3 DICAS PARA PERDER O MEDO DE FALAR INGLÊS

 

MEDO! Você tem medo de falar inglês? Mas , em algum momento já parou para se perguntar , o porque você tem esse medo ? Você faz algo para vencê-lo?

Muitos dos meus alunos e até eu mesma quando era aluna tinha medo de falar errado , medo da exposição , do julgamento,  as razões são várias ,porém independente do seu medo , não é confortável se sentir assim não é? Então hoje vou te contar o que você pode fazer para vencer esse “monstrinho” de uma vez por todas.

1 VOCÊ NÃO PRECISA SER PERFEITO

Acho que o primeiro passo para aprender um novo idioma é entender que você não precisa ser perfeito. Talvez você não se lembre como foi aprender português, você errou muito e aprendeu com os seus erros . Muitos ainda dizem que as crianças aprendem rápido, mas você já se perguntou o porquê? Primeiro porque eles não tem medo de errar, não tem medo do julgamento , são curiosos , quando necessário inventam palavras e o melhor de tudo se divertem enquanto aprendem. E porque para nós adultos tem que ser diferente? Antes de mais nada você precisa entender que os erros fazem parte do processo de aprendizado, e se você não está errando é porque nem tentando você está.

 2 OTIMIZE SEU TEMPO , PRATIQUE!

Como costumo dizer o Inglês tem que ser o seu Life Style ou seja , você deve inclui-lo no seu dia a dia , aproveitar todas as oportunidades para praticar e otimizar o seu tempo , até mesmo porque não estudamos apenas inglês , nossa rotina é envolvida por diversas tarefas, então mantenha a sua mente pensando em inglês o máximo que puder  , descreva coisas , lugares , faça diálogos em inglês , converse sozinho enquanto toma seu banho (  Shower Conversations ) desenvolva perguntas e as responda. ( Small Talk) , enquanto estiver no trânsito ouça música e cante , nas horas vagas assista filmes e séries em inglês , mude seu celular para inglês , faça um amigo gringo,  aproveite o máximo de oportunidades que puder para transformar o seu universo em uma imersão em inglês.  Lembre se sempre , temos medo do desconhecido e te garanto que se você se manter em contato com o idioma , esse medo vai sumindo aos poucos e quando você menos esperar , estará falando inglês como fala o nosso português.

3 ATITUDE

Parece ser difícil ter atitude quando se tem medo, quando digo que você precisa de atitude , na verdade é que você precisa fazer mesmo quando não quiser , muitos alunos dizem assim , Aii Teacher eu quero me sentir confiante para falar inglês , guys, primeiro você faz para depois se sentir confiante. Vou te dar um exemplo para você entender melhor ,sabe quando você está na fila da Montanha Russa? O medo vem , o frio na barriga e o que você precisa é de ATITUDE para poder viver essa experiência . Existe um estudo que diz a respeito do impulso , sabe quando sentimos aquela vontadezinha de compartilhar algo na reunião em voz alta , de responder uma pergunta na frente de todos na sala , de chegar no gringo para conversar, esses impulsos acontecem e a duração são apenas alguns segundinhos , então , se nesse curtinho espaço de tempo você começar com aqueles questionamentos negativos e dar ouvidos a AUTO SABOTAGEM a oportunidade vai embora mais uma vez , sem ao menos você tentar .

Então lembre se toda vez que tiver um impulso , FAÇA! Você primeiro tem que fazer , a confiança vem com o tempo . Vale mais a pena TENTAR do que passar uma vida inteira se lamentando pelo o que não conseguiu fazer.

 

Comece hoje mesmo , o segredo é a prática …. Lembre se “no pain no gain”

Pode ser que não seja confortável no começo até mesmo porque o crescimento vem quando saímos da nossa zona de conforto. Então continue …. Cada esforço vale a pena “ Each Effort is Worth it”

 

Xoxo

Teacher Mandy