O começo do aprendizado do inglês, na maioria das vezes, é empolgante e de rápida absorção do conhecimento. No entanto, se você está nessa fase inicial já percebeu que o degrau do nível básico para o intermediário e do intermediário para o avançado é bem íngreme. Isso por que existe uma curva de aprendizado onde o início do aprendizado é bastante acelerado e o ritmo decai com o tempo. Isso faz com que muitos estudantes desanimem nesse ponto e desistam de chegar a fluência. Vou dar algumas dicas para atravessar esse ponto crítico.
Consistência
Por mais que a absorção da informação tenha estagnado, não pare, mantenha o ritmo.
Revise Seus Métodos
No artigo 6 Dicas Para Aprender Inglês coloco um passo a passo para iniciar da forma mais adequada. Reveja esses passos, você pode estar falhando em algum deles.
Repetição
Nosso cérebro trabalha muito com repetições. Não absorveu o conhecimento da primeira vez, repita… Não absorveu ainda, repita novamente… Pode ser na forma de exercícios, leitura, teoria, etc…
Aplicação
Aqui é o ponto mais crítico onde muitos estudantes falham: saia da teoria e coloque na prática. Tudo o que você aprendeu envolva em seu cotidiano de forma natural, seja em filmes, músicas, conversa. Aprendeu o verbo to be, tente identificar ele em um filme, analise o contexto e veja o por que foi utilizado. Faca isso de maneira natural, faça de uma disciplina a aprender o seu dia a dia.
Essas são minhas dicas e espero ter ajudado!