Como se fala inglês: saiba práticas para impulsionar seu aprendizado

Aprender como se fala inglês demanda tempo e dedicação. Há pessoas que levam anos para desenvolver as habilidades necessárias para se tornar fluente na língua estrangeira. No entanto, existem diversos métodos para aprender como se fala inglês, seja nas escolas de idiomas, ensino refilar ou cursos online.

Para aprender como se fala inglês é necessário sempre manter contato com o idioma, assim como acontece conosco ao aprendemos nossa língua materna, Ainda que exista todo um cronograma de estudos a ser seguido, é possível estimular o aprendizado do inglês de diversas formas.

Pensando nisso, ao longo da matéria você verá a importância de aumentar o seu nível no inglês e algumas das principais práticas que irão te ajudar no seu aprendizado contínuo. Continue a leitura!

como se fala inglês
Aprenda como falar em inglês com algumas dessas práticas. | Foto: Freepik.

Por que é importante aumentar seu nível de inglês?

Afinal de contas, qual a importância de aumentar o seu nível no inglês e como isso interfere na sua vida? Por que você precisa dominar o inglês? Esclarecemos todas essas questões em alguns tópicos para que você entenda a necessidade de aprender a língua inglesa. Veja:

Carreira 

O inglês é uma das línguas mais utilizadas entre as corporações multinacionais ao redor do mundo. No entanto, o domínio dessa língua é muito mais que uma prática, é um pré-requisito para várias oportunidades de cargos nas grandes empresas. 

Pensando nisso, está aí o principal motivo pelo qual você precisa aprender inglês: o mercado de trabalho e a sua carreira. Independente da área escolhida, existem cargos e salários muito melhores para serem alcançados e o inglês é uma mão na roda para te ajudar a conquistar.

Isso indica que existem oportunidades a serem preenchidas e em um mercado competitivo, todo profissional que sabe como se fala inglês garante um diferencial na vaga disputada por outros candidatos.

Vida acadêmica 

Independente do que você cursa, grande parte de artigos e conteúdos produzidos sobre assuntos diversos são escritos em inglês ou foram traduzidos para a língua estrangeira. 

Além disso, ao saber como se fala inglês, também é possível ter a oportunidade de entrar em contato com acadêmicos, professores e pesquisadores de todos os lugares do mundo.

Filmes, séries e músicas 

Grande parte das obras que consumimos, seja filmes, séries ou músicas, são produzidas pelos norte-americanos. Além disso, temas explorados e muitas piadas são específicos da cultura. Consumir tudo isso sem intermédio das traduções, faz diferença.

Saber como se fala inglês garante vantagens relacionadas aos conhecimentos no geral, algo que é necessário na vida de todos.

Saúde 

Além das imensas oportunidades no mercado, as possibilidades no meio acadêmico e o aumento ao acesso de entretenimento e informação na língua inglesa, saber como se fala inglês contribui no processo de envelhecer com mais saúde.

Viagens

Saber como se fala inglês permite que você possa desfrutar das descobertas e peculiaridades ao viajar para qualquer lugar ao redor do mundo, sejam elas de cunho cultural, histórico ou simples curiosidades. 

Quando você visita um lugar totalmente diferente, entende e consegue responder e interagir sem medo, faz toda a diferença.

4 práticas para aumentar seu aprendizado!

Agora que você já viu a importância de como falar inglês e aumentar o seu nível com a língua, veja essas práticas do dia a dia que irão te ajudar a se aperfeiçoar cada vez mais no idioma:

1. Leitura em inglês

Uma das atividades principais de uma rotina para a prática do inglês é ler em inglês. Independente do tamanho do texto ou do gênero textual, é importante que você inclua as leituras na sua rotina, pois pode te ajudar muito no ganho de vocabulário – além de melhorar a escrita, é claro.

Você também pode optar por assistir filmes e seriados que contem histórias do cotidiano, pois assim você irá aprender como se fala inglês com gírias e expressões. 

Em um primeiro momento, a legenda é um fator importante, pois você não consegue entender apenas ouvindo. Mas, vá se acostumando a assistir filmes com áudio original e legendas em português.

2. Escrita em inglês, treino do writing

Ligada ao tópico anterior, é de grande importância estimular a escrita em inglês. É muito comum encontrar pessoas que sabem ler e compreender o idioma, mas que não possuem uma boa escrita nele.

Para aqueles que estão começando a aprender como se fala inglês, é importante estar atento no que há ao redor. Existem diversas coisas com nomes em inglês, como lojas, restaurantes, marcas, produtos, etc. Anote em algum lugar essas expressões que encontrar pelo caminho e pesquise em casa sua tradução.

3. Audição em inglês, treino do listening 

Uma das maiores dificuldades para quem está começando no inglês, é o listening. No início, é comum ouvir o mesmo trecho de uma música e não conseguir compreender o que está sendo dito. No entanto, basta treinar mais um pouquinho e logo verá os resultados.

As músicas marcam momentos da nossa vida, Graças a essa memória emocional, é possível aprender como se fala inglês de maneira muito mais fácil com a música. Busque por faixas atuais, encontre a letra da música e cante junto. Pode parecer complicado no começo, mas não desista.

Preste bastante atenção na pronúncia e copie as entonações até conseguir. Além disso, uma boa dica é verificar a tradução da letra.

4. Fala em inglês, treino do speaking

Outro ponto importante para quem quer aprender como se fala inglês, mas ao mesmo tempo um pouco complicado, é a conversação. 

Como muitas pessoas não têm condições de fazer intercâmbio, uma das formas de driblar essa dificuldade é usar a Alexa ou a assistente do Google para conversar e criar um ambiente de interação, em que você pode fazer sozinho sem depender de outra pessoa.

Gostou do conteúdo? Agora é a hora de colocar todas essas técnicas em prática na sua rotina para que você aprenda como se fala inglês e arrasar nas oportunidades de carreira e trabalho, viagens, vida acadêmica, assistir filmes, em suas leituras e muito mais!

Compartilhe este post

Treinamentos

Quer entrar no nosso Grupo VIP?

Clique no botão abaixo para entrar no nosso Grupo VIP do Telegram

Posts Recentes

Veja também