3 truques para não travar na hora de falar inglês, confira!

A parte mais crucial para aprender o idioma é conseguir falar bem, não é mesmo? Muitas pessoas possuem essa dificuldade, mas é algo que pode ser muito bem trabalhado para que não aconteça mais. Desse modo, separei 3 excelentes truques para não travar em inglês nunca mais. Confira a seguir!

Travar em inglês
Travado em inglês? Descubra dicas para não travar ao falar. l Foto: Freepik.

Prepare-se

Há três dicas que posso compartilhar com você na hora da preparação, e elas são manter os estudos em dia, se dedicar à prática de listening, e ter certeza de sempre tirar suas dúvidas. Nós vamos discutir os detalhes de cada uma delas abaixo:

Mantenha os estudos em dia

Um dos pontos que podem causar o “travamento” é não estar com os estudos em dia, pois é muito comum vermos pessoas que estudam 3 meses e acreditam que vão conseguir falar inglês perfeitamente, não é mesmo? Mas isso é impossível, é necessário haver uma preparação por trás para que você consiga falar fluentemente o idioma inglês.

Então, mantenha sua rotina de estudos sempre atualizada, por que isso faz com que você sinta cada vez mais interesse para conseguir chegar ao objetivo final. Desse modo o estudante consegue superar o medo de travar em inglês.

Dedique-se aos exercícios de listening

Um dos principais pontos que os estudantes não se atentam é que o falar antes passa por ouvir. O que isso quer dizer? Pois bem, você só consegue cantar determinada música do seu cantor favorito porque ela foi ouvida diversas vezes, certo? Quando estamos aprendendo inglês, isso também funciona desta maneira.

Portanto, trabalhar o seu listening é tão importante quanto as outras atividades em relação ao idioma, pois é nesse momento que você consegue identificar algumas palavras faladas por um nativo da língua e, a partir disso, compreender para falar melhor sem que exista nenhum travamento, pois já saberá como pronunciar determinada palavra.

O recomendado para isso é consumir produtos que tenham o inglês como idioma principal. Então, podem ser: filmes, séries, vídeos no YouTube, podcasts, músicas e tudo mais que estiver em inglês.

Sempre tire suas dúvidas

Quando estamos falando em aprendizado, é necessário que o estudante não fique com nenhuma dúvida sequer. Você sempre fica naquela dúvida se deve perguntar ao professor determinada coisa, mas acha que a pergunta pode soar idiota ou fazer você se sentir burro, não é mesmo? Contudo, para evoluir nos estudos, é importante deixar isso de lado e ter a coragem de perguntar ao professor suas dúvidas.

Quando as questões estão sendo sanadas em relação ao idioma inglês isso significa que você está aprendendo, não é mesmo? Isso é necessário pois o professor terá total bagagem para te ensinar o correto, e assim você poderá utilizar esse aprendizado em suas falas sem que tenha algum tipo de travamento ao falar o idioma inglês.

Trabalhe sua autoconfiança

Geralmente, quando alguém tem vergonha de falar em público, nós incentivamos essa pessoa a ter confiança em si mesma para conseguir se comunicar com mais naturalidade na frente dos outros, certo? No caso do inglês é a mesmas coisa, veja o que você pode fazer para lidar com essa questão:

Treine inglês em frente ao espelho

A maioria dos alunos não têm autoconfiança ao falar uma língua estrangeira. Isso dificulta sua habilidade de falar fluentemente e também de criar frases simples. A falta de autoconfiança afeta a capacidade de ver resultados porque causa distração, então se um aluno deseja maximizar seu potencial com um curso, é melhor melhorar sua autoconsciência e confiança. Isso os ajudará a ver os resultados com mais rapidez e facilidade.

Seguindo por esse caminho, um dos pontos mais legais de citar é o treino de inglês em frente ao espelho. Isso mesmo, pode parecer simples, mas é uma forma para não travar em inglês. Isso ajuda você a buscar o movimento correto da boca ao pronunciar determinadas palavras, o que traz uma autoconfiança para que você consiga se sentir seguro ao falar inglês com outras pessoas.

Repita algumas vezes o que aprendeu

O que acontece em muitas ocasiões com as pessoas que estão aprendendo a falar inglês é apenas estudar por um certo tempo e pronto, abandonar a tarefa e ir fazer outras coisas. Contudo, isso é um erro enorme, pois é um idioma completamente diferente, então exige muito foco e determinação para aprender até chegar à fluência.

Então, quando estiver realizando seus estudos de inglês, sempre repita o que está sendo dito. É bastante simples, não é mesmo? Mas com essa repetição você consegue alcançar o tom e a maneira de pronunciar corretamente como um nativo do idioma. Portanto, não deixe de seguir esse pequeno truque para que o travamento ao falar inglês não aconteça nunca mais.

Trabalhe sua ansiedade

Caso mesmo depois de se preparar e treinar sua autoconfiança você ainda esteja nervoso sobre ter que falar em inglês, lembre-se que esse é um processo, e você pode ir melhorando aos poucos. Aqui vão alguns conselhos para que você não precise mais se preocupar tanto com isso e melhorar seu speaking, destravando seu inglês de uma vez por todas:  

Não tenha medo de errar

Muitas pessoas não conseguem chegar ao final dos seus objetivos por terem medo de errar. Em muitas ocasiões vem aquela voz na cabeça “Se der errado vão rir de mim ou me julgar”, mas isso é algo que está apenas nas nossas cabeças, pois todas as pessoas têm esse medo de errar dentro de si.

Por isso, para aprender inglês você deve entender que errar é super normal. Ninguém nasce sabendo tudo, sendo assim, errar é algo que faz com que você consiga evoluir em diversos aspectos do idioma. Já ouviu aquele ditado “É errando que se aprende”? Pois bem, nessa situação ele está completamente correto.

Peça para repetir quando não entender o que foi dito

Todos nós já passamos por aquele momento em sala de aula em que o professor fala sobre o assunto e pergunta: “Todos entenderam?”, não é mesmo? E nós quase nunca falamos a verdade e pedimos para que ele repita novamente o que foi abordado no tema. Contudo, isso é um erro da parte de quem está aprendendo.

O professor está naquela função exatamente para oferecer essa ajuda para quem não entendeu o assunto. Então, quando estiver aprendendo inglês, sempre peça para repetir as partes em que você não compreendeu o que foi dito. Mas ele repetiu e você não entendeu? Peça para falar novamente até que você sinta que pegou a maneira correta de falar.

Peça ajuda para encontrar a melhor forma de se expressar

Às vezes, estamos treinando nosso inglês e dá aquela travada, sem saber como se expressar, correto? Isso é normal no caminho de aprender uma língua nova, mas não tem nenhum motivo para não pedir ajuda para encontrar a melhor maneira de falar o que você está sentindo. Não se preocupe em ter que falar logo pelas pessoas estarem esperando, vá sempre no seu tempo e peça ajuda para expressar as palavras. Assim, travar em inglês se tornará bem menos constante.Quer destravar em inglês sozinho? Então, visite o vídeo da Tia do Inglês para entender o melhor método para aprimorar sua pronúncia do idioma.

Treinamentos

Quer falar inglês Fluente?

Clique no botão abaixo para entrar em nossa Lista VIP👇

Posts Recentes

Veja também

vantagens de aprender inglês

Entra ano e sai ano e eu ainda não falo inglês – Por que isso está acontecendo?

Conversar com um gringo

20 expressões para você usar com um gringo

conversa informal em inglês

Aprenda a começar uma conversa informal em inglês

Pensar em inglês

O guia completo para aprender a pensar em inglês