Como memorizar verbos irregulares em inglês? 5 métodos que vão te ajudar

Para a maioria dos aprendizes da língua inglesa, os verbos irregulares são o principal desafio para iniciar as produções textuais. Para te auxiliar, aqui foram selecionadas algumas informações básicas e como decorar os verbos irregulares inglês

como decorar os verbos irregulares inglês
Como memorizar verbos irregulares em inglês: Os verbos irregulares possuem desinências e radicais diferentes dos outros tipos. | Foto: Freepik.

O que são os verbos irregulares?

Em primeiro lugar, é necessário pensar o que são os verbos irregulares. Vamos lá? 

O primeiro ponto que você precisa saber como estudante de gramática é que os verbos irregulares tem conjugação diferente daqueles que são chamados de regulares. Isto é: eles possuem variações em sua conjugação. As suas principais diferenças estão no radical e nas suas desinências.

Verbos irregulares no inglês

Enquanto os verbos regulares, no inglês, possuem uma forma padrão no Simple Past e Past Participle, ou seja, acrescentando o ed ao final do radical, os verbos irregulares estão em uma construção própria ao ser flexionado para as formas Simple Past e Past Participle. 

Vale ressaltar que essa formação não tem relação alguma com a forma infinitiva do verbo!

Qual é a diferença entre os verbos regulares e irregulares? Exemplos.

Verbo regular to play

  • We have played football for months. 

Observe a seguinte formação: a construção da palavra “play” no modo regular é feita pelo radical (play) adicionado à partícula -ed como sufixo da palavra. 

Quais são os cinco principais verbos irregulares do inglês?

Hoje, podemos com muita facilidade buscar sobre as palavras mais usadas de qualquer língua, contudo, aqui, iremos nos atentar apenas à língua inglesa. Desse modo, quando pensamos sobre as palavras mais usadas tanto da língua oralizada, quanto da sua forma escrita, é necessário considerar que uma série de estudiosos da língua, chamados linguistas, levaram em conta o seu tempo para se especificar o uso de determinado modo verbal. Nesse sentido, reunimos alguns dos principais verbos irregulares mais usados no inglês utilizando duas linhas básicas de raciocínio: 

  • a pesquisa sobre apenas a forma base dos verbos;
  • a pesquisa sobre os verbos irregulares mais comuns.

​Cinco verbos mais comuns em sua forma base. Nessa lista, observamos a forma natural dos verbos sem conjugação. 

  1. Go;
  2. Have;
  3. Be;
  4. Get;
  5. Take.

Cinco verbos mais comuns em sua forma irregular:

  1. Did;
  2. Was;
  3. Got;
  4. Were;
  5. Went.

​Na lista acima, é notado que os verbos irregulares estão devidamente conjugados. Podemos citar alguns exemplos para melhor ilustrar o uso dos verbos irregulares. 

Was- Estava

  • Was she at the park? (ela estava no parque?)
  • Camila was very happy. ( Camila estava muito feliz)

​Was- foi

  • This house was built in 1996. (esta casa foi construída em 1996)

Como trabalhar os verbos irregulares em inglês?

Com certeza você já deve ter se perguntado como trabalhar a melhor forma de aprender ou ensinar os verbos irregulares, certo? 

Caso você seja estudante, você já deve ter pesquisado e estudado os mais variados métodos para aprender com maior facilidade. Caso seja um professor ou professora da língua inglesa, já deve  ter incluído algumas dinâmicas e brincadeiras nos planos de aula, para que os alunos se sentissem menos entediados ao estudarem os verbos irregulares. 

A​prenda ou ensine uma palavra por dia dos verbos irregulares

​Você pode prender a palavra “Wanted” que, em português, pode ter o significado “queria, queríamos, queriam”. Em seguida, pode ser sugerida uma atividade de criação de pequenas orações com as palavras do verbo irregular.

Por que é importante aprender os verbos irregulares?

​Lembre-se que para ser um falante ou escritor da língua inglesa não é necessário saber todas as palavras, mas decorar o máximo de verbos irregulares pode ajudar muito nas produções textuais. Para isso, é necessário que você use os métodos de prática. Aprendendo uma palavra por dia e utilizando atividades de produção textual.

Como decorar a tabela de verbos irregulares?

Em primeiro ponto devemos entender que o ato de decorar, muitas vezes, pode não ser a mesma coisa que a aprendizagem. Como assim?

A memorização consiste em uma “aprendizagem” de curto prazo, ou seja, a informação fica em sua memória por um breve período de tempo e após esse período, ela pode ser facilmente esquecida. Mas, para driblar essas questões, reunimos algumas formas de memorização baseadas em conceitos e técnicas didáticas de aprendizagem.

Visual

Sabemos que nosso cérebro tem bastante estímulo visual e para algumas pessoas a melhor forma de aprender é observando imagens e gráficos. Para memorizar os verbos irregulares, você pode anotá-los em pequenos blocos de papel coloridos ou não e configurar essas anotações em ocais que possam estar ao alcance de seus olhos, como em geladeira, portas, paredes e afins. Afinal, fica ao seu critério. Os mapas mentais também funcionam super bem para a boa memorização. 

Auditivo

Os sons são meio de estimulação de aprendizagem e memorização. Ao pensarmos em uma música, por exemplo, temos em mente todo o conteúdo que ela aborda e sua letra em mente. Pensando nisso, é possível, por exemplo, ouvir podcasts, repetir em áudio as palavras aprendidas e anotá-las. Um dos pontos positivos de escutar podcasts ou áudios sobre os verbos irregulares é a facilidade de interatividades.

Anotações

As anotações servem para uma boa memorização, também. O método de ditado escrito é um ótimo método. Anote os verbos em cada tempo: passado, presente e futuro. Anote seu significado e passe a produzir algumas orações utilizando as palavras aprendidas.

Cinestésico

A atividade cinestésica consiste em atividades de movimento. A utilização das atividades cinestésicas utilizando os verbos irregulares podem consistir em uma produção teatral, um breve seminário entre muitas outras. 

Criação de histórias

Para quem é apaixonado pela escrita, a criação de histórias pode ser uma ótima alternativa. Crie uma estória que possa contar de três a cinco verbos irregulares, podendo adicionar algumas imagens ou vídeos para o estímulo visual. 

Como ensinar os verbos irregulares?

A primeira ideia para ensinar os alunos sobre os verbos irregulares é pensar no uso dos verbos irregulares na língua portuguesa. Sabendo disso, nota-se que, hoje, o inglês consulta 350 verbos irregulares. Contudo, para os alunos e para os professores, é interessante que se inicie pelo básico, certo? Pode-se iniciar o ensino dos verbos irregulares com os principais. Pode citar, por exemplo, os cinco verbos irregulares vistos aqui neste artigo.

A utilização de vídeos em sala de aula também pode ajudar a como decorar os verbos irregulares inglês. Para isso, a Tia do Inglês tem ótimas dicas para tal. Não deixe de conferir! 

Treinamentos

Quer falar inglês Fluente?

Clique no botão abaixo para entrar em nossa Lista VIP👇

Posts Recentes

Veja também

vantagens de aprender inglês

Entra ano e sai ano e eu ainda não falo inglês – Por que isso está acontecendo?

Conversar com um gringo

20 expressões para você usar com um gringo

conversa informal em inglês

Aprenda a começar uma conversa informal em inglês

Pensar em inglês

O guia completo para aprender a pensar em inglês