Você sonha em aprender inglês e ser fluente há quanto tempo? Todos os anos tem uma lista de metas e entre elas está aprender a falar inglês, mas não consegue alcançar esse objetivo? Você começa a ficar frustrado porque nunca consegue alcançar a fluência e se sente incapaz de aprender como se fala em inglês. Essa situação é muito comum entre pessoas que estão aprendendo qualquer habilidade, não apenas o inglês. Mas o que fazer?
Você sabe que o inglês é importante para o mercado de trabalho, que dá um super up no currículo, mas nunca consegue ir para frente no aprendizado do idioma. Simplesmente existem dificuldades muito grandes e você não consegue passá-las. O listening é muito difícil, ou a gramática complica sua cabeça? Ou até mesmo entender o que as pessoas estão falando e conseguir respondê-las em um simples diálogo.
Seja qual for a situação, a Tia do Inglês está aqui para te dar dicas no aprendizado da língua inglesa! Como ultrapassar dificuldades e aprender com elas? Como não desistir de aprender a como falar inglês. Let ‘s go!
Por que é tão difícil estudar inglês?
Antes de começarmos a parte prática das dicas da Tia do Inglês, vamos desabafar e colocar todas as nossas dificuldades para fora. Você vai ver que essa crise não é enfrentada apenas por você, mas sim por todas as pessoas que se propõe a aprender a língua inglesa, na verdade, qualquer idioma ou nova habilidade.
Aprender é difícil, se fosse fácil, todo mundo saberia tudo, não é mesmo? Mas precisamos tirar o peso que o “aprender uma coisa nova” carrega. Por que carregamos essa carga de que estudar e desenvolver novos conhecimentos é sempre algo difícil? E se treinarmos nosso cérebro a pensar que é apenas uma fase, desafiadora, mas comum, e com muitas recompensas no final?
Estudar inglês é difícil para todos. Mesmo que você pense: “Fulaninho do meu trabalho aprendeu a falar em inglês em um ano só”. Primeira regra do aprendizado é: não se compare.
Fulaninho pode ter muitas facilidades em áreas que ajudam ele a aprender com maior velocidade, mas pode ter certeza que ele não esgotou o conhecimento da língua inglesa e está muito longe de fazer isso. É muito provável que ele encontre diversas dificuldades em diálogos específicos, por exemplo, que são desafiadores para todos.
Assim, aprender a como falar em inglês pode, sim, ser muito desafiador. Mas é desafiador da mesma forma que foi aprender a dirigir, a andar de bicicleta, a andar e a fazer o trabalho que você faz hoje. E no final das contas, você não faz tudo isso hoje sem nem pensar?
Pois é! Aprender inglês é um processo e se ficarmos apenas pensando o quão longe estamos de chegar em nossos objetivos, não vamos dar nem um passo em direção a ele. Vamos com calma, aprendendo a aproveitar o processo do aprendizado que pode ser muito legal, e a Tia do Inglês vai mostrar como.
Como treinar o inglês sozinho?
Agora que nós, estudantes e pessoas completamente capazes de aprender a como se fala em inglês, estamos mais calmos, vamos conversar sobre como aprender inglês sozinho, afinal, essa é a realidade de muita gente que se propõe a aprender como falar inglês.
Existem diversas formas de treinar inglês sozinho e a Tia do Inglês vai ensinar algumas delas, para você, por exemplo, aprender a entender o inglês falado rápido. As dicas que nós mais gostamos por aqui são, justamente, as que envolvem o que falamos agora há pouco: aprender de forma leve e divertida.
Se você é dos filmes e séries, existem uma lista de produções de diversos tipos e para todas as idades que você pode usar para aprender como se fala em inglês.
Se você quer se desafiar um pouco mais, pode apostar em séries que têm diálogos um pouco mais compridos e episódios de muitos minutos, como no caso de Gilmore Girls (2000-2007). Mas se você gosta de episódios mais curtinhos e séries sobre o cotidiano das pessoas, Friends (1994-2004) e How I Met Your Mother (2005-2014) são ótimas alternativas.
Se séries mais profundas e emocionantes chamam a sua atenção, This is Us (2016-2022) é o que vai te ajudar a alavancar seus estudos em como se fala em inglês!
Fora os filmes, podcasts, letras de músicas e até mesmo conversar com si mesmo na frente do espelho usando um gravador de voz são ótimas formas de treinar como se fala em inglês sozinho!
Segredos que nem seus professores sabem sobre falar em inglês
Agora que já temos algumas dicas e sabemos que é possível estudar e aprender como se fala em inglês sozinho, vamos a alguns segredos sobre o processo de aprender o idioma.
Mas realmente existem segredos na língua inglesa? Quais são eles? Para que eles existem? Seria para transformar o conhecimento de forma rápida e fácil? Obviamente que não, mas esses segredinhos nos ajudam (e muito) no processo de aprender a como se fala em inglês. Let ‘s see?
Constância e Disciplina
Sabe aqueles dias em que você não tem nenhuma vontade de ir trabalhar ou ir pra escola? Você faz o quê? Levanta e vai, independente de querer ou não, certo? E se a Tia do Inglês te contar que esse é um dos segredos para aprender como se fala em inglês?
Constância e disciplina te fazem estudar e se dedicar mesmo nos dias em que você não tem força de vontade nem motivação. Nos dias que tiver se sentindo desmotivado, nem dê espaço para esse pensamento, simplesmente levante e vá estudar inglês!
Esse hábito com certeza trará muitos resultados positivos a longo prazo.
Aprenda inglês de forma conjunta, não isolada
O que significa aprender como se fala em inglês de forma conjunta? O que a Tia do Inglês quer dizer é que não significa você aprender que ‘cachorro’ é ‘dog’ e ‘gato’ é ‘cat’ se essas palavras não fazem nenhum sentido para você dentro de uma frase.
Palavras soltas e traduzidas não ensinam ninguém a como se fala em inglês, mas sim frases completas dentro de um contexto!
Esqueça a pronúncia um pouco
Às vezes dedicamos muito tempo e esforço tentando aprender a como falar algumas palavras super difíceis em inglês. Por exemplo, qual a diferença de pronúncia de ‘tree’ (árvore) para ‘three’ (número)?
Óbvio que é super importante desenvolver nossa fala, mas em muitos casos nos dedicamos a pequenos detalhes e não conseguimos sair deles, o que nos causa cansaço e irritação, nos impedindo de avançar em nosso aprendizado.
Afinal, muitas das vezes que não pronunciamos algo perfeitamente, o contexto ajuda a outra pessoa a entender o que estamos dizendo. Então, lembre-se que pronúncia não tem nada a ver com fluência! Pegue leve com você mesmo e no seu aprendizado de como se fala em inglês.
Gramática não é tudo
Se você ficar se prendendo a como conjugar todos os verbos em todos os tempos verbais, será muito difícil de avançar e aprender como se fala em inglês de verdade. Podemos apostar que nem as próprias pessoas que nasceram nos Estados Unidos não sabem fazer isso, da mesma forma que não sabemos no português.
Concentre seus esforços no que realmente faz diferença no aprendizado de como se fala em inglês!
Se a Tia do Inglês ajuda você a alcançar sua fluência não deixe de acompanhar nossos conteúdos sobre como se fala em inglês.