Autodidata em inglês: saiba como estudar inglês sozinho de maneira eficiente

Caso você não tenha tempo, ou não tenha a possibilidade, é possível aprender inglês sozinho. Você pode aperfeiçoar e melhorar seus conhecimentos na língua sendo um autodidata em inglês

De todo modo, para conquistar esse objetivo é preciso ter paciência, disciplina e ideia do que quer fazer. Por isso, trouxemos aqui uma lista de dicas e também se é possível aprender inglês sozinho, ou seja, ser autodidata em inglês. 

autodidata em inglês
Saiba como ser autodidata em inglês, quanto tempo demora para aprender inglês sozinho e como aprender inglês sozinho passo a passo. | Foto: Unsplash.

É possível aprender inglês sozinho?

Em suma, é possível, e bastante imaginável de se aprender inglês sozinho por aqui. Isso pois o inglês é certamente a língua estrangeira mais falada em nosso país e mais  presente no contexto do brasileiro. Temos acesso a muitos conteúdos culturais em língua inglesa. Sejam eles filmes, séries, músicas e até livros.

Basta ligar sua tv, ou navegar um pouco pelas mídias digitais e você vai fazer inúmeros conteúdos anglófonos. E nessa sociedade de estímulos constantes, se tornar autodidata em inglês fica um pouco mais fácil.

Como ser autodidata em inglês?

Mesmo assim, muita gente acha que ainda é necessário pagar um curso de inglês, pagando caro e ainda dedicando muito tempo de semana em seu estudo. Mas com disciplina e o trabalho certo você consegue evoluir muito sozinho, se tornando um autodidata em inglês. Por isso, trouxemos cinco dicas para você conseguir estudar inglês sozinho de forma eficiente.

1 – É preciso ter calma no aprendizado

Com certeza você não vai conseguir falar inglês da noite pro dia. Aprender uma nova língua, ainda mais como autodidata em inglês, é um processo que leva tempo. Para ser um bom autodidata em inglês, é necessário implementar metas que sejam factíveis e que possam se realizar.

Você pode estudar cerca de 30 minutos por dia, por exemplo, mas um autodidata em inglês poe fazer um pouco mais. Dá para aprender inglês sozinho, mas exige muita disciplina, escolha sempre a hora, o lugar adequado para estudar. Mas cuidado com a procrastinação, falar o famoso “eu faço amanhã “não é  uma mentalidade positiva para quem quer como autodidata em inglês.

2 – Seja como uma criança que está aprendendo

Pode parecer um pouco bobo de início, mas usar conteúdos feito para as crianças é a melhor maneira de aprender uma nova língua, inclusive sendo um autodidata em inglês. Músicas, e filmes por exemplo usam uma linguagem bastante simples da língua que está sendo falada, o que é ótimo para iniciantes.

Vale ressaltar que uma criança que nasce em um país de  língua inglesa está passando pelos mesmos passos que  um autodidata em inglês está agora. Assim como no português, tudoi começa de forma mais básica, os recursos infantis, em conjunto com manuais de auto aprendizado e de língua estrangeira.

3 – Tenha o máximo de contato possível com a língua

Quem quer ser autodidata em inglês tem algumas vantagens com relação a quem está aprendendo outras línguas. Isto pois a maioria das coisas à nossa volta que não estão em língua portuguesa estão em inglês. As melhores pesquisas em sua área são em inglês. Você pode fazer todo um trabalho acadêmico usando apenas conteúdo em inglês.

Assim, tudo isso é bastante interessante por ajudar o autodidata em inglês a ter contato com a língua no cotidiano. Ouça músicas, podcasts, ou assista programas de TV em inglês constantemente, sem deixar de ter contato com a língua. Além disso, se você conhece algum local em sua cidade onde os falantes de inglês se comunicam, vá lá de início apenas para ouvir as conversas. 

Um tempo depois você já estará falando inglês com outras pessoas com método autodidata em inglês.

4 – Conteúdo jornalístico em inglês pode ajudar

Consumir notícias não é só importante para você saber das notícias da atualidade, mas também pode ajudar no processo de ser autodidata em inglês.. Uma das melhores fontes de notícia, principalmente no que diz respeito ao noticiário internacional, são os portais em inglês. Assim você poderá falar melhor com amigos e família conhecendo como é o ponto de vista internacional da questão.

Além disso, pode ajudar a ganhar um vocabulário mais rico. Mas de início, caso você não compreenda as notícias diretamente em inglês, leia ou ouça primeiro em sua língua primária, para compreender melhor e depois buscar em inglês, ler e ouvir na língua estrangeira outra vez.

Não se preocupe se você não conseguir entender muito de primeira, é relativamente normal, já que as vezes as  notícias têm um vocabulário bastante específico abordando temas complexos. Por isso, não se acanhe se precisar recorrer a projetos que abordam notícias com linguagem e contextualização para crianças. Projetos como o Time for Kids fazem esse tipo de coisa que ajuda também os autodidatas em inglês.

5 – Séries e filme em inglês

Grande parte dos melhores produtos de audiovisual do mundo são feitos em inglês  Por isso, um autodidata em inglês pode se beneficiar muito das séries e dos filmes nessa língua para aprimorar seu aprendizado. 

Para quem está começando a ser autodidata em inglês, o recomendável é assistir primeiro com legendas em inglês ativadas, para poder fazer uma correlação entre leitura e compreensão auditiva do inglês. Lembrando sempre de anotar o que achar que merece destaque ou o que te deixou com dúvidas.

Caso você já tenha nível intermediário ou avançado, já é possível assistir sem legenda, porém tem um jeito de facilitar, que é assistir algo que você já assistiu e pode relacionar as falas com a língua portuguesa que você já conhece. Assim, seu cérebro vai conseguir associar o que você já conhece com as palavras já conhecidas.

Por fim, tente lembrar de seus diálogos como autodidata em inglês. Você tem uma noção para poder fazer diálogos com sonoridade bem semelhante com a nativa . Após escrever esses diálogos, você pode treinar no espelho, não tem problema. Quanto mais você lembrar as palavras, mais vai aprender como autodidata em inglês.

O blog da Tia do Inglês já fez alguns conteúdos sobre autodidata em inglês, acesse se você quiser saber mais sobre como aprender inglês sozinho.

Treinamentos

Quer falar inglês Fluente?

Clique no botão abaixo para entrar em nossa Lista VIP👇

Posts Recentes

Veja também

vantagens de aprender inglês

Entra ano e sai ano e eu ainda não falo inglês – Por que isso está acontecendo?

Conversar com um gringo

20 expressões para você usar com um gringo

conversa informal em inglês

Aprenda a começar uma conversa informal em inglês

Pensar em inglês

O guia completo para aprender a pensar em inglês