Quer aprender inglês online? Então você precisa conhecer esses conteúdos

A procura por cursos de idiomas online tem crescido esporadicamente nos últimos anos, mas principalmente durante a pandemia, em que houve um aumento de 85% em 2021. Pela alta no desemprego, as pessoas começaram a procurar por uma maior capacitação profissional, 61% acaba optando pela língua inglesa, devido ao seu alcance no mercado e no cotidiano. Hoje em dia existem diversos mecanismos para cursar inglês online e de graça, podendo ser por meio de cursos ou mesmo sozinho, seguindo cronogramas e planilhas de estudos.Continue a leitura para ver as características, facilidades e processos para aprender inglês online.

 inglês online
Estudar inglês online grátis pode ser um desafio de foco e persistência. | Foto: Freepik.

Dá mesmo para aprender inglês online?

Com todas as tecnologias presentes no nosso dia a dia, estudar inglês online se tornou possível e viável e, com isso, foram criadas novas estratégias de ensinar e aprender inglês de forma virtual. 

Também é possível aprender sozinho, sem um curso diário, o necessário para que isso ocorra é disciplina, organização, comprometimento e encontrar a melhor forma pessoal de aprendizagem. Cada pessoa absorve o conteúdo de um jeito e é necessário achar o que melhor funciona para você, seja por meio de vídeos no Youtube, filmes, séries, aplicativos, música ou outro modo. De qualquer maneira está sempre ligado ao som, como explica Marcela Miranda, dona do canal Tia do Inglês.

Estudar inglês online x curso presencial: quais são as vantagens de cada um?

O curso tradicional de inglês presencial traz a experiência de sala de aula, com integração e conversação em classe, disposição de materiais didáticos excelentes e de alto nível e com hora marcada e um professor ali no momento. Ele consta com certa frequência e programação, em que tudo o que será feito naquele momento da aula é focado apenas para o ensino do inglês, sem distrações ao redor, como pode acontecer ao estudar em casa. Em adição, no curso presencial é possível que haja a formação de grupos de estudos em que os próprios alunos se ajudem e compartilhem o conhecimento adquirido. 

Seguindo essa linha, ao fazer uma aula de inglês online, a pessoa também tem acesso fácil ao professor e a outros estudantes, seja pelo contato disponibilizado ou mesmo pelo próprio canal que está sendo usado. Por exemplo, no Youtube é possível deixar comentários enquanto assiste a aula e isso possibilita que o professor sane as dúvidas assim que puder. 

Existem diversos tipos e vantagens de estudar através de um curso de inglês online, além ser mais acessível, torna possível de entrar nas aulas quando possível, ou seja, mesmo com imprevistos do dia a dia a pessoa tem acesso ao conteúdo diário de aula, no horário que estiver disponível e onde for possível para ela parar para assistir essa aula. 

A aula de inglês online garante maior conforto aos seus alunos, tendo em vista que não é preciso sair de casa para conectar às aulas e que muito do aprendizado é feito com atividades extraclasse, ouvindo podcasts e rádio em inglês, por exemplo. Para pessoas com nível avançado de inglês também é bom manter a prática sozinho, trabalhando a audição e a conversação. 

Esse método é útil para qualquer que seja o nível de inglês do aluno, porque o que fará a diferença no final é o comprometimento com o conteúdo. O curso de inglês online também proporciona um aumento no círculo de amizades e contatos da pessoa, podendo até servir de meio para encontrar uma oportunidade de emprego. 

Obviamente não há como esquecer a vantagem financeira, em que o estudante não precisa investir nenhum dinheiro para começar a aprender, o conteúdo está ali de graça para ser acessado por quem realmente tem interesse em aprimorar o idioma. 

Ferramentas para facilitar seu estudo de inglês online

A melhor forma de entender como cada um irá aprender melhor é compreender que existem diversos recursos online disponíveis, como aulas no Youtube de graça, aplicativos como o Duolingo, sites de escolas, também é possível encontrar sites de conversa virtual, como o Omegle, funcionando como ótimas ferramentas para praticar a fala, já que ele conecta pessoas de diferentes países em uma só plataforma, além de ser capaz de criar salas de conversa para integração e prática. 

Dessa forma, pessoas que não tem condição financeira de fazer um intercâmbio também conseguem desenvolver o inglês diariamente com pessoas de verdade e que, muitas vezes, podem estar à procura da mesma coisa. 

Para melhor absorção do conteúdo, é essencial que o inglês esteja inserido no dia a dia da pessoa, para que isso ocorra, existem ferramentas usadas diariamente que podem favorecer o aprendizado. Inicialmente, algumas pessoas optam por configurar seus celulares para o inglês, dessa forma qualquer que seja a atividade feita usando o celular será um treino; 

Também é possível aderir a ideia de assistir filmes e séries legendadas de modo que a audição seja exercitada e com ela a compreensão, ao ouvir músicas internacionais, é importante que preste bastante atenção às letras e, se possível, acompanhá-las visualmente, para que não só a audição seja treinada, mas a leitura também. 

É concebível fazer exercício online em sites ou plataformas, como a Spin Down e, sempre que necessário, recorrer ao Google para expandir o vocabulário, ser curioso. Uma outra ótima forma de aprender inglês online e de graça é acompanhar jornais de outros países que estejam disponíveis na internet, além de livros e revistas também. Para os fãs de jogos, configurá-los para o inglês também é um jeito de trazê-lo para o cotidiano e treinar mesmo sem perceber.

Estudos indicam que a base da comunicação é a compreensão de nativos falando e se acostumar com os diferentes sotaques presentes no Inglês, uma vez que, por existirem muitos o entendimento pode ser comprometido, por isso é importante treinar a audição para todos os sotaques, até porque é impossível conhecer e se adaptar a todos. Os assuntos podem variar, mas é sabido que temas cotidianos são assimilados melhor do que os puramente didáticos e específicos (viagens, negócios, entretenimento, etc.), e essa missão um curso de inglês online consegue cobrir.

Treinamentos

Quer falar inglês Fluente?

Clique no botão abaixo para entrar em nossa Lista VIP👇

Posts Recentes

Veja também

vantagens de aprender inglês

Entra ano e sai ano e eu ainda não falo inglês – Por que isso está acontecendo?

Conversar com um gringo

20 expressões para você usar com um gringo

conversa informal em inglês

Aprenda a começar uma conversa informal em inglês

Pensar em inglês

O guia completo para aprender a pensar em inglês