ler um livro, ou ouvir uma música obsessivamente até aprender a letra de cor.
  27. 27.  Vença suas crenças limitantes. Acreditar que você não consegue, que  inglês é difícil e não é para você, não irá favorecer os seus esforços.
  28. 28. Conheça e siga canais que ensinam Inglês.
  29. 29. Cole post its na sua casa com o vocabulário em Inglês. Por exemplo na porta escreva door, na pia sink, no copo glass e por aí vai
  30. 30. Siga perfis de Instagram que te interessem, em Inglês. Pessoas que falam sobre assuntos que te interessam, pode ser moda, culinária, fitness enfim.
  31. 31. Escute sotaques diferentes. Se você está se preparando para uma viagem a Austrália por exemplo escute o sotaque Australiano, se vai para a Inglaterra escute o sotaque inglês. Isso vai aumentar à sua tolerância auditiva e também o entendimento.
  32. 32.  Assista filmes repetidos em Inglês. Eu assisto as vezes mais de 10X ao mesmo filme. E toda vez que vejo aprendo algo novo.
  33. 33. Decida quais séries são compatíveis com o seu nível de inglês assista-as. Iniciantes: Extr@, Peppa Pig, English Way. Para intermediários: Dinosaurs, Alf, Bates Motel, Friends.  Avançado: Ballers, The Blacklist; Devious Maids; This is Us.
  34. 34.  Leia textos em voz alta em Inglês.Observe o seu ritmo, a sua respiração a sua pronúncia.
  35. 35. Entenda que o Inglês da sala de aula e dos livros é diferente do Inglês do dia a dia. Simplesmente aceite!
  36. 36. Treine o cérebro para ouvir. As vezes escutamos com os ouvidos, mas o nosso cérebro não está realmente presente. Ouvir por ouvir não trará resultados.
  37. 37.  Treine seu cérebro para pensar em Inglês. Faça esforços conscientes para a mente não traduzir palavrinha por palavrinha.
  38. 38. Aprenda que há muitas diferenças culturais que podem afetar a linguística.
  39. 39. Se você vai viajar foque em aprender vocabulários de viagem primeiro. Conheça o meu curso online! 
  40. 40. Não estipule prazos impossíveis, você não vai ficar fluente em 30 dias. Mas pode dar uma salto gigante em 30 dias se focar e se dedicar.
  41. 41. Escreva pequenos textos em Inglês todos os dia. Pode ser uma historinha inventada ou apensar coisas cotidianas.
  42. 42. Assista um filme dublado em Português com legendas em Inglês.
  43. 43. Tenha paciência consigo mesmo e não fique dizendo: I’m sorry for my English. Afinal de contas você está se esforçando não tem nada que se desculpar.
  44. 44.Faça amigos que estão com o mesmo propósito de aprender. Vocês podem trocar experiências e motivar uns aos outros.
  45. 45. Inscreva-se na minha lista de Transmissão para receber os posts do Blog e os vídeos no seu celular. Mande um Zap para : 13 98836-5618 com seu nome completo e a hashtag #querodicasdatia
  46. 46. Desafie-se a fazer uma imersão de inglês comigo. Uma final de semana inteiro de pura prática, sem livros ou métodos chatos.  Quer saber mais mande um Zap 13 98836-5618.
  47. 47.  Falar e conseguir comunicação é mais importante  e eficiente do que aprender e saber todas as regras de gramática.
  48. 48. Você chegou ao nível intermediário e não consegue sair de lá? Está na hora de mudar o seu approach.
  49. 49. Tenha uma pessoa de exemplo para copiar. Se você tem um amigo, ou alguém que conheça que manda muito bem no Inglês use-o como modelo.
  50. 50.Divirta-se no processo. A gente não costuma abandonar o que nos traz prazer.

Espero de coração ter te ajudado. Remember Each Effort is worth it!

Estude Inglês com a tia! Sem sair de casa a hora que quiser!