Como sair do Platô Intermediário no Inglês? 7 dicas

Em primeiro lugar você precisa entender o que é o Platô e quando ou mesmo se você chegou nele. O começo do aprendizado de um Idioma é extremamente empolgante, e o mais legal é que nesse começo a nossa curva de aprendizado é muito íngreme, ou seja você aprende muito rápido e vê grandes resultados. Porém, com o tempo a motivação entra em declínio assim como a curva de aprendizado também. Nesta fase os alunos se queixam que têm a sensação de não estarem aprendendo absolutamente mais nada, ou de estarem “parados” na evolução dos seu aprendizado. Mas não se desespere saiba que isto é absolutamente normal e que há remédio para se livrar deste monstrinho.

Infelizmente é nessa fase do aprendizado que muitos alunos desistem quando na verdade deveriam estar buscando soluções criativas para continuar avançando na curva de aprendizado.

Vamos as dicas?

1.1 Entenda se realmente você chegou ao Platô ou se você apenas está tendo um dia ruim. Se o seu dia foi estressante, ou você está emocionalmente abalado, isso refletirá nos seus estudos.

2.2 Para saber se o seu desenvolvimento ainda está acontecendo tudo que você precisa é de MEDIDA. Você precisa saber onde esta e para onde quer ir, mais ou menos como um GPS, ele só vai funcionar bem se souber seu ponto de partida e parada final.

3.3 MEDIDAS podem ser obtidas através de TESTES. Aqui vão alguns lugares onde você pode fazer isto ONLINE. EXAM ENGLISHBBC / CAMBRIDGE/ 

4.4 Um outro jeito de medir o seu inglês é através de textos. Leia um texto e sem procurar absolutamente nenhuma palavra, tente mensurar o quanto entendeu. (dê uma nota). No dia seguinte leia o mesmo texto e veja se essa “nota” atribuída aumentou, se não aumentou é a certeza de estar no platô. A solução aqui é pegar 10 ou 15 palavras novas que você não conhecia neste texto e lê-lo novamente. Feito isso você conseguirá novamente uma “medida” para comprovar sua melhora.

5.5 A mesma tática aplicada na leitura pode ser feita com um podcast ou até mesmo uma música. Escute uma vez, dê uma nota para a sua compreensão. no dia seguinte repita, se a sua nota não aumentar, siga para o passo 3. Busque o script (transcrição do texto ouvido) ou lyrics da música, verifique novas expressões ou palavras e escute novamente para ver o quanto compreendeu desta vez.

6.6 Desafie-se! Saia da sua zona de conforto para saber o quanto realmente sabe “na hora de falar”. Aqui vale falar com um nativo, conversar com aquele amigo que manja muito de inglês, fazer uma Imersão de Inglês com a Tia, viagem ao exterior qualquer coisa que te faça falar e cause aquele friozinho na barriga.

7.7 Use aplicativos de revisão espaçada como Quizlet ou Anki e cheque o seu progresso quanto ao aprendizado de novas palavras.

Há algum tempo também fiz um vídeo sobre o tema acompanhe a seguir!

Quer mais informações sobre a imersão Fale com a tia