O que são modal verbs? 4 exemplos em frases

Os modal verbs ou verbos modais em português, são verbos auxiliares usados para complementar ou alterar o sentido dos termos principais nas frases. É por esse motivo também que são chamados de modal auxiliares, ou seja, auxiliares modais. Eles são muito utilizados pelos falantes da língua inglesa e, assim, são importantes para os aprendizes desse idioma. Por isso, nesse texto, vamos aprender o que são modal verbs.

Em outras palavras, os modal verbs, em inglês, acompanham os termos principais para expressar uma ideia particular. Nesse sentido, eles possuem mais uma função de compartilhar uma ideia pragmática do que nos indicar algum aspecto gramatical. 

Por isso, aprender o uso dos modal verbs significa prestar atenção no sentido que lhes são atribuídos. Desse modo, existem diferentes categorias de modal verbs, por exemplo, might, can, may, shall, must, have to, could, ought to, should, entre outros.

Tendo uma função social, os modal verbs são utilizados quando queremos exprimir sobre alguma coisa a ideia de que algo é possível ou necessário. Assim, também são utilizados para falar que algo é permitido ou proibido, de uma habilidade ou uma capacidade, de um conselho ou de uma sugestão.

Vamos explorar alguns desses aspectos, a estrutura dos verbos modais e o uso mais recomendado para cada um.

o que são modal verbs
Aprender quais são os modal verbs em inglês é importante para dominar o idioma. Saiba o que são modal verbs. | Foto: Pixabay.

O que são modal verbs?

Em primeiro lugar, é importante destacar que os verbos modais são sempre acompanhados do verbo principal de uma frase. Além disso, diferente de outros termos, os verbos modais não são flexionados nem à pessoa ou ao tempo, com  exceção do verbo “have to”.

Quando usar modal verbs?

Outra diferença que é possível notar está na intenção de sentido que uma pessoa (locutor) quer transmitir. Nesse sentido, os verbos modais servem para modalizar o discurso, ou seja, relevar a intenção e o sentimento de quem fala, podendo expressar uma atitude mais ou menos forte.

Tipos de verbos modais em inglês

Confira, a seguir, quais são os tipos de verbos modais em inglês:

1. Probabilidade (could, may, might, must, can’t)

Utilizados no passado, no presente e no futuro, esses termos modais apresentam os graus de certeza que queremos expressar, alternando entre certeza absoluta (must, can’t), quando temos algum tipo de evidência, como também incerteza total (could, may, might). A diferença, então, está entre as expressões must e can’t, que significam certeza afirmativa e negativa, respectivamente.

Quando estamos falando sobre verbos modais, usa-se o must para falar que algo é bem provável (certeza afirmativa) e o can’t para quando queremos falar que algo é muito improvável (certeza negativa). Por isso, para falar sobre algo no passado, utiliza-se o verbo modal + have + verbo no particípio passado.

Confira os exemplos:

  • They may come by car (Eles podem vir de carro);
  • He might arrive late (Ele talvez chegue atrasado);
  • Carlos talk about Júlio. He must know him (Carlos fala sobre o Júlio. Ele deve conhecê-lo);
  • Daniel has been here. He can’t be lost! (Daniel já esteve aqui. Ele não pode estar perdido!).

2. Permissão ou solicitação (may, can, could, would)

Os quatro verbos modais (may, can, could, would) são utilizados no presente e no futuro. Assim, quando pedimos algo usando o termo “can”, significa que estamos sendo mais informais, porque conhecemos outra pessoa. 

Também podemos dizer que o “can” é mais comum no cotidiano, ou seja, no dia a dia. Por outro lado, para ser mais educado e mais formal, o ideal é utilizar os termos could, may e would. 

É importante lembrar que os verbos modais possuem algumas regras, por exemplo, o “may” só pode ser usado com a primeira pessoa do singular e a primeira pessoa do plural (I/ We). No entanto, para negar uma permissão, devemos usar may not or can’t.

Confira os exemplos:

  • Can you pass the sugar, please? (Você pode passar o açúcar, por favor?);
  • Could you open the door, please? (Você poderia abrir a porta, por favor?);
  • Can I drink some water, please? (Eu posso beber água, por favor?);
  • Could I come in, please? (Eu poderia entrar, por favor?).

3. Obrigação, proibição, necessidade (have to, must)

Quando queremos apresentar uma obrigação, devemos utilizar os verbos modais must e have to. No entanto, é importante lembrar que o have to é flexionado segundo a pessoa. Desse modo, se algo é proibido, devemos utilizar o termo “mustn’t”.

Para algo que não é necessário, usamos don’t have to. Nesse sentido, a estrutura have to também é utilizada no passado.

Observe os exemplos:

  • You have to arrive early (Você tem que chegar cedo);
  • She must follow the rules (Ela deve seguir as regras);
  • You mustn’t forget your uniform (Você não deve esquecer seu uniforme);
  • You mustn’t go there (Você não deve ir lá).

4. Conselho (should, ought to)

Por fim, se a sua ideia é passar algum conselho ou dar sugestões a outras pessoas, use sempre: should/ shouldn’t ou ought to/ ought not to. Pois, ambos os verbos modais têm o mesmo sentido. 

Por outro lado, alguns gramáticos consideram o ought to mais formal. Assim, o must até pode ser usado, mas teria um sentido mais forte. Por isso, deixamos o termo must na categoria daquilo que consideramos um dever, ou seja, uma obrigação.

Ao apresentarmos uma sugestão, é bastante comum, em inglês, que o should seja acompanhado pela expressão “I think” ou “I don’t think”.

Observe os exemplos:

  • You should take an aspirin for your headache (Você deveria tomar uma aspirina para a sua dor de cabeça);
  • I don’t think you should work sick (Eu não acho que você deveria trabalhar doente);
  • You ought to go to a dentist (Você deveria ir ao dentist).
o que são modal verbs
Estudar todas as regras do idioma ajuda na compreensão e construção de frases. Confira o que são modal verbs. | Foto: Pixabay.

Agora que você já sabe o que são modal verbs, entenda que eles são uma das condições essenciais de se aprender quando estiver estudando inglês, afinal esses termos fazem parte do dia a dia, então, se a sua ideia é realizar um intercâmbio ou aprimorar o conhecimento no idioma para utilizá-lo no trabalho, o recomendado é buscar maiores conhecimentos sobre esse assunto.

Treinamentos

Quer falar inglês Fluente?

Clique no botão abaixo para entrar em nossa Lista VIP👇

Posts Recentes

Veja também

vantagens de aprender inglês

Entra ano e sai ano e eu ainda não falo inglês – Por que isso está acontecendo?

Conversar com um gringo

20 expressões para você usar com um gringo

conversa informal em inglês

Aprenda a começar uma conversa informal em inglês

Pensar em inglês

O guia completo para aprender a pensar em inglês