Dominar a língua inglesa é o sonho de muita gente. Todo mundo sabe que o inglês domina o mundo, a língua mais falada do mundo conta hoje com 1,268 milhões de falantes ao redor do mundo, sendo o que o grego e o latim eram antigamente. Mas para entrar nessa turma precisa de mais do que interesse, porque com os contratempos da idade moderna precisamos aprender inglês rápido e sozinhos.
Mas em um mundo cheio de distrações, como podemos colocar isso em prática? Parece óbvio, mas precisamos trazer o idioma para o nosso cotidiano, e como nem todo tem condições de começar um intercâmbio nada melhor do focar nas pequenas coisas.
A combinação da criação de uma rotina coesa que respeite as fases de alfabetização (não fique só no verbo to be!) e inclua treino de fala e escrita como também mergulhar no universo da língua inglesa com filmes, séries, músicas e com o tempo quem sabe, até livros!
Nesse artigo iremos desvendar o segredo em como aprender inglês rápido e sozinho. Confira a seguir.
Para ser um estudante ou profissional autônomo é preciso ter dedicação e disciplina, ou tudo que se aprendeu inicialmente cai no mar do esquecimento. Afinal, para uma língua se manter viva, ela precisa ser falada e escutada cotidianamente.
Tudo começa pelo planejamento. Apesar de existirem estímulos em inglês por todos os lados, para aprender inglês rápido deve-se ter organização, ou é possível que a sua aprendizagem seja lenta e não gradual.
Dedicando apenas algumas horas todos os dias, nem que sejam duas horinhas é o suficiente para aprender. Estudos comprovam que o hábito é o melhor amigo do aprendizado. De nada adianta estudar longas horas seguidas e não dormir direito a noite, o seu cérebro irá se cansar e não absorver direito aquilo que você estudou, levando a frustração.
Quanto tempo para aprender inglês rápido?
É difícil estipular um tempo exato quando falamos de aprender inglês rápido, de qualquer maneira cada pessoa tem o seu próprio tempo, mas é verdade que quanto maior dedicação, melhor. Respeitando, claro, seus horários de descanso para manter sua mente fresquinha.
Algumas questões que devem ser refletidas na hora de pensar em aprender inglês rápido e fácil são:
Nível atual no idioma
Se você já tem uma noção de inglês vale anotar num caderninho o que você já sabe e abrir um espaço para se aprimorar no que você ainda não conhece. Ter uma noção de onde você já está evitará que você perca tempo.
Facilidade
Cada pessoa é única, algumas têm mais facilidade de conversação, outras de escrita, uns lêem melhor, outros escutam de maneira mais clara. Por isso, vale focar em melhorar seus pontos fracos e não desanimar.
Intenção
Qual é o seu maior objetivo em aprender inglês agora? Essa é uma pergunta válida na hora de estudar inglês sozinho, porque uma língua conta com um ambiente muito vasto de utilidades e seu uso varia de acordo com o seu ambiente.
Você não fala com seus pais da mesma forma que fala com seus amigos e muito menos com os professores ou na hora de redigir uma redação.
Se você busca aprender inglês sozinho para fazer uma viagem de férias, morar em um lugar novo ou mesmo fazer um exame internacional, para todas essas possibilidades são necessários níveis diferentes de dedicação e foco.
Tempo
E só por fim, após analisar todos esses fatores podemos pensar no tempo em si. Comece pensando em quanto tempo tem disponível e quanto tempo falta para aquele objetivo final. Divida as fases de aprendizado em um calendário baseado nisso.
Com bastante dedicação você pode aprender o básico de inglês em apenas 6 meses! Contaremos mais sobre como aprender rápido e sozinho a seguir.
Como aprender a falar inglês sozinho e rápido?
Separamos passos essenciais na hora de manter uma rotina de aprendizado, tornando assim mais fácil aprender inglês sozinho, rápido e fácil.
Cronograma
Com a análise de tempo feita e com o objetivo final em mente, fazer um cronograma de estudos é o ponto de partida pra fazer as coisas irem para frente. Com o cronograma você pode estudar onde, como e quando quiser encaixando em sua rotina. Lembre-se de manter uma frequência diária para não perder o foco!
É preciso que o seu cronograma seja prático, dinâmico e eficiente.
Prática
Quanto mais simples for a estrutura do seu cronograma mas fácil será de cumpri-lo, nada de encher de coisas para serem feitas em um pequeno espaço de tempo logo de cara. Com o tempo você poderá aumentar um pouco a dificuldade, mas não exagere, é preciso sempre ter um tempo de descanso para assimilar o conteúdo.
O Planner (planejador em português), espécie de agenda inteligente, contém estruturas de uma programação diária, semanal, mensal e anual, tornando possível ter uma visão geral de seus estudos de uma forma simples. Vale a pena investir!
Dinâmica
Sempre tente criar conteúdos diversificados para fugir da mesmice e se manter sempre interessado. Dívida aquele tema em vários tópicos para serem estudados ao longo da semana.
Eficiente
O nível de aprendizado, tempo de estudo, metas e objetivos a longo prazo devem estar bem claros para que o cronograma seja eficiente.
Separar em fases
Você pode fazer o seu cronograma mais focado em lições, como o famoso verbo to be ou por formas de comunicação como o listening, speaking e writing (consecutivamente escutar, falar e escrever). Mas claro que você deverá aprender todas essas habilidades.
Na internet você vai encontrar várias listas com passo a passo que podem te ajudar a destravar na hora de sentar em frente a sua mesinha de estudos.
Exercícios
Você pode encontrar vários exercícios para aprender inglês rápido e sozinho online, a renomada faculdade de Cambridge, por exemplo, disponibiliza vários conteúdos, você também pode buscar por aplicativos, playlists no YouTube (como as da Tia do Inglês!) e até podcasts!
Entretenimento é uma ótima maneira de assimilar conhecimento. Tire um dia para assistir filmes e séries em inglês após estudar algumas regrinhas. Vale também analisar as letras das suas músicas favoritas em inglês!
Apps de comunicação onde você entra em contato com outras pessoas irão te ajudar a colocar todo esse conhecimento em prática. E aí gostou das dicas? Então não perca tempo e comece a aprender inglês rápido e sozinho com a ajuda da Tia do Inglês.