Um fato que muita gente não leva a sério, é que para o aprendizado de um novo idioma, é necessário repetição e você pode acabar se deparando com situações um pouco “chatas”. No inglês, como em diversas línguas, existem algumas estruturas que não apresentam uma “regra ou padrão” por trás e implica na necessidade de decorá-las. Os verbos irregulares em inglês são um exemplo fidedigno desse ônus. Apesar disso, só memorizar essas estruturas não tem muita funcionalidade, se não souber como e quando usá-las.
Os verbos irregulares em inglês são ainda mais complicados, já que você até consegue separar alguns verbos em grupos devido a similaridades, mas grande parte dos casos se dão de forma aleatória e precisam ser realmente decorados. Existem algumas dicas para memorizar essas estruturas de forma natural e até mesmo sem perceber que você está exercitando a memória. Apesar disso, decorar não é o suficiente, por isso separamos algumas dicas de como você pode praticar a identificação e conjugação de verbos irregulares em inglês.
O que são verbos irregulares?
Verbos irregulares em inglês são aqueles verbos que ao serem conjugados no passado(seja na estrutura de Simple Past ou de Past Participle), tem a sua conjugação diferente do padrão que é o sufixo “-ed” ou só “-d”.
Dentro do grupo dos verbos irregulares em inglês, você pode encontrar diversas formas de “irregularidades”. Existem verbos que não mudam a sua forma e grafia ao serem conjugados no passado, como o verbo to hit (permanece ‘hit’ no Simple Past e Past Participle). Outro exemplo são os verbos que ganham um sufixo “-t” no final, ao serem conjugados, como os verbos to buy ou to bring, que ficam “bought” e “brought”, respectivamente. Essas semelhanças podem ajudar na hora de memorizar e dividi-los em grupo.
5 dicas para praticar!
Confira, abaixo, quais são as dicas para praticar e aprender os verbos irregulares em inglês:
1.Anote os mais importantes e mais utilizados
A língua inglesa, assim como a portuguesa, é vasta e cheia de termos dos mais variados significados possíveis. Portanto, se você não priorizar um grupo específico de verbos para aprender, você pode acabar tendo problemas. Para isso, separe os verbos irregulares em inglês mais conhecidos, e liste-os em um papel ou até mesmo digitalmente, como preferir.
Mantenha a lista sempre atualizada, comece com os mais essenciais e depois vá ampliando seu “leque” e busque verbos mais complexos.
Abaixo, segue uma lista de 10 verbos irregulares em inglês que são bem comuns e de uso recorrente.
1. to be (ser; estar) – be – was/were – been;
2. to begin (começar; iniciar) – begin – began – begun;
3. to build(construir) – build – built – built;
4. to have(ter; possuir) – have/has – had – had;
5. to go(ir; partir) – go – went – gone;
6. to give(dar) – give – gave – given;
7. to know(conhecer; saber) – know – knew – known;
8. to make(fazer) – make – made – made;
9. to say(dizer; falar) – say – said – said;
10. to see(ver; enxergar) – see – saw – seen.
2.Separe-os em grupos e utilize cores
Separe os verbos irregulares em inglês que possuem semelhanças, como os exemplos já citados. Separe aqueles que não apresentam mudança, aqueles terminados em “-t”, os que possuem, e aqueles que apresentam mudanças em todas conjugações.
Como exemplo desse grupos, veja abaixo:
- Os que não mudam – to cut, to hit, são alguns dos exemplos;
- Os que recebem o sufixo “-t” – to buy, to bring, como já citados;
- Os que mudam – to give(give-gave-given) é um exemplo.
3.Exercite com frases e situações hipotéticas
Crie situações hipotéticas através de técnicas de storytelling, ou mesmo representações do dia a dia na qual você precise usar essas estruturas. Pegar frases famosas de filmes pode ser uma boa opção e, assim, tentar identificar a forma original(no infinitivo) dos verbos irregulares em inglês que ali estão conjugados. Outra forma é assistir vlogs e vídeos no YouTube nos quais tenham nativos mostrando o cotidiano, ou contando algo. Desse modo, você consegue perceber os mais utilizados, o contexto e ainda exercitar o seu listening.
4.Pratique a pronúncia desses verbos conjugados
Hoje em dia, existem diversos dicionários com a presença de pronúncias das mais variadas regiões do mundo. Portanto, ouvir nativos falando e consultar esses tipos de dicionários vai te possibilitar ouvir pronúncias diversas. Você pode treinar essas pronúncias repetindo as palavras, mas também fazendo uma análise dos fonemas que compõem aqueles verbos irregulares em inglês(a análise de fonemas é algo mais complexo para quem está em nível iniciante). Uma prática bastante benéfica é utilizar a imaginação e criar diálogos com amigos, parentes ou consigo mesmo, e aplicar essas estruturas em frases completas.
5.Assista séries e filmes
Ao assistir séries e filmes, opte sempre por utilizar áudio e legendas em inglês. Começar por alguma obra que você já tenha visto é uma ótima opção. Se atente à estrutura das frases e como são construídas as situações onde os verbos irregulares em inglês aparecem conjugados. Quando aparecerem, anote sempre com seu significado ao lado e sua forma no infinitivo. Prefira utilizar termos e palavras em inglês para significar o verbo, evite traduzir. Às vezes, até mesmo, desenhar aquilo que o verbo representa, pode ser uma boa ideia.
Obviamente que, nesse caso, você encontrará diversos momentos onde os personagens utilizam linguagem coloquial e apresentam um “inglês diferente dos livros”. Nesses momentos, você deve buscar as palavras corretas, já que para alunos iniciantes é extremamente importante que, primeiro, você aprenda todas as estruturas para se comunicar de forma clara, para depois pensar em se “parecer com nativos”.
Agora, com uma maior noção do que são os verbos irregulares em inglês, você já sabe o que ser feito para te ajudar a memorizar as conjugações e poder aplicá-los em frases e em algumas situações de maneira correta. A partir disso, faço o convite para que você acesse o Site da Tia do Inglês. Lá, você encontrará diversos conteúdos informativos como esse e também diversos depoimentos de alunos contando sobre as suas próprias experiências aprendendo ou destravando o inglês. Afinal, os conteúdos que estão presentes no site são para alunos iniciantes até os mais avançados.