Estudei Inglês e não me lembro de nada, e agora?

A primeira pergunta que faço quando uma aluno me procura com este tipo de reclamação é: NADA?

Na verdade a sensação ou a experiência mental é muito próxima à isso, mas, não possível que você realmente não tenha aprendido NADA, em um semestre, um ano ou até em anos estudando Inglês.

O que realmente acontece é que a maioria das metodologias, exploram muito o uso da gramática e a coleção de listas de vocabulários não relevantes para o dia a dia do aluno. Com o passar do tempo, e o desuso a impressão que o aluno tem é que realmente entende, mas, não absorve o idioma.

Isso é muito entendível, já que o seu cérebro é “auto-limpante” e acaba realmente removendo informações que não lhe parecem pertinentes ou relevantes. Por isso sempre insisto de que nada adianta aprender se você não colocar em prática, as palavras ou novas estruturas que aprendeu.

No nosso curso de imersão, que é totalmente baseado em prática e uso, conseguimos ver o quanto os alunos ainda tem muito medo de errar, e sempre estão “struggling” para se lembrarem do vocabulário necessário, justamente porque a prática propriamente dita na sala de aula acontece em torno de 10 à 15% da aula. Em contrapartida, na “vida real” passamos 45% do nosso tempo ouvindo e 35%  falando. Se observar essas porcentagens saberá aonde você realmente deve investir seu tempo.

Agora vamos à algumas soluções práticas para o problema?

  1. 1. Anote o vocabulário usando figuras como referência, e sempre que aprender coloque em prática. Criando frases na sua cabeça, escrevendo frases ou até falando ou ensinando-as para alguém.
  2. 2.USAR é a chave para se lembrar, aprendeu os condicionais na aula? Na próxima aula traga frases prontas para usar com o seu professor, ele vai te AMAR e você vai fixar as estruturas.
  3. 3. FAÇA revisões espaçadas. Aprendeu hoje? daqui a 2 dias revise, deixe passar mais 2 e revise novamente.
  4. 4. Use apps de revisão espaçada como QUIZLET e ANKI.
  5. 5. Venha fazer uma Imersão coma Tia para por em prática tudo que aprendeu!