Saiba por onde começar a estudar inglês sozinho e online

Várias pessoas que tomam a decisão de começar a estudar inglês sozinho e online se perguntam: por onde começar a estudar inglês sozinho? Como começar a estudar inglês? Que recursos utilizar? Para que lado devo ir?

Se você tem essas perguntas e outras tantas similares, este artigo vai te auxiliar a resolver uma porcentagem dos seus problemas. Dessa forma, preste muita atenção! A sua pergunta por onde começar a estudar inglês está prestes a ser respondida!

por onde começar a estudar ingles
Inglês é uma das línguas mais faladas no mundo e aprendê-la vem se tornando uma necessidade! | Foto: Freepik.

É possível aprender inglês sozinho?

Aprender a língua inglesa sozinho é possível, mas exige muita dedicação do aluno. É necessário manter uma frequência nos estudos, com o intuito de que as informações retidas não comecem a ficar perdidas na memória. O grande segredo da aprendizagem de todos os idiomas é a prática. 

Ao estudar inglês sozinho e em casa, você tem uma boa oportunidade para agir de maneira completamente autônoma sobre seu horário e conteúdo a ser estudado, por esse motivo, uma excelente dica é criar um semanário – cronograma semanal, com o tempo que deseja empreender aos estudos, de preferência estabelecendo um horário diário. Tente escutar ao máximo em inglês enquanto estuda. Assim sendo, mesmo que não esteja estudando ao pé da letra, opte sempre por filmes e séries legendadas, assim você escuta a pronúncia do inglês e inicia o estabelecimento de um processo de familiarização com ela em diversas situações. 

Quando estiver mais adiantado no conteúdo, tente assistir aos filmes e às séries sem legenda. Uma recomendação para essa etapa: comece por pequenos vídeos, como séries infantis ou programas de entretenimento. Busque fazer exercícios teóricos de inglês quando estiver desocupado, em momentos ociosos e horas vagas. Uma sugestão é treinar no seu celular ou no seu computador, sempre que conseguir. 

Por onde começar a estudar inglês?

Os aspectos mais importantes a serem apresentados são:

  • Defina um objetivo: Não estude somente gramática (regras) e vocabulário (palavras soltas);
  • Compre livros que te darão um norte e servirão de guia em sua jornada;
  • Use com sabedoria o tempo para estudar e praticar o que aprende.
por onde começar a estudar ingles
É cada vez mais comum as pessoas aprenderem novos idiomas sozinhas! | Foto: Freepik.

Agora, continue lendo cada um desses aspectos para saber o que os especialistas têm a dizer sobre o assunto. Você vai compreender melhor e assim vai evitar erros que uma grande parte das pessoas comete.

1. Estabeleça um Objetivo

O primeiro passo que você tem de fazer ao se perguntar por onde começar a estudar inglês é definir objetivos.

Mas antes, por qual razão exatamente você quer aprender inglês? Qual é a sua meta final? Quais são seus planos no tocante ao fato de aprender inglês? Você precisa ou vai precisar do idioma para o que especificamente?

Não estude para tudo!

Para iniciar os estudos em inglês e ser capaz de responder a pergunta por onde começar a estudar inglês, de modo a perceber a sua evolução, o ideal é que você estabeleça o que você deseja a curto, médio e longo prazo:

  • Primeiro: aprenderei a me comunicar para situações rotineiras do dia a dia;
  • Segundo: expandirei os meu conhecimentos estudando também assuntos ligados à minha formação;
  • Terceiro: passarei a avolumar o meu vocabulário para finalmente conseguir participar de conferências internacionais, cursos, etc.;
  • Quarto: almejo  a possibilidade de fazer um exame de proficiência.

Para deixar isso tudo mais simples, você pode definir pequenos objetivos que ajudarão você a alcançar um objetivo maior. Vamos a um exemplo:

Vamos supor que seu objetivo seja estabelecido da seguinte forma: “eu quero aprender inglês para realizar uma viagem de turismo”. Pronto! Você já tem algo na cabeça onde pode se ancorar É um ótimo começo! Agora tente pensar nos momentos pelos quais você provavelmente vivenciará em sua viagem:

  • Aeroporto (embarque, desembarque);
  • Pedir informações;
  • Pegar um táxi;
  • Hotel (check-in, eventuais problemas, check-out);
  • Ir às compras (comprar lembrancinhas, perguntar preços, perguntar por produtos específicos);
  • Ir a restaurantes e bares (pedir o cardápio, fazer o pedido, diálogos com o garçom ou garçonete, pedir a conta, fazer elogios a comida, reclamar do serviço, etc.);
  • Fazer um passeio turístico (perguntar sobre o local de passeio).

2. Estudar Gramática ou Vocabulário?

Lastimavelmente, a nossa tradição de aprendizado de idiomas no geral se resume a aprender (ou decorar) regras gramaticais e várias palavras soltas. Inúmeros  livros e escolas de idiomas seguem essa ideia simplista e errônea e acabam reproduzindo isso na cabeça de muitas pessoas.

Isso faz com que aprender inglês ou outro idioma se transforme em algo chato, desprazeroso, complicado e demorado.

Assim sendo, saiba que você não precisa dedicar muito de seu precioso tempo fazendo exercícios de gramática e muito menos listas de nomes de objetos, verbos, sentimentos, cores, membros da família e coisas nesse sentido. Ou seja, se livre da visão tradicional e aprenda coisas que poderão te ajudar a alcançar os seus objetivos.

Nesse sentido, você ainda poderá decorar frases clichês usadas em situações específicas. O que estou tentando dizer é que ao estudar sozinho você poderá aprender a gramática de uma maneira mais natural (por exemplo tente aprender gramática por meio das frases que aprende). Aprenda também palavras que são utilizadas com outras palavras dentro das situações e contextos que poderão ajudar você a alcançar as suas metas. 

Não se prenda aos livros de regras gramaticais e nas palavras isoladas (phrasal verbs, gírias, expressões idiomáticas, etc.). Ultrapasse os limites! Pense em determinadas situações nas quais você consegue se ver envolvido no futuro.

3. Que livros usar?

Sim, você precisa ter um material de apoio para estudar. A grande questão  é que nos dias atuais existem diversas coisas disponíveis:  livros, sites, blogs,  fóruns, dicionários, canais no Youtube, perfis no Instagram, podcasts , comunidades, cursos presenciais e remotos…  Você já deve ter percebido que há uma grande variedade de recursos. 

Uma grande parte das pessoas se perde visto que acumulam muitos conteúdos para estudar e seguem 5, 10, 15, 20 especialistas e acabam se sentindo saturadas e perdidas. Não se transforme em um acumulador de conteúdo. Tome cuidado!

Mas, afinal, qual material utilizar? Você não precisa sair comprando todos os livros que aparecem na sua frente. Mas, invista naqueles que irão te ajudar a seguir um caminho. Tem um começo, um meio e um final. Já a internet pode ser usada como um material complementar. 

Para tal, selecione ao menos dois sites de confiança para ajudar você a tirar algumas dúvidas quando elas eventualmente surgirem. Aprenda a navegar nos sites: ferramenta de buscas, categorias de dicas e coisas nesse sentido. Nesse sentido, o site Tia do Inglês pode ser aquele que você está procurando. Mas calma, isso será melhor abordado no final do artigo!

Participar de uma comunidade onde haja indivíduos querendo aprender e ensinar inglês também pode ser interessante. São essas pessoas que poderão responder às suas perguntas mais específicas, a aprender algo novo, a dar um método diferente para estudar de maneira mais efetiva. 

4. Encontre Tempo para Estudar

Ao se perguntar por onde começar a estudar inglês é preciso ter a noção de que estudar somente uma vez por semana é perda de tempo. Também de nada vale se inscrever em uma escola de idiomas, estudar duas horas semanalmente e achar que está suficiente. Tente achar tempo para estudar todos os dias! A organização é fundamental! 

Vamos supor que sua viagem de turismo aos Estados Unidos ou Inglaterra esteja agendada para daqui três meses. Claro que você não vai conseguir falar inglês como um nativo neste intervalo de tempo. Mas, você pode se dedicar para aprender as frases mais comuns nas situações que você se imaginou. 

Você tem três meses de preparação. Dessa forma, pode estudar o vocabulário mais usado para cada situação semanalmente. 

Por exemplo: na primeira semana você estuda o que precisará para passar pela situação do aeroporto. Na segunda semana, revisa o que foi assimilado sobre o aeroporto e inicia os estudos sobre o que precisará para pegar um táxi e possivelmente conversar com o taxista. Na terceira semana, faz uma revisão do conteúdo das duas últimas semanas e passa para uma situação nova, como compras. 

Você rapidamente notará que uma semana não é muito tempo para aprender tudo sobre uma situação específica. Entretanto, você tem três meses até a viagem. Isso dá um total de 12 semanas, mas você possui somente 10 semanas. Assim, durante essas 10 semanas, o que você poderá fazer é:

Se você encarar os estudos com seriedade, em 10 semanas será possível aprender o básico para se virar de maneira razoável em sua viagem de turismo para o exterior. 

É importante destacar que você não falará inglês como um nativo, não entenderá tudo o que escutar, não conseguirá dizer tudo o que quiser, não conseguirá discutir a política monetária externa brasileira e muito menos a mais nova descoberta da física. Mas, terá a capacidade de se virar nas situações mais simples definidas por você.

por onde começar a estudar ingles
Se você estiver planejando uma viagem, se organize de modo a aprender o necessário para aproveitar a viagem. | Foto: Freepik.

5. Conclusão

Mantenha o foco nos micro-objetivos que te ajudarão a alcançar o seu macro-objetivo. A organização é a peça chave! Procure tempo! Invista em material de apoio! Envolva-se com o idioma! Para saber por onde começar a estudar inglês, é necessário saber quais são seus objetivos no tocante à língua. Enquanto você não estabelecer isso, continuará agindo como um cachorro em dia de mudança. Viu só? A pergunta por onde começar a estudar inglês não é tão difícil de ser respondida.

Melhor forma de começar a aprender inglês | Tia do inglês

Para aprender inglês sozinho o curso online da tia do inglês é excelente para servir de material de apoio! Com dedicação e esforço, você logo verá seu inglês ser destravado!

A Marcela Miranda, mais conhecida como dona do curso Tia do Inglês é professora de inglês há mais de 28 anos. Assim, baseando-se em anos de estudos e de experiências da vida real, Marcela criou um método capaz de dar ao aluno todos os recursos necessários para alcançar a fluência sem sofrimentos e sem perda de tempo.

por onde começar a estudar ingles
A Tia do Inglês pode te ajudar a se tornar fluente! | Foto: Freepik.

Está esperando o quê? Está aí a resposta para a pergunta “por onde começar a estudar inglês?” Se cadastre no site e fique na fila de espera para a próxima turma pois a demanda está grande, afinal ninguém quer ficar para trás.

Treinamentos

Quer falar inglês Fluente?

Clique no botão abaixo para entrar em nossa Lista VIP👇

Posts Recentes

Veja também

vantagens de aprender inglês

Entra ano e sai ano e eu ainda não falo inglês – Por que isso está acontecendo?

Conversar com um gringo

20 expressões para você usar com um gringo

conversa informal em inglês

Aprenda a começar uma conversa informal em inglês

Pensar em inglês

O guia completo para aprender a pensar em inglês