Além de ser a língua mais falada mundialmente, o inglês é considerada a língua oficial da comunicação profissional, portanto seu aprendizado pode abrir muitas portas tanto para o mundo acadêmico quanto para a sua carreira.
Saiba, neste post, como o Inglês para adultos funciona!
Mas, será que é possível aprender inglês depois de adultos, será que o inglês depois dos 30 funciona? Essa é uma das principais incertezas das pessoas que têm o desejo de iniciar os estudos sobre a segunda língua mais falada do mundo. O aprendizado nessa fase é completamente possível, porém, é necessário levar em consideração os métodos e as técnicas que serão utilizados, assim como a conduta do estudante diante dos estudos. Então a resposta é sim! É possível aprender inglês depois de adulto através de dinâmicas de inglês para adultos.
De maneira geral, aprender o idioma faz com que a comunicação se torne mais eficiente, uma vez que se compreende mais intensamente a ortografia, a pronúncia e o vocabulário. Assim sendo, os objetivos e os resultados de aprender a língua depois de adulto podem ser alcançados de forma plena.
Desse modo, continue a leitura e entenda de uma vez como aprender inglês da melhor forma e, ainda, quais são as maiores vantagens que o aprendizado do idioma traz para a sua vida pessoal e profissional.
Vantagens de aprender inglês depois dos 30
O inglês oferece a abertura de muitas portas para a sua jornada pessoal e profissional. Ele é um dos idiomas mais falados do mundo, o que contribui para que você possa se comunicar com indivíduos de culturas e costumes diferentes do seu. Além disso, é possível ter acesso a melhores oportunidades de emprego, de estudo e, também, de fontes de novos conhecimentos. Conheça melhor as vantagens:
Possibilidade de visitar vários países
Se você possuir o domínio do inglês, você tem a chance de visitar outros países de forma tranquila e sem maiores preocupações e perrengues, claro que é possível apresentar algumas dificuldades no momento de conversar com moradores locais ou até mesmo com outros turistas — até porque a língua é a mais falada por pessoas de diferentes nacionalidades.
Melhora o currículo
O aprendizado do inglês é extremamente importante para o sucesso acadêmico e profissional. Ele torna possível o acesso aos melhores cursos de graduação e pós-graduação em universidades estrangeiras, inclusive para aqueles que desejam conseguir uma bolsa de estudos.
Qualificação no mercado
A sua carreira também pode ser muito favorecida com um curso de inglês no currículo. Inúmeras empresas valorizam funcionários que estudam fora de sua nação de origem, uma vez que passam a apresentar diferentes visões de mercado, sendo capazes de encarar os problemas sob outras perspectivas, o que contribui de forma direta para a resolução de forma rápida e eficiente.
Atraso no aparecimento de doenças
Os estudos exercitam a memória, tornando-a mais ativa e saudável. Isso acontece em virtude da utilização das regiões frontais do cérebro quando se aprende um novo idioma, o que colabora para postergar o aparecimento de doenças que são frequentes na fase adulta, como Alzheimer e demência.
Melhora do foco e mente mais lúcida
Vale lembrar ainda que aprender uma nova língua aprimora a concentração nas atividades do dia a dia e torna a sua mente mais aberta. Todas essas vantagens possuem impactos positivos na vida profissional e pessoal.
Dicas para aprender inglês depois dos 30
Há inúmeros métodos possíveis para se aprender inglês. A primeira etapa, considerando a fase adulta, é escolher por uma abordagem de aprendizado que se adeque às suas necessidades.
Aprender inglês vai depender muito do quanto você vai dedicar seu tempo, energia e até dinheiro para alcançar os seus objetivos. Para ajudá-lo nessa missão, separamos para você algumas dicas:
Inclua na rotina um momento para estudar
É necessário aprender a valorizar o hábito de estudar. Este é um dos métodos mais eficazes para aprender inglês mais rapidamente.
Isso porque não é novidade que, ao longo de anos de prática, este é um instrumento muito potente para intensificar o aprendizado e desenvolver ou aprimorar suas habilidades.
A criação deste hábito, depende da sua disciplina visto que está muito relacionada à organização e ao ambiente. Para apresentar resultados positivos é importante escolher um ambiente agradável e propício para os estudos, bem iluminado e silencioso, e separar um horário somente para se dedicar aos estudos
Ao estudar todos os dias, sem exceção, existe mais um benefício: você pode gastar menos tempo fazendo isso. Assim, ao invés de estudar durante 1 hora e meia por dois dias da semana, você estuda 30min e obtém ainda mais aprendizado.
Inclua o idioma nas suas atividades
Quando somos pequenos e estamos aprendendo nossa língua oficial (de origem), aprendemos por meio de diversos estímulos e pelo contato direto com situações de comunicação reais. Ouvimos inúmeras pessoas interagindo, falando conosco ou conversando.
Aprendemos até mesmo por meio das músicas, brincadeiras e desenhos infantis aos quais fomos submetidos durante todo o processo de crescimento.
Para aprender de fato inglês na fase adulta, estando longe de um país que tenha o idioma como língua oficial, podemos fazer uma simulação desse processo, fazendo o que conhecemos como estudo por imersão, que consiste basicamente em aplicar o idioma no nosso dia a dia o máximo possível.
Em outras palavras, é importante que você fique imerso no aprendizado da língua e literalmente traga o idioma para sua vida, fazendo com que ele esteja presente nas suas atividades do dia a dia, por mais ordinárias que sejam.
Mas como fazer isso? Você pode fazer isso incluindo o inglês nas configurações do seu celular, notebook ou dispositivos móveis no geral, no seu hábito de leitura, no momento de ouvir música e assistir séries, em suas conversas com amigos, nas suas listas de tarefas, responsabilidades e deveres e por aí vai.
Pouco importa como ou onde, o importante é que, além de estudar o idioma em determinados momentos específicos, ele passe a fazer parte da sua rotina. Se você seguir isso à risca, você irá aprender de uma forma mais fácil, com mais leveza e naturalidade, além de ser muito mais eficaz.
Faça um curso de inglês
Em último lugar, mas não menos importante, a nossa última dica é que você faça um curso de inglês que seja capaz de entregar aquilo que você espera e que corresponda às suas expectativas enquanto estudante.
Pense que o curso de inglês selecionado precisa ser seu grande companheiro nesse processo, e não o motivo de dor de cabeça ou um dever que você cumpre porque tem a obrigação de fazer. Afinal, aprender inglês é um investimento para sua vida particular e profissional a médio e longo prazo.
Dessa forma, escolha um curso de inglês ideal para você, que tenha um local de aprendizado onde você se sinta bem e acolhido, que incentive o seu desenvolvimento e evolução, com professores treinados e capacitados, além de um método que realmente faça você dominar o inglês da forma que você espera.
Se o melhor ambiente para você estudar for o conforto de sua casa e se não quiser perder tempo com deslocamento, você pode optar por fazer um curso online, e a Tia do Inglês é o curso que você procura.
Tia do Inglês: curso de inglês online
O curso online da Tia do Inglês é excelente para quem quer aprender inglês sozinho! Com dedicação e esforço, você logo verá seu inglês ser destravado!
A Marcela Miranda, mais conhecida como dona do curso Tia do Inglês é professora de inglês há mais de 28 anos. Assim, baseando-se em anos de estudos e de experiências da vida real, Marcela criou um método capaz de dar ao aluno todos os recursos necessários para alcançar a fluência sem sofrimentos e sem perda de tempo. Está esperando o quê? Inglês para adultos existe sim! Se cadastre no site e fique na fila de espera para a próxima turma pois a demanda está grande, afinal de contas ninguém quer ficar para trás.