5 dicas para aprender inglês com música de maneira mais fácil

Se você, que está aprendendo inglês, está pensando em incrementar seus estudos com a música, ou seja, aprender inglês com música, saiba que é uma das maneiras mais divertidas e práticas que existem e a Tia do Inglês super apoia essa decisão!

Quem disse que todo estudo precisa ser chato, não é mesmo? Na verdade, achamos que para realmente aprender algo, fazer com que aquilo entre em nosso cérebro e torne-se um aprendizado de longa duração é necessário que não achemos chato, tedioso ou o chamado “boring”. 

Por isso, hoje a Tia do Inglês veio falar sobre os benefícios e vantagens de aprender inglês com música! Let’s go! 

aprender ingles com music
Aprender inglês com música é uma ótima alternativa para quem deseja variar no cronograma de estudos! Saiba como aprender inglês com música. | Foto: Unsplash.

Por que aprender inglês com música?

Quem não curte uma boa musiquinha? Uma das coisas mais legais da música é justamente sua universalidade. O ser humano, independente de sua etnia, localização, cultura e costumes produz ritmos desde os mais antigos povos que nos antecederam. Desde então, a música se expandiu para diversos estilos, idiomas e instrumentos. 

Uma das maiores vantagens de aprender inglês com música é que isso significa aprender de forma divertida, não massante ou tediosa. Você tem certeza que estará em contato com um estilo que gosta, de forma descontraída, mas sempre aprendendo. 

Além disso, quando falamos de música, falamos de memorização. Duvido que você não saiba as principais letras de suas canções favoritas? Se elas forem em inglês, está aí o resultado: aprendizado por memorização, ou seja, aquele que fixa de verdade na mente!

Outro ponto essencial abordado pelo aprendizado do inglês por meio da música é o desenvolvimento da pronúncia, que costuma ser um peso enorme para quem está aprendendo outro idioma. Uma vez que você está ouvindo outra pessoa falar, consegue escutar a forma correta da pronúncias das palavras.

Agora que a Tia do Inglês já te convenceu a tornar o seu aprendizado da língua inglesa muito mais fácil e divertido, vamos para nossas dicas?

5 dicas para aprender inglês com música

Olhem só as maravilhosas dicas que a Tia do Inglês preparou para você que deseja começar desde já a aprender inglês com música:

Dica 1 (First tip): Escolha músicas simples

Não vamos começar querendo colocar os bois na frente da carroça, okay? Como sempre falamos, o caminho para atingir a fluência é feito de pequenos passos ao longo da jornada. Um desses pequenos passos é escolher músicas simples e curtas para começar essa nova etapa de nossos estudos.

Sei que há muitos cantores e artistas que amam uma letra de música bem escrita, desenvolvida, profunda e complexa, uma poesia mesmo, certo? Que tal deixar as músicas dessa galera um pouco para depois? Começar com letras simples e rápidas é essencial!

Dica 2 (Second tip): Ouça a música enquanto lê a letra

Fixação pelo ouvir e ver, que tal? Há uma enorme diversidade de sites que oferecem letras de músicas em inglês acompanhadas de suas traduções. Tê-las enquanto você escuta a canção é uma ótima forma de ouvir a pronúncia, enquanto estuda o vocabulário e a gramática, por exemplo. 

Além disso, essas letras podem estar disponíveis de forma mais dinâmica em vídeos do YouTube juntamente com a música. 

Dica 3 (Third Tip): Ouvir a música quantas vezes for necessário

Repetição e fixação são essenciais no processo de aprendizado. E não, a Tia do Inglês não está falando sobre o simples “decorar” que fazíamos na escola. Mas sim sobre praticamente um processo de meditação, em que aquela letra de música é repetida tantas vezes para você, junto do estudo de sua letra, que você acaba sabendo a letra, a gramática, o vocabulário, a pronúncia, e de quebra, o ritmo. Será que vai dar pra arrasar no karaokê? Porque no inglês, sei que vai!

Dica 4: (Fourth Tip): Procure palavras que ainda não sabe o significado

Ninguém nasceu sabendo aqui, por isso, não podemos de forma alguma deixar de pesquisar palavras que ainda não entendemos ou sabemos o significado. Além de ser comum, esse processo é maravilhoso para aumentar nosso vocabulário!

Dica 5: (Fifth tip): Desafio!

Depois de um tempinho estudando inglês com a música, desafie-se. Mesmo que ainda não saiba como escrever de forma correta certa palavra, vá escutando a música, pause-a e tente adivinhar qual é a próxima palavra ou frase. Seja pelo contexto, pela memória ou pelo vocabulário, você estará treinando a lembrar das palavras em inglês! Um ótimo aplicativo para isso é o LyricsTraining!

Qual a melhor música para aprender inglês?

Será que existe uma melhor música para aprender inglês? Como conversarmos, pode não existir a melhor música para aprender outro idioma, afinal, varia muito dos seus gostos e estilos que curte, mas com certeza existem músicas mais fáceis para começar a estudar dessa forma. 

Confira algumas músicas que a Tia do Inglês separou para vocês: 

  • I want to break free (Queen);
  • Someone like you (Adele);
  • Drivers license (Olivia Rodrigo);
  • Maps (Maroon 5);
  • Viva la vida (Coldplay);
  • Let it Be (Beatles);
  • Lucky (Jason Mraz);
  • Just the way you are (Bruno Mars);
  • Firework (Katy Perry);
  • Beautiful Day (U2).

A Tia do Inglês espera que, de agora em diante, com essas dicas, seus estudos de inglês tornem-se cada vez melhores e mais divertidos. Lembre-se que tornar-se fluente em algum idioma significa treino e dedicação, acima de qualquer coisa. 

Assim, infelizmente não é possível aprender inglês com a música exclusivamente (envolvendo vocabulário, gramática e listening), mas com certeza ela é uma ótima opção para quem deseja variar e encontrar novas formas de estudar inglês. 

Aprender inglês é muito legal, mas agora aprender inglês com música, estilos e sons que curtimos é melhor ainda, right? Torne seu aprendizado mais divertido, eficiente e prático com a inserção da música no seu cronograma de estudos. E já sabe né? Contem com a Tia do Inglês para o caminho até a fluência!

Treinamentos

Quer falar inglês Fluente?

Clique no botão abaixo para entrar em nossa Lista VIP👇

Posts Recentes

Veja também

vantagens de aprender inglês

Entra ano e sai ano e eu ainda não falo inglês – Por que isso está acontecendo?

Conversar com um gringo

20 expressões para você usar com um gringo

conversa informal em inglês

Aprenda a começar uma conversa informal em inglês

Pensar em inglês

O guia completo para aprender a pensar em inglês