Porque você ainda não fala inglês?

08/10/2019

 Parece uma loucura né mas, algo que tenho escutado com muita frequência dos meus alunos é a velha história: “ Eu entendo muito consigo entender quando leio mas na hora de falar, não sai nada!“

O mais maluco de tudo isso é que o primeiro grande objetivo de qualquer aluno ao começar um curso de inglês é justamente obter a fluência, poder falar com naturalidade, poder se comunicar como os nativos se comunicam, e não aquele inglês robotizado e um tanto artificial que encontramos na grande maioria das metodologias de livros de inglês empregados em sala de aula. Entenda que o seu cérebro aprende naturalmente se você apenas falar. Mas, tia eu posso sair falando de qualquer jeito? É claro que não existe uma estrutura pra isso. O que você deve fazer primeiramente escutar, escutar, escutar e escutar muito. Foi exatamente esse processo quando você aprendeu que o seu primeiro idioma certo?

Em um segundo momento depois de escutar, escutar, escutar, o que foi que você fez? Você começou a falar. O grande pulo do gato é que a maioria dos alunos aprende uma nova palavra, ou frase anota em um caderno e a informação fica no caderno e não na mente, e o pior logo depois esquece. Além de não revisar, esse aluno também não repete em voz alta, não contextualiza a palavra ou frase, ou seja ele simplesmente não lembra na hora de usar.

Porque não tem um registro auditivo gravado na sua cabeça, uma voz de guia que pode ajudar e muito na hora de começar a falar e também porque não tem hábito de se ouvir falando inglês, não fala em voz alta.

Então o que você tem que colocar na cabeça é que todas as frases que você aprender você vai precisar repetir em voz alta, quantas vezes for preciso até aprender o som daquela frase. Sem essa parte você vai ficar a vida inteira aprendendo de maneira passiva e sempre se sentirá inseguro na hora de falar porque não está acostumado com aquele sons. 

Quer fazer algo que realmente funciona pelo seu inglês? Faça uma imersão. Venha experimentar a minha experiência de intercâmbio no Brasil. São 45 horas de pura prática ouvindo e falando, nada de caderninhos livrinhos ou inglês robótico. Quero saber mais? Clique no banner abaixo.

>