Imersão em inglês: a maneira mais fácil de aprender inglês do zero

O mundo contemporâneo (pautado em um cenário globalizado) cobra dos indivíduos a fluência na língua inglesa, uma vez que os países que exercem maior influência no mundo, principalmente os Estados Unidos, falam inglês. Dessa forma, saber falar algum nível de inglês acaba sendo algo necessário em vários momentos, mas principalmente na carreira profissional. Existe, nesse sentido, uma forma de aprender inglês fácil.

Ainda que o inglês tenha grande relevância, o ensino educacional brasileiro peca ao não ensinar esse idioma de forma efetiva para as crianças. Nesse cenário, os adultos costumam precisar aprender inglês do zero, o que atrasa o aprendizado. Felizmente, há a possibilidade de fazer uma imersão em inglês e, assim, aprender esse idioma de forma rápida a partir de algumas dicas e passar fácil em inglês. 

inglês fácil
Conversar em inglês com outras pessoas ajuda muito a aprender o idioma. | Foto: Freepik.

Tente não usar o português em algum momento do dia

Não existe forma mais eficiente de aprender uma língua do que praticar. A prática do inglês, entretanto, é dificultada pois em poucos momentos do dia a dia normal a língua é requisitada (mesmo que seja de suma importância o conhecimento dela). 

Assim, a primeira fica é a de tentar não usar o português em algum momento do dia, isto é, separar uma parte da rotina para o inglês. O treinamento pode ser feito tanto em pensamento, quanto em fala, mas o ideal é mesclar as duas formas.

Pratique com algum parceiro

Mesmo que praticar sozinho, separando um momento do dia para falar e pensar somente em inglês, seja muito bom, praticar com algum parceiro é melhor ainda, considerando que duas cabeças pensam melhor que uma. 

Praticar com um parceiro é muito bom pois um pode perceber quais são os erros de pronúncia e de vocabulário do outro e, a partir daí, ambos os personagens podem fazer as correções necessárias, melhorando a aprendizagem do idioma. 

Mantenha o inglês na rotina

Mesmo que na rotina cotidiana o inglês não seja muito cobrado, para aprender a língua efetivamente é preciso incluí-la no dia a dia, mesmo que a força. Para isso, o interessante é mudar alguns hábitos, fazendo com que eles se voltem para o inglês. 

Além dos hábitos gerais, é muito importante que o inglês esteja na rotina também como aprendizagem, disciplina, ou seja, as aulas mais formais não podem ficar de lado. Assim, para aprender o idioma de forma mais rápida, é preciso estudar todos os dias, ou, no mínimo, 3 vezes na semana. 

Escute músicas em inglês

Músicas em inglês estão em alta o tempo todo, assim, é muito difícil encontrar alguém que não escute canções cantadas em língua inglesa com frequência. Entretanto, para aprender esse idioma, é preciso prestar atenção nas letras. 

Dessa forma, ao ouvir a música, é válido dar uma olhada na letra escrita, percebendo a pronúncia na canção, a forma como os verbos estão conjugados, o vocabulário e todos os elementos que envolvem o conhecimento de um idioma diferente do nativo. 

Jogue jogos em inglês

Os jogos geralmente são construídos a partir de histórias. Assim, cada fase tem uma pequena introdução com acontecimentos relevantes para o contexto que, a partir deles, o jogador deve cumprir algumas missões para avançar. 

Optar por deixar essas histórias em inglês é uma ótima forma de praticar a língua. Como elas são pequenas, é possível ter uma tradução mais precisa e aprender bastante relacionando história com prática no jogo.

Veja filmes e séries em inglês

Os filmes e as séries correspondem a mais um item de lazer que não sai da rotina da maioria das pessoas. Elas ainda possuem o título de melhor forma de praticar inglês, já que nessas produções os atores conversam normalmente entre si. 

Dessa maneira, assistir filmes e séries em inglês acaba sendo uma forma de perceber como a língua é colocada na prática, ou seja, como o inglês é falado no dia a dia em seu país de origem. 

Mude o idioma do seu celular para o inglês

O celular é um aparelho que não sai da mão das pessoas, ele pode ser usado para absolutamente tudo. Colocar o idioma dele em inglês, portanto, é uma ótima forma de estar em contato direto e frequente com a língua, o que contribui para o aprendizado diário. 

Ouça textos e podcasts no seu nível

Ouvir pessoas falando em inglês é muito importante para perceber a forma de pronúncia adequada. Por isso, ouvir textos e podcasts nesse idioma é muito positivo. Existem alguns específicos para estudo, que falam na velocidade e na complexidade do nível que o estudante está.

Leia em inglês

Além de ouvir, é preciso ler em inglês para aprender. Existem, nesse sentido, vários livros escritos nessa língua estrangeira. O recomendado é começar com os mais simples (os infantis, por exemplo) e sem termos científicos e, com o passar do tempo, ir aumentando o nível.

Tente repetir frases em voz alta para treinar a pronúncia

Pensar em inglês é uma das formas mais efetivas de aprender a língua, entretanto, na hora do estudo diário, o recomendado é que as frases sejam faladas em voz alta, em bom som. Se for necessário, é interessante repeti-las para realmente gravar a pronúncia. 

Busque usar tudo o que aprender

Se os itens que forem aprendidos não forem colocados em uso, eles acabam caindo em esquecimento. Dessa maneira, é importante inserir novos conhecimentos do inglês nas práticas cotidianas. 

Use a tecnologia para estudar

O avanço da tecnologia fez com que fosse mais fácil estudar vários assuntos. Para aprender o inglês, ela não pode ser deixada de lado. São vários aplicativos, sites, plataformas e vídeos disponibilizados gratuitamente que ajudam na jornada de aprender inglês, tornando essa jornada mais fácil.

Todas essas dicas de como aprender inglês fácil não adiantam de nada se não houver estudo profundo, sendo elas apenas formas de fixar o conteúdo e acelerar o processo de aprendizado. Assim, ter um bom professor de inglês é essencial para essa jornada. Confira, portanto, as aulas da Tia do Inglês, ótima professora da língua há mais de 28 anos. 

Treinamentos

Quer falar inglês Fluente?

Clique no botão abaixo para entrar em nossa Lista VIP👇

Posts Recentes

Veja também

vantagens de aprender inglês

Entra ano e sai ano e eu ainda não falo inglês – Por que isso está acontecendo?

Conversar com um gringo

20 expressões para você usar com um gringo

conversa informal em inglês

Aprenda a começar uma conversa informal em inglês

Pensar em inglês

O guia completo para aprender a pensar em inglês