Entenda de vez o que é a fluência e como medir seu aprendizado em inglês

Se você já se perguntou “como saber se sou fluente?”, esse artigo é para você.Ter o domínio da língua inglesa hoje em dia é essencial para abrir portas em projetos acadêmicos e profissionais tanto para o Brasil quanto para uma inserção no exterior. Para provar que você tem fluência em inglês, as instituições solicitam certificados de exame de proficiência. Esses exames são provas aplicadas por entidades conceituadas e reconhecidas que irão avaliar o seu nível de conhecimento sobre a língua.

Fluência em inglês
Continue lendo para descobrir o que é ser fluente em inglês. | Foto: Freepik.

O que é a fluência em inglês?

Antes de aprender como medir a fluência em inglês, você precisa saber que atingir a  fluência em uma determinada língua é um conceito um tanto quanto abstrato. Porém pode ser entendido como o domínio que a pessoa tem sobre a língua. A sua capacidade de ler, escrever, sua compreensão auditiva e sua capacidade de fala. Esses são os 4 pontos que uma pessoa deve dominar para se tornar fluente. É importante lembrar que a fluência não é o ápice do conhecimento, sempre há mais a aprender e praticar. Para testar o domínio sobre a língua é que foram criados os testes de proficiência que veremos mais para frente.

Meios gratuitos para medir seu nível em inglês

Existem alguns meios gratuitos que você pode utilizar para medir seu nível de inglês, são eles:

1 – Cambridge

É possível fazer um teste rápido gratuito e de acordo com seu desempenho você pode realizar o teste oficial de Cambridge.

2 – Oxford

Existe também uma versão gratuita de Oxford onde você pode testar conhecimentos de leitura, gramática, vocabulário e compreensão oral.

3 – Meu inglês

O Meu Inglês oferece um exame adaptativo. Conforme mais elevado for o nível do exame aplicado, mais difíceis se tornam as questões a serem resolvidas.

Provas de proficiência

Ter um certificado de uma prova de proficiência é o básico que você precisa para certificar sua fluência, e também ele é necessário para que você possa aproveitar de uma oportunidade quando ela surgir. As duas provas de proficiência de maior uso são TOEFL e IELTS. Falaremos delas a seguir.

As provas de proficiência irão determinar o conhecimento e domínio que você possui sobre a língua. Elas costumam ser divididas em quatro campos de habilidade: escrita, leitura, fala e audição. Porém, algumas aplicam testes apenas sobre 2 ou 3 desses campos. Os critérios variam de acordo com a finalidade da prova.

A avaliação de seu desempenho também varia de acordo com o teste que for realizado, pois cada um deles tem um método de avaliação. Claro que todos eles se encaixam dentro de um padrão de nivelação em comum, estipulado pelo Quadro Comum Europeu. Nesse quadro o seu desempenho pode ter uma nota de A1, o nível mais iniciante, até o nível C2, considerado a proficiência sobre a língua.

1 – TOEFL

TOEFL é a sigla para Test Of English as a Foreign Language. Traduzindo o termo, ele significa Teste de Inglês como Língua Estrangeira. Essa prova organizada pela Educational Testing Service (ETS) é aplicada desde 1964 e é uma das mais reconhecidas pelo meio acadêmico e empresarial.

O TOEFL tem, no total, 5 formas de avaliação, a mais completa e conceituada delas é o Internet Based Test (iBT). Essa prova é feita de maneira online e substitui a antiga maneira de aplicação da prova em papel desde 2021.

A segunda modalidade dessa prova é a TOEFL Essentials, essa prova já não é tão completa. No TOEFL Essentials a pessoa tem 90 minutos para finalizar o seu teste. Esse teste também é feito de forma online, porém pode ser agendado e realizado dentro de casa. Outro ponto que o diferencia é que a prova pode ser agendada semanalmente e custa a metade do preço da iBT, ficando em torno de 100 dólares. Apesar de não tão conceituado, o Essential também tem uma boa aceitação dentro do mundo acadêmico, principalmente pelo fato de que ele também testa os 4 campos de conhecimento: writing, listening, reading e speaking.

A terceira modalidade do TOEFL é a ITP (Institutional Testing Program). Esse é um teste aceito em instituições brasileiras como teste de proficiência, como por exemplo em programas de pós-graduação para algumas áreas específicas. Esse teste mede os campos de escrita; leitura e compreensão oral. Isso faz com que ele não seja tão aceito ou reconhecido no exterior.

As outras duas aplicações do TOEFL não são para fins acadêmicos, mas sim voltados para o público infantil. As provas TOEFL Primary e Junior são aplicadas em crianças de 8 e 11 anos e servem como uma análise do desenvolvimento da criança.

Agora, vamos analisar as 4 sessões das provas de TOEFL:

READING

O teste de leitura do TOEFL avalia sua capacidade de leitura e compreensão textual. O teste irá apresentar de 3 a 4 textos e, a partir deles, o candidato deve responder 10 questões de múltipla escolha em até 72 minutos. Os textos têm uma linguagem acadêmica, porém não contém termos muito complexos ou específicos.

LISTENING

O listening irá avaliar a capacidade de compreensão oral do candidato, testando se você consegue não apenas compreender, mas também ter uma participação ativa em discussões. No listening são utilizados 2 diferentes tipos de áudio. No primeiro, você irá ouvir até quatro trechos de palestras acadêmicas, cada um com 5 minutos, e responderá 6 questões a respeito de cada um dos áudios. Já no segundo, você irá ouvir 3 áudios de diálogos entre 2 pessoas e terá de responder 5 questões sobre cada um dos áudios.

O listening precisa ser realizado entre 41 e 57 minutos. Os áudios podem conter pessoas com diferentes sotaques falando e você pode fazer anotações durante o exame.

SPEAKING

O Speaking, no TOEFL, é composto por dois blocos. Eles têm objetivos de analisar a capacidade de expressão do candidato e habilidades combinadas entre leitura, compreensão auditiva e fala. Nas perguntas realizadas ao candidato, ele tem entre 15 e 30 segundos para formular sua resposta, e de 45 a 60 segundos para responder à pergunta. O tempo máximo desse teste é de 17 minutos.

WRITING

O teste de escrita do TOEFL também é segmentado em dois blocos. No primeiro bloco é apresentado um texto e um áudio sobre um determinado assunto. Após ler e ouvir o áudio você terá até 20 minutos para escrever sua resposta. O segundo bloco é composto por uma redação sobre um determinado tema pedido em um tempo de até 30 minutos.

2 – IELTS

O IELTS (International Language Testing System) é uma prova voltada para quem deseja se inserir no meio acadêmico ou profissional britânico. O teste é aplicado pelo British Council, e assim como o TOEFL, é extremamente conceituado e reconhecido, e oferece várias versões de aplicação.

O mais utilizado para o meio acadêmico britânico é o Academic, os outros modos são o General Training, que é mais voltado para quem deseja se inserir no mercado de trabalho, e o UKVI e Life Skills são utilizados para fins de imigração.

O IELTS Academic e o General Training são os mais completos, pois testam as quatro áreas em sua aplicação. No IELTS, não existe reprovação e a nota pode variar entre 0 e 9. Cada lugar e instituição irá exigir uma nota para que você seja aceito, porém um 7 é uma grande nota e permite aceitação em quase qualquer instituição.

A prova Academic custa em torno de 200 dólares e deve ser agendada no British Council. A prova é aplicada de maneira presencial e o candidato tem acesso a um curso preparatório, disponível no site da instituição.

O teste do IELTS é dividido da seguinte maneira:

  • LISTENING: Durante o listening, você irá ouvir quatro áudios dentro de 30 minutos. Os áudios são um monólogo, um diálogo, uma conversa em grupo em tom acadêmico, e uma palestra.  Enquanto ouve os áudios, o candidato deve responder as questões e após os 30 minutos ele terá o tempo de 10 minutos para passar as respostas para o gabarito.
  • READING: O teste de reading dura 1 hora e é composto por três textos e 40 questões a respeito dos textos apresentados. O reading do IELTS irá avaliar se você é capaz de compreender bem as ideias passadas pelos autores através dos textos.
  • WRITING: O writing do IELTS é bem semelhante ao TOEFL, esse teste também é dividido em dois blocos com um tempo máximo de 60 minutos. No primeiro bloco, o candidato escreve e resume um gráfico apresentado com suas próprias palavras. A segunda parte é composta por uma redação que deve ser feita a respeito de um tema apresentado.
  • SPEAKING: O teste de speaking do IELTS é um pouco mais distante do TOEFL. O IELTS é como uma entrevista entre aplicador e candidato. As perguntas variam entre tema, grau de dificuldade e complexidade da resposta. O tempo dessa prova é de 14 minutos e geralmente é aplicado em um dia separado das outras três áreas.

Se você está procurando por ajuda para e não sabe “como saber se sou fluente”, visite o site da Tia do Inglês, pois com sua experiência de quase 30 anos como professora na área, com certeza ela pode te preparar para passar nos testes de proficiência e abrir um novo mundo de possibilidades relacionadas ao uso de língua estrangeira no ambiente acadêmico, profissional, ou mesmo em sua vida pessoal!  

Treinamentos

Quer falar inglês Fluente?

Clique no botão abaixo para entrar em nossa Lista VIP👇

Posts Recentes

Veja também

vantagens de aprender inglês

Entra ano e sai ano e eu ainda não falo inglês – Por que isso está acontecendo?

Conversar com um gringo

20 expressões para você usar com um gringo

conversa informal em inglês

Aprenda a começar uma conversa informal em inglês

Pensar em inglês

O guia completo para aprender a pensar em inglês