Como Pensar em Inglês – O guia COMPLETO com Dicas

Se tem algo que os inquietos estudantes ouvem por aí é a famosa frase: “para se falar Inglês, você tem que pensar em Inglês!”.  Logo em seguida vem o também recorrente pensamento: “mas, como vou pensar em Inglês se não sei Inglês?” Calma que eu vou te ajudar a entender.

Primeiro de tudo entenda como você aprende absolutamente tudo na vida, cognição. Ou seja você compara algo desconhecido à algo que conhece e BOOM o aprendizado se faz. Por exemplo, você não sabe o que é poltrona e pergunta à sua mãe: “mamãe, o que é uma poltrona?” Logo ela irá lhe responder: “é tipo uma cadeira, só que com braços, ela também é mais fofinha e macia, como um sofá.” (Neste caso ela usou 2 objetos que você já conhecia, para que você assimilasse o novo conteúdo : poltrona). Sabendo disto, saiba que ao aprender um segundo idioma será quase impossível você não traduzir e não comparar com o Português, já que esta é a sua maior ferramenta de aprendizado.  Principalmente alunos iniciantes tenderão à fazer isto no início, pois é a forma que o seu cérebro sabe de assimilar e adquirir novos conhecimentos.

Ok, entendi mas traduzir não é ruim, Tia?

Traduzir não é de todo ruim, o problema é quando você quer traduzir palavra, por palavra e principalmente o pior de todos os hábitos é comparar regras e QUERER que o Inglês se comporte estruturalmente Igual ao Português. Quer um exemplo?

Em inglês nós dizemos. “I like pizza” ( eu gosto pizza) em Português dizemos “Eu gosto DE pizza”. Aí o aluno pensa porque não posso dizer I like OF pizza. (traduzindo palavra por palavra). Porque em Inglês é assim e pronto, o verbo like não é preposicionado. Aceite e supere! Os 2 idiomas se comportarão de formas diferentes, apenas aceite.

O que fazer então, para abandonar o velho hábito de traduzir?

Não pense em traduzir e sim em COMPARAR, o que se diz de tal forma em Inglês, se diz assim em Português. Vamos a um exemplo prático.

você vê a frase: WHERE ARE YOU FROM?  (se for traduzir palavra por palavra vai ficar assim: Onde você é DE?) É ai que o aluno SURTA e começa a se perguntar, mas o DE está no final da frase, mas porque? Mas, eu não quero que ele fique no final, mas porque não é assim em Português?, mas porque Oh Céus Senhor me ajude?

Apenas pense simples e fácil!

where are you from? = de onde você é?

I like pizza = Eu gosto DE pizza.

Are you nuts? = você está louco. (se fosse traduzir seria você está castanhas?)

E a grande pergunta como pensar em INGLÊS?

DICA 1: Pensar em Inglês vai requerer de você ESFORÇOS CONSCIENTES, para evitar essas traduções e principalmente tentativas de explicar cada regrinha. Esse esforço consciente é uma DOUTRINAÇÃO do pensamento, para forçá-lo a COMPARAR ao invés de traduzir. Para forçá-lo a usar, imagens, e sons que se conectem diretamente com palavras em Inglês ao invés de palavras em Português. Você é que tem que ensinar o seu cérebro a aprender contextualmente. Quer um exemplo? Se estiver aprendendo vocabulário anote da maneira que está na esquerda, assim você associará idéias diretamente em Inglês. Sabe aquela estória de uma imagem vale mil palavras?Esse é o conceito

 

 

 

 

 

 

DICA 2: Ponha sua maquininha de pensar para PENSAR em inglês, montando frases na sua cabeça. Olhe para os objetos aponte e diga seu nomes em Inglês. Pense no que está fazendo neste exato momento, COMO ESTÁ SE SENTINDO? E pergunte-se, pense como eu diria isto em Inglês? Tente formar as frases na sua cabeça.

DICA 3: Faça uma Imersão. Passe muitas horas em contato com o Inglês, ouvindo lendo, e repetindo frases e ideias.  Quanto mais ouvir, mais vai FORÇAR o seu cérebro a pensar em Inglês. Ouça, Ouça, Ouça depois repita, repita, repita.

DICA 4 : Associe os SONS à ideias prontas, assim você aprende os sons de maneira conectada! Não pense na escrita, ou nas regras quando for fazer isso, foque na pronúncia dessas palavras de maneira conectada, como se fossem um único som, apenas ouça e reproduza, ciente do que está falando.

DICA 5:  QUER APRENDER A FAZER ISSO NA PRÁTICA? Sem grandes esforços, se divertindo muito e ainda trabalhando comportamentos prejudiciais para o seu aprendizado, como a ansiedade, o medo e a falta de foco? Venha passar 42 horas de imersão comigo em um final de semana que irá mudar a maneira como você pensa sobre o Inglês. Venha se desafiar e mudar o seu futuro!

Saiba mais pelo What’s app clique no link!

ÚLTIMA TURMA DO ANO EM NOVEMBRO 10,11 E 12!