Se você é como muitos alunos que precisam do inglês para o ambiente de trabalho, sabe que para dar uma boa impressão deve saber escrever um e-mail com estruturas um pouco mais elegantes e sofisticados do que o inglês mais coloquial e do dia a dia.
Comece chamando seu destinatário de DEAR.
Dear Mr xxxx (por exemplo)
Se você não sabe quem é o receptor e quer dizer algo do tipo: “à quem possa interessar” você pode começar com
“To whom it may concern”.
Se você estiver respondendo uma pergunta, pedido ou um convite. Inicie agradecendo.
“Thank you for your inquiry (pergunta)/order (pedido)/invitation (convite).”
Diga para que está escrevendo.
I’m writing this to request… (eu estou escrevendo para pedir)
I’m writing this to inquire… (eu estou escrevendo para perguntar)
I’m writing this in response to…(eu estou escrevendo em resposta à)
I’m writing this to invite…(eu estou escrevendo para convidar)
Use perguntas indiretas
I would appreciate if you could… (eu agradeceria se…)
I would be very grateful if you (eu agradeceria muito se…)
Se você está em busca de uma resposta.
Can you please let me know if… (você poderia me avisar se..)
Would you be so kind as to inform me about… (Você me faria a gentileza de informar sobre..)
Nunca termine com beijos, ou abraços ou algo do tipo. Prefira os formais…
Sincerely
Yours Truly
Regards.
Veja um exemplo abaixo!