Confira 4 dicas para ler em inglês e ampliar seus conhecimentos

Se você está aprendendo ou apenas aperfeiçoando seu domínio de alguma língua estrangeira, com certeza já teve (ou talvez ainda tenha) dificuldade com a leitura, e quando se trata da habilidade de ler em inglês, é verdade que explorar o famoso “reading” é super importante, principalmente hoje, para o mercado de trabalho.

Mas calma, não desanime diante das dificuldades: no post de hoje, vou te ensinar 4 dicas valiosas para você pôr em prática e ler em inglês com muito mais fluidez e facilidade. Você não vai querer perder essa, né? Siga em frente para ver mais!

Ler em inglês
Descubra novas maneiras de como ler em inglês com mais facilidade e aumentar seu domínio do idioma. | Foto: Freepik.

Por que a leitura é importante?

Ler em inglês pode trazer inúmeros benefícios para a sua jornada de aprendizado. Em primeiro lugar, já destacamos que a leitura é bastante necessária para te ajudar a se familiarizar com o idioma, fazendo com que você perceba de forma rápida as diferenças entre ele e o português.

Praticando a leitura, você também aumenta o seu vocabulário e passa a dominar o uso de um leque maior de palavras antes desconhecidas. Além disso, ler em inglês estimula sua compreensão da fala (speaking) e a escuta (listening), te auxiliando na hora de formular frases e interpretar e entender os contextos das conversas.

É recomendável que você varie muito suas leituras para pegar o jeito e se acostumar de verdade com o idioma. E como você pode ler em inglês? O jeito mais fácil de fazer isso é lendo notícias e livros sobre quaisquer assuntos e temas que você goste. Garantimos que sua leitura será tão divertida que você não vai querer parar!

Por último, não posso deixar de dizer que ler em inglês melhora demais a sua escrita! Você sabia que o seu cérebro lembra da grafia das palavras que você mais vê? Pois é! Isso é fenomenal! Ler em inglês só possui vantagens!

Ler em inglês
Saiba por que a leitura em inglês é relevante para sua compreensão geral do idioma. | Foto: Freepik.

4 dicas para ler em inglês

Agora que você já entendeu a importância da leitura em inglês para o seu aprendizado, venha conhecer as dicas para ler melhor!

Start now

Antes de mais nada, você precisa determinar qual o seu nível de entendimento do idioma, se encaixando dentre quatro categorias: iniciante ou básico, intermediário, avançado ou fluente. Sabendo qual o seu nível, será mais fácil para você começar.

De qualquer modo, que tal ler notícias em inglês, como dissemos anteriormente? Elas são ótimas para você se manter informado e, de quebra, te ajudar a praticar o idioma no seu tempinho livre. Existem vários sites que servem para todos os níveis de domínio da língua. Tente!

Ler em inglês
Procure notícias em inglês para praticar a leitura. | Foto: Freepik.

Se você quiser experimentar algo ainda mais divertido, leia um livro que você já conheça a história, só que escrito em inglês. Já pensou como pode ser legal? São várias ideias que você pode ter: ler contos infantis, como Branca de Neve, Cinderela, A Bela e a Fera, ou mesmo ler outros tipos de livros, como Harry Potter, Crepúsculo, entre outros.

A importância desse tipo de leitura é que te ajuda a assimilar informações, contextos e mensagens. E claro, você pode sim estar acompanhado de um dicionário ou tradutor para pesquisar as palavras que você não entender.

Ler em inglês
Iniciar suas leituras em inglês fica mais fácil sabendo seu nível de fluência no idioma. | Foto: Freepik.

Make good choices

Não estou dizendo para você nunca mais abrir um dicionário, mas por que não tentar desapegar dessa ferramenta? Comece devagar, até que você consiga ser mais independente e só usá-lo em momentos realmente precisos. Procure descobrir por si só qual ideia as palavras querem te passar e exercite sua criatividade e pensamento crítico.

Lembre também de usar um caderninho ou o seu celular para fazer anotações resumidas, porém eficientes. Você pode dividir suas anotações de vários jeitos. Um bom exemplo é: separar as palavras que você quer aprender, palavras que aparecem com frequência mas você sempre esquece, vocábulos interessantes que você quer usar mais vezes, palavras difíceis de escrever e lembrar, entre diversas outras maneiras.

Ler em inglês
Faça escolhas inteligentes na hora de praticar a leitura em inglês. | Foto: Freepik.

Understand the context

Como eu disse antes, é bem bacana treinar a leitura em inglês em diferentes tipos de mídias, seja digital ou impressa.

Uma dica bem útil é dar preferência para textos recheados com boas figuras, para tornar mais rápido seu processo de leitura e compreensão. Seria muito difícil praticar a leitura se você somente ler textos enormes com palavras complexas. Não tente pular etapas porque você pensa que “está andando a passos lentos”. Tudo e todos têm o seu tempo certo.

Além disso, volte e leia novamente quantas vezes for preciso para que você entenda ou ao menos capte a ideia principal que o texto quer lhe passar.

Practice every day

Uma das melhores formas de continuar interessado em ler em inglês é trazer seu aprendizado para o seu dia a dia.

Você pode começar observando o seu redor, e tentando se lembrar de palavras que aprendeu ao ler algum texto. Assim, você conseguirá se esforçar para manter sua memória ativa, sem ter que carregar o dicionário consigo o tempo todo.

Caso você tenha um amigo com quem possa compartilhar suas experiências, será ainda mais fácil memorizar as expressões e frases que você aprender! Não deixe de exercitar sempre seu inglês a partir do que você aprendeu em suas leituras.

Viu só como é fácil ler em inglês? E usando todas essas dicas fica ainda mais divertido! Continue acompanhando o blog da Tia do Inglês para muito mais conteúdos!

Treinamentos

Quer falar inglês Fluente?

Clique no botão abaixo para entrar em nossa Lista VIP👇

Posts Recentes

Veja também

vantagens de aprender inglês

Entra ano e sai ano e eu ainda não falo inglês – Por que isso está acontecendo?

Conversar com um gringo

20 expressões para você usar com um gringo

conversa informal em inglês

Aprenda a começar uma conversa informal em inglês

Pensar em inglês

O guia completo para aprender a pensar em inglês