Como se fala inglês: 7 técnicas infalíveis para você conseguir a fluência

A fluência, seja em qualquer língua, é quando somos capazes de nos comunicarmos de maneira confortável e efetiva. No inglês também é assim, uma mistura das habilidades de reading, listening, writing e speaking. A construção da confiança é essencial para aprender como se fala inglês.

A pessoa que está disposta a dedicar, pelo menos 15 minutos diariamente, para rever conteúdos, adotar algumas leituras ou assistir séries em inglês, com certeza estará muito à frente de conquistar suas metas ligadas à fluência do inglês.

Ao longo da matéria, você verá porque é difícil alcançar a fluência do inglês, quais fatores podem te atrapalhar e algumas das principais técnicas para que você aprenda como se fala inglês. Continue a leitura!

como se fala inglês
Aprenda como falar inglês com algumas técnicas. | Foto: Freepik.

Por que é difícil a fluência do inglês?

É normal surgir algumas dificuldades no aprendizado de um novo idioma, pois há várias barreiras existentes no alcance da influência da língua inglesa, entre elas a falta de foco nos estudos, desinteresse, preguiça, falta de tempo na rotina e a falta de confiança em si mesmo. 

Além desses fatores, a diferença gramatical e a pronúncia da língua são fatores que também atrapalham como se fala inglês, mas diferente dos outros, esses são mais fáceis de resolver quando se tem determinação para aprender como falar em inglês.

Portanto, todos esses problemas podem surgir devido ao cansaço por seguir uma metodologia pouco atrativa e com uma série de exercícios maçantes que acabam desanimando o aluno. Isso pode levar ao bloqueio por se achar incapaz de ser fluente e aprender como se fala inglês. 

Mas, não se preocupe! Você pode ser fluente em inglês e todos esses obstáculos, na verdade, podem ser superados. É importante entender que cada pessoa possui uma maneira diferente de aprender, algumas técnicas podem funcionar para você, outras não e isso não quer dizer que você não vá aprender.

Algumas pessoas se adaptam melhor ouvindo músicas, outras assistindo a filmes, outras lendo livros, etc. O inglês deve ser um hábito praticado todos os dias e com pequenas coisas.

Vale lembrar que estas apenas são algumas das estratégias que te irão te ensinar como se fala inglês, mas é de extrema importância que você possa focar em um curso de inglês para ter propriedade em uma nova língua, que afinal de contas, a fluência não acontece da noite para o dia.

7 técnicas para conseguir sua fluência!

Agora que você já sabe que é normal que algumas dificuldades apareçam ao longo do caminho e que é possível superar os obstáculos, veja algumas técnicas infalíveis para que você possa praticar seu inglês e conseguir alcançar a fluência da língua estrangeira:

1. Parar e se perguntar como falaria em inglês em determinada situação

Você pode fazer isso em vários momentos do seu dia, isso é uma maneira de você se testar e forçar sua mente para pensar em como se fala inglês. É simples! Pense em uma determinada situação: como eu falaria isso em inglês? 

Suponhamos que você irá entregar um relatório para o seu chefe e precisará falar tal coisa. Como seria se você falasse isso em inglês?

Esse hábito de se perguntar várias vezes ao dia faz você parar e pensar, trazer a atenção plena conscientemente se perguntando. Esse é um exercício rápido e que não demanda muito tempo para fazer.

2. Checar se a frase estava certa

A segunda técnica é uma complementação ao primeiro tópico. Como você vai fazer para checar se aquilo que você falou na sua mente estava certo? O ideal é não usar o google tradutor. É recomendável que você acesse o blog englishexperts.com.br, site que contém bastante expressões em inglês e coisas fáceis para aprender. 

Além dele, existe também o dicionário online linguee.com, que traz muitos exemplos, frases prontas e facilita o como se fala inglês sem se preocupar muito com a estrutura.

Outra opção é usar a Alexa ou a assistente do Google para conversar e criar um ambiente de interação, em que você pode fazer sozinho sem depender de outra pessoa.

3. Seguir conteúdos em inglês do assunto de seu agrado

Você pode começar a seguir contas nas redes sociais que tenham conteúdos em inglês e que não sejam professores ou matérias, mas sim coisas que você considera relevantes para você. 

Por exemplo, se você tem interesse em culinária, fotografia ou maquiagem, siga influencers ou contas que produzam esses tipos de conteúdo em inglês.

4. Ouça músicas em inglês e acompanhe a letra escrita

As músicas marcam momentos da nossa vida, Graças a essa memória emocional, é possível aprender como se fala inglês de maneira muito mais fácil com a música. Busque por faixas atuais, encontre a letra da música e cante junto. Pode parecer complicado no começo, mas não desista.

Preste bastante atenção na pronúncia e copie as entonações até conseguir. Além disso, uma boa dica é verificar a tradução da letra. 

Uma recomendação para que você treine o seu listening para aprender como se fala inglês, é através do site www.lyricstraining.com.

5. Assistir a filmes e seriados com legenda e áudio em inglês

Assista filmes e seriados que contem histórias do cotidiano, pois assim você irá aprender como se fala inglês com gírias e expressões. 

Em um primeiro momento, a legenda é um fator importante, pois você não consegue entender apenas ouvindo. Mas, vá se acostumando a assistir filmes com áudio original e legendas em português.

Quando se sentir mais seguro, altere a legenda para inglês e daqui um tempo, nem de legenda você precisará mais!

6. Faça anotações para consultar as palavras

Para aqueles que estão começando a aprender como se fala inglês, é importante estar atento no que há ao redor. Existem diversas coisas com nomes em inglês, como lojas, restaurantes, marcas, produtos, etc. Anote em algum lugar essas expressões que encontrar pelo caminho e pesquise em casa sua tradução. 

7. Use e abuse dos aplicativos e podcasts 

Utilize aplicativos gratuitos ou pagos e podcasts que te ajudarão a aumentar o contato com o inglês. Hello Talk, Duolingo, SpeakingPal English Tutor são alguns apps indicados para aprender como se fala inglês.

Além disso, tem os podcasts. Você pode escutar no carro, a caminho do trabalho, na academia, antes de dormir, etc. Para isso, algumas opções indicadas são: Podcasts in English, BBC e English Class.

Gostou do conteúdo? Agora é  a hora de colocar todas essas técnicas em prática, para que você aprenda como se fala inglês e arrasar nas oportunidades que ainda virão!

Compartilhe este post

Treinamentos

Quer entrar no nosso Grupo VIP?

Clique no botão abaixo para entrar no nosso Grupo VIP do Telegram

Posts Recentes

Veja também