É possível praticar speaking estudando sozinho?

Se você é aquele aprendiz de língua inglesa que está sempre tentando aprender, que estuda sozinho e quer ser fluente, esse texto é pra você! Ou ainda, se você já está estudando inglês em escola de idiomas ou com professor particular e ainda não pratica seu speaking fora da sala de aula, essas dicas também são pra você!

A fala é uma das habilidades que, teoricamente, precisaríamos de outra pessoa para praticar, certo? Sim e não… Bom, se for possível praticar com outra pessoa além do seu teacher, ou ainda com outras pessoas, sejam elas nativas ou não, será excelente para você alcançar a tão almejada fluência!

Entretanto, caso você ainda não conheça ninguém, não tenha um amigo gringo ou um amigo bilíngue pra trocar ideia, ou se você quer se sentir mais confiante antes de partir pra conversa, vou te dar três dicas simples pra você começar a praticar agora! So, let’s go!

  • Fale consigo mesmo em inglês, em voz alta. Pense nas tarefas que você tem que fazer ou nas atividades que você fez durante o dia. Fale consigo quando estiver sozinho em casa, no banho (shower talk!) ou no trânsito. Ah, não se sinta tão estranho talking to yourself, todo mundo fala sozinho em algum momento na vida… hahaha!
  • Vá em frente ao espelho, reproduza algumas frases e palavras (principalmente as que você acha difíceis de pronunciar) e observe o movimento dos seus lábios, língua e maxilar. Observe se está pronunciando corretamente e fazendo os movimentos certos.
  • Grave-se falando inglês, um pequeno texto ou frases soltas, depois, assista/ouça e veja sua evolução semana após semana. Não fique envergonhado, pode ser estranho nas primeiras vezes que você se ver/ouvir, mas fique tranquilo, quanto mais você fizer, mais natural vai ficar. E lembre-se, você não precisa mostrar a ninguém… Porém, mostrar ao teacher (caso estude em escola/com professor particular) ou a algum amigo que já fale inglês e pedir um feedback, irá, sem dúvida, te ajudar a identificar os pontos que devem ser melhorados, como a pronúncia, por exemplo.

Ok, guys? Praticar um pouquinho todos os dias faz toda a diferença! Comece já a praticar e, assim que possível, encontre um parceiro disposto a conversar, a trocar experiências! Existem várias plataformas e grupos nas redes sociais cheias de pessoas interessadas em praticar a fala, assim como você! So, let’s get started!! See you, guys, in the next post! Take care!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Posts Relacionados

MISS ou LOSE , COMO USAR?

Hoje vamos falar sobre os verbos : MISS and LOSE. Esses verbos causam uma confusão básica na cabeça dos alunos...