5 maneiras de aprender inglês através de podcasts

Se você nunca ouviu falar de maneiras para aprender inglês através de podcasts, não se preocupe. Depois de ter lido este artigo, você será um expert no assunto!

O Brasil é hoje o segundo país no mundo com maior número de usuários de podcasts. Tenho certeza que você já acompanha vários podcasts através de aplicativos do seu celular.

Talvez você só nunca tenha pensado na possibilidade de escutá-los para aprender inglês? 

Pois este é seu guia ideal com dicas fáceis de como usar podcasts para tornar seu aprendizado ainda mais eficiente. Acompanhe com a gente: 

  • PRIMEIRO PASSO: Só ouça!

A melhor maneira de começar é mais simples do que você imagina: só escute! 

Sem auxílios adicionais, isto é, sem transcrições, sem lista de vocabulário. Avalie o quê e quanto você consegue entender. 

Pode parecer difícil em primeira instância, mas você provavelmente vai ficar surpreso com o quanto é capaz de compreender só utlizando esse método!

Essa técnica é importante no início para você não se acostumar a fazer uso das transcrições e do vocabulário logo no começo. 

Esses materiais existem como auxílio de estudo, mas seu maior objetivo – e prova que você é fera no inglês! – deve sempre ser conseguir entender o conteúdo do podcast sem precisar deles.

Aqui uma ótima maneira de começar: com podcasts em inglês nativo pelo English Learning for Curious Minds Podcasts. Você vai encontrar tópicos curiosos e interessantes a respeito de tudo o que você possa imaginar, uma maneira divertida de aprender curiosidades sobre o mundo.

  • SEGUNDO PASSO: Escute com o material de auxílio

Se você tentou o primeiro passo e teve dificuldade, não tem problema. O material de auxílio está à sua disponibilidade exatamente para esses momentos. 

A transcrição permite você acompanhar o texto ao mesmo tempo que você escuta o áudio, e o a lista de vocabulário é criada para te ajudar nas palavras mais difíceis. 

Utlize essa oportunidade para marcar partes importantes no texto. Quais partes você teve facilidade ou dificuldade de entender e por quê? 

Procure se informar mais a respeito de palavras novas, escrever sinônimos, tente construir frases empregando o novo vocabulário. Essa é uma ótima maneira de memorização. 

  • TERCEIRO PASSO: Pratique o texto da transcrição

Uma maneira divertida de dar um passo à frente no seu aprendizado é praticando a leitura do texto da transcrição em voz alta. 

Isso mesmo! A leitura em voz alta ativa vários mecanismos ativos de aprendizagem e te ajuda a aprimorar não só a leitura, mas também a fala e a audição. 

Escolha um local tranquilo e sem muitas distrações externas. Isso vai te ajudar a manter o foco nesse método de estudo sem perturbações e interrompimentos.

Se você puder, aconselho também a gravar a sua própria leitura. Dessa maneira, você vai poder rever em quais partes a fala foi bem e fluida, e quais outras precisam de um pouquinho mais de treinamento. 

Compare com o podcast original. Quais diferenças você identifica?

  • QUARTO PASSO: Tente a técnica de “shadowing”

Talvez “shadowing” seja um termo novo, mas não se preocupe, nós explicamos: “shadowing” é um método onde você lê ao mesmo tempo do narrador original.

Pode parecer um pouco confuso no início, sobretudo porque você escuta duas vozes ao mesmo tempo, a sua e a do narrador. 

Mas você se acostumará rápido. O segredo é você focar na sua leitura e no seu texto, e só acompanhar o tempo da narração original.

Uma dica que tende a facilitar bastante é ler o texto algumas vezes antes de começar o “shadowing”, para se familiarizar com o assunto, com as expressões e vocabulários daquele podcast em específico. 

Narre a leitura algumas vezes para si mesmo, para adquirir fluência e se acostumar com os momentos onde são necessárias pausas e entonações mais marcantes. 

A prática leva à perfeição: você vai ver como depois de algumas tentativas de treino nessa técnica você vai amar esse método!

  • QUINTO PASSO: Faça anotações dos podcasts que ouvir

Mantenha um caderno de anotações dos podcasts que você acompanha: os episódios mais interessantes, as expressões mais úteis e inesperadas, o vocabulário mais difícil de lembrar.  

Tente criar categorias, ou separar essas seções de maneira que você consiga acessar de maneira rápida se precisar consultar novamente. 

Fazer isso exige um certo esforço adicional, nós sabemos. 

Mas as vantagens de são inúmeras: você terá seu estudo organizado e de fácil acesso se precisar revisar ou empregar aquele conteúdo em uma outra ocasião. Além disso, conseguirá acompanhar seu progresso no aprendizado de inglês e verá o quanto está aprendendo! 

 

Essas foram nossas dicas valiosas de como aprender inglês com podcasts

Agora que você tem o passo-a-passo de como tornar seu aprendizado mais eficiente, te convidamos a um desafio: escute um podcast essa semana, e marque o nome do episódio. 

Escute o mesmo podcast depois de 6 meses, quanto tiver tentado seguir nossas dicas. Você muito provavelmente vai ver que um podcast que parecia difícil há 6 meses atrás agora parece bem mais fácil. 

Não é mágica. É seu esforço e aprendizado. As técnicas que apresentamos pra vocês aqui têm tudo pra te fazer um melhor aluno. 

Você está pronto pra esse desafio?

Adoramos saber o que vocês acham de nossos artigos aqui no blog. Compartilhe conosco qual dica você achou mais legal!

 

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Posts Relacionados

Meet X Know – Qual a diferença?

Hello guys!!! How are you doing? Muito comum a gente usar o know e o meet de forma errada porque os dois significam conhecer/encontrar. Mas você...

Vocabulário de Halloween

Hoje é dia de celebrar o dia das BRUXAS, essa festa tão importante na terrinha do tio Sam, comemorada dia...