How much e how many: tire suas dúvidas de uma vez

O inglês pode ser uma língua confusa para muitas pessoas, isso porque mais de uma palavra pode expressar um mesmo significado ou palavras diferentes podem ter um significado semelhante. Um caso comum é a confusão entre how many e how much, expressões que se referem a tamanho, mas que na prática são utilizadas em momentos diferentes. O emprego destes termos está relacionado às palavras much e many, que por si falam sobre quantidade. Mas afinal, como saber quando utilizar how much ou how many? Essa é uma pergunta que muitas pessoas que estão começando a aprender inglês fazem. Pensando nisso, a Tia do Inglês resolveu tirar todas as suas dúvidas. A seguir, explicaremos a diferença entre how many e how much e quando utilizar cada um desses termos. E mais, também mostraremos alguns exemplos para que você tire de vez todas as suas dúvidas sobre a diferença entre how many e how much.

how many e how much
How much ou how many: Saiba quando usar os termos. | Foto: Freepik.

Much e Many

Antes de mais nada, é preciso conhecer o significado das palavras much e many, pois como dissemos anteriormente, o emprego de how many e how much está relacionado diretamente a essas palavras. Quando conhece as palavras, sabe seus significados e como aplicá-las em seu vocabulário, compreender a diferença entre how many e how much se torna mais fácil.  

Much e many são palavras quantificadoras, ou seja, são palavras utilizadas para se referir a quantidade de algo. Seja de objetos, pessoas, animais, entre outros, essas palavras irão determinar quantos existem em um espaço. Em português alguns exemplos de palavras quantificadoras são todo, muito, pouco, cada, entre outras.  

No inglês existem, entretanto, apenas duas palavras quantificadoras, ou quantifiers, much e many. Sendo assim, na prática, utilizar esse tipo de palavra em inglês é mais fácil que em português. 

Much

A palavra much é utilizada com substantivos incontáveis, ou seja, quando nos referimos a algo que não pode ser contanto, como as estrelas no céu, utilizamos much. A ideia é de que é um número muito grande para ser contado ou muito pequeno, inexpressivo. Seu significado é de muito/muita. 

Exemplo: “We don’t have much time.” Ou “We don’t have much money.”. Essas são expressões em que não podemos calcular o que está sendo dito, não podemos contar o tempo e também não podemos determinar a quantidade de dinheiro que está sendo dita.  

Many

Se utilizamos much junto com substantivos incontáveis, o many é o contrário, ele serve para substantivos contáveis. Ou seja, sempre que é fácil contar o número de algo, por exemplos, quantas pessoas moram em uma casa, quantas tias uma pessoa tem ou quantos cachorros-quentes uma pessoa comeu, utilizamos many. Seu significado é muitos/muitas. 

Exemplos: “The girl has many aunties.” Ou “If I were millionaire, I would buy many cars”. Essas são expressões que podemos contar, como podemos contar a quantidade de tias de uma pessoa ou a quantidade de carros que ela irá comprar caso se torne milionária.  

Diferença entre how many e how much

Agora que você conhece o significado de much e many, além de saber em quais momentos essas palavras devem ser empregadas, está na hora de conhecer as principais diferenças entre how many e how much. Ou melhor dizendo, a principal diferença entre esses termos.  

Como disses anteriormente, many é utilizado juntamente com substantivos contáveis, ou seja, com coisas que podemos calcular. Much, por sua vez, é utilizado com substantivos incontáveis, sendo assim, coisas que não podemos calcular precisamente. Sendo assim, podemos dizer que a principal diferença entre how many e how much é exatamente essa: how many é utilizado com substantivos contáveis enquanto how much é utilizado com incontáveis. 

Agora você deve estar se perguntando: E a palavra how, para que serve? Pois bem, ela é utilizada em questionamentos quantitativos, ou seja, toda vez que perguntamos sobre a quantidade de algo, utilizamos a palavra how.  

How many

Utilizamos how many quando questionamos a quantidade de algo que pode ser contável, ou seja, quando utilizarmos substantivos contáveis em uma questão, utilizamos antes o how many. Seu significado é quantos/quantas.  

Exemplos: “How many aunts does the girl have?” Ou “How many cars will you buy?” Perceba que as duas perguntas se referem a coisas fáceis de contar, como tias e carros, ou seja, são expressões contáveis. Sempre que perguntar algo do tipo, o correto é utilizar o how many. E lembre-se, o how é utilizado no início das perguntas e em todos os casos. 

How much

Se quando utilizamos substantivos contáveis em uma questão usamos o how many, quando utilizarmos substantivos incontáveis utilizaremos o how much. Isso porque, como dissemos anteriormente, much expressa a ideia de quantidades incontáveis, ou seja, de coisas que não podemos calcular facilmente. Sendo assim, utilizamos how much quando questionamos sobre coisas incontáveis. Seu significado é quanto/quanta. 

Exemplos: “How much time do we have?”  Ou “How much money do we have?”. Perceba que nos dois casos tratamos de quantidades que não estamos contando, que não são fáceis de serem calculadas, por isso utilizamos o much. Assim como no caso de how many, é preciso por o how no início e em todas as perguntas.

Quando usar how much: exemplos

Como dissemos anteriormente, o how much será utilizado em questionamentos seguidos de um substantivo incontável. Ou seja, sempre que for falar de algo que não é facilmente calculado, utilizaremos essa expressão. Ainda é importante frisar que a pergunta fica clara apenas com o uso do how, ou seja, escrever a questão sem essa palavra tornará ela incorreta.  

Exemplos de quando utilizar how much: 

  • How much water shall we drink a day? 
  • How much money do we have? 
  • How much Coke did you drink? 
  • How much time did she sleep? 
  • How much sugar do we have left? 
  • How much juice did you have? 

How much também é utilizado para perguntar o preço de algo, ou seja, quando for a uma loja e quiser saber quanto custa um determinado objeto, pergunte “how much does it cost?”. 

Quando usar how many: exemplos

O how many, por sua vez, é utilizado em questionamentos seguidos por substantivos contáveis, ou seja, quando é fácil contar a quantidade de algo. Assim como em how much, o uso do how é imprescindível, pois sem ele não é uma pergunta. 

Exemplos de quando utilizar o how many:  

  • How many boys are there in your classroom? 
  • How many dogs do you have?  
  • How many days are there in a week? 
  • How many kids can you see in this picture? 
  • How many bottles of milk are there in the fridge? 
  • How many brothers does he have? 

Agora que você já sabe a diferença de how many e how much, está na hora de aplicar essas frases em seu dia a dia e destravar de vez o seu inglês! 

Treinamentos

Quer falar inglês Fluente?

Clique no botão abaixo para entrar em nossa Lista VIP👇

Posts Recentes

Veja também

vantagens de aprender inglês

Entra ano e sai ano e eu ainda não falo inglês – Por que isso está acontecendo?

Conversar com um gringo

20 expressões para você usar com um gringo

conversa informal em inglês

Aprenda a começar uma conversa informal em inglês

Pensar em inglês

O guia completo para aprender a pensar em inglês