A passive voice, ou voz passiva em português, é muito comum em notícias de jornal, como em manchetes, que apresentam o agente de uma ação. Nesse sentido, a voz do verbo pode ser utilizada enquanto passiva ou ativa, dependendo do foco que oferecemos ao sujeito/agente ou ao objeto/paciente. Por isso, é importante aprender sobre voz ativa e voz passiva em inglês.
Muitos aprendizes do idioma podem encontrar algumas dificuldades no uso da voz passiva, porque ele é organizado pelo verbo to be. No entanto, para que não surjam mais dúvidas, abordaremos nas próximas seções, a utilização da voz passiva em inglês regras, como também você irá entender a diferença entre esses dois termos.
Voz ativa e voz passiva em inglês: qual é a diferença
Em primeiro lugar, vamos entender mais sobre a voz ativa. Em outras palavras, é o modo mais utilizado ao falarmos uma frase por ser mais clara e direta. Desse modo, pode-se dizer que na voz ativa, o indivíduo realiza uma ação, assim, o destaque é dado para o sujeito. Por isso, uma oração na voz ativa é organizada por sujeito + verbo auxiliar + verbo principal + objeto. Por exemplo, na frase abaixo:
- Pedro is washing the clothes. (Pedro está lavando as roupas).
Nessa frase, Pedro é o sujeito da frase, is (to be) é o verbo auxiliar, washing (to wash) é o verbo principal e the clothes é o objeto. Assim, como a oração está na voz ativa, queremos dar foco na ação de Pedro ao lavar as roupas, portanto, ele vira o agente principal da frase.
Na voz passiva, o foco está no objeto que está sofrendo a ação, e não para o sujeito. Não costumamos utilizar a voz passiva na linguagem cotidiana, já que ela é apresentada de maneira mais formal e comum na escrita. Desse modo, confira o exemplo usando a mesma frase anterior:
- The clothes are being washed by Pedro. (As roupas estão sendo lavadas por Pedro).
Para organizar a voz passiva em inglês, o objeto da voz ativa passa a ser o sujeito da voz passiva, e o sujeito da voz ativa passa a ser o agente da voz passiva. Por isso, como a frase está na voz passiva, desta vez queremos dar foco na ação de as roupas estarem sendo lavadas. Além disso, também é comum utilizar a voz passiva em exemplos que não sabemos quem é o sujeito, como nas frases abaixo:
- Someone stole my smartphone. (Alguém roubou meu celular) – Voz ativa;
- My smartphone was stolen. (Meu celular foi roubado) – Voz passiva.
Quando usar a voz ativa: exemplos
A voz ativa, por ser direta e mais clara, é mais utilizada nas variadas situações de comunicação, podendo ser usada com verbos intransitivos e transitivos, na maioria de seus exemplos, com verbos que apresentam as duas funções, ou seja, podem ser transitivos ou intransitivos.
Quando usamos a voz ativa, a ação do verbo é o resultado do sujeito, portanto, o sujeito trabalha a ação oferecida pelo verbo. Na voz ativa, podemos utilizar todas as categorias de frases: afirmativa, negativa ou pergunta. Por outro lado, ao contrário da voz passiva, ela tem maior clareza e fluidez, o que torna sua compreensão mais fácil.
Desse modo, a maioria dos escritores opta por trabalhar com a voz ativa por conseguirem deixar mais claro o que eles querem dizer. Podemos ver essas regras nos exemplos a seguir:
Exemplos
Confira os exemplos:
- Sabrina ate four slices of pizza at dinner. (Sabrina comeu quatro fatias de pizzas no jantar);
- Pretty little cats walked the park. (Lindos gatinhos caminharam no parque);
- She finished her homework in record time. (Ela terminou sua tarefa de casa em tempo recorde).
Quando usar a voz passiva: exemplos
Por outro lado, a voz passiva é utilizada em inglês quando se busca dar um foco maior em uma oração, o receptor da ação, ou seja, o objeto da voz ativa, que na voz passiva é encontrado na posição de sujeito-paciente. Além disso, é adicionado o uso do apagamento do agente da frase em que está sendo realizada a ação, por não ser importante no desenvolvimento de sentido da frase ou por ser desconhecido.
Ainda é possível apresentar o doer da ação quando escolhemos por assim fazer. Em algumas situações da voz passiva, é possível encontrar na posição do objeto o agente da ação, através da preposição by (por). Desse modo, a estrutura apresentada é a seguinte: sujeito paciente + verbo auxiliar to be + verbo principal no particípio passado.
Exemplos
Confira:
- The dog ate my cake. (O cachorro comeu meu bolo);
- My cake was eaten. (Meu bolo foi comido);
- My cake was eaten by the dog. (Meu bolo foi comido pelo cachorro);
- The bakery was stolen. (A padaria foi roubada);
- We heard that the bandits were identified. (Nós ouvimos que os bandidos foram identificados).
É possível perceber que em nenhuma das frases anteriores, temos o agente da ação, porque o foco está no objeto da voz ativa, que na voz passiva está na posição de sujeito-paciente. Nesse sentido, o agente não é identificado nem no final pela preposição by, por não ser significativo.
Agora que você já sabe mais sobre voz ativa e voz passiva em inglês, o ideal é buscar por maiores conhecimentos que possam aprimorar o tema. Nesse sentido, é importante a compreensão de todas essas regras, principalmente para quem busca o entendimento do idioma para o desenvolvimento profissional, viagem ou a realização de um intercâmbio. Além disso, o ideal é realizar diariamente exercícios que possam ajudar nos estudos sobre esse assunto.