Conversação em inglês: 4 maneiras de praticar mesmo sozinho!

O inglês é uma das línguas mais faladas do mundo e, por isso, dominar esse idioma é uma habilidade que abre muitas portas. Se você já sabe falar inglês, mas não pratica, acaba ficando um pouco “enferrujado”, né? Conseguir encaixar um tempo na sua rotina pra isso e ainda encontrar ou contratar alguém para praticar com você deixa tudo mais difícil, a boa notícia é que existem várias formas de melhorar sua conversação em inglês sem gastar dinheiro e sem precisar de mais ninguém!

Bateu a curiosidade? Então continue a leitura e veja:

  • Por que praticar conversação em inglês?
  • É possível praticar a conversação sozinho?
  • Quatro formas simples de exercitar seu inglês.
conversação em inglês
Veja como exercitar sua conversação de inglês sozinho. Saiba se você está conversando em inglês de modo eficiente. | Pexels.

Por que praticar conversação em inglês?

Praticar o seu inglês, seja através de aulas de conversação ou outras formas, é importante para manter seu nível de proficiência na língua – afinal, quando passamos muito tempo sem praticar, acabamos esquecendo de algumas coisas.

Com o inglês na ponta da língua, você só tem a ganhar! Olha só:

Praticar o seu inglês, seja através de aulas de conversação ou outras formas, é importante para manter seu nível de proficiência na língua – afinal, quando passamos muito tempo sem praticar, acabamos esquecendo de algumas coisas.

Com o inglês na ponta da língua, você só tem a ganhar! Olha só:

Qualificação profissional

Atualmente, o inglês deixou de ser um diferencial e passou a ser um requisito para muitas vagas!

Saber como conversar em inglês te torna um profissional mais qualificado e apto a se candidatar a mais vagas do que quem não domina a língua.

Muitas empresas com funcionários em mais de um país procuram profissionais bilíngues que dominem o inglês e, portanto, consigam se comunicar com os outros colaboradores.

Viagens internacionais

A língua inglesa é falada em mais de 80 países e adotada como língua oficial em cerca de 14 deles, então quem deseja conhecê-los precisa saber se comunicar!

Com a conversação de inglês em dia, você pode viajar e conhecer outros lugares, culturas e pessoas tranquilamente, sem passar perrengues por não conseguir se expressar e entender os locais.

Experiências acadêmicas internacionais

Muitos conteúdos do meio acadêmico são produzidos em inglês, sejam eles vídeos, livros, artigos, ou podcasts.

Além disso, programas de intercâmbio acadêmico durante a graduação, pós graduação, mestrado ou doutorado, em sua maioria, colocam o inglês como um requisito para quem deseja se candidatar.

Fazer aulas de conversação e praticar o seu inglês é importante para não perder oportunidades como essa!

Conexão com pessoas e informação

Além do meio acadêmico, diversos outros tipos de conteúdo são produzidos em inglês: palestras, filmes, vídeos, blogposts, notícias, tweets, etc.

Quem domina o inglês consegue ter acesso a todos esses conteúdos, ampliando e diversificando suas fontes de informação e entretenimento!

O mesmo vale para conseguir se conectar com pessoas, como turistas que estão à passeio na sua cidade, por exemplo. Quem sabe conversar em inglês consegue trocar experiências com estrangeiros, o que é muito enriquecedor.

É possível praticar conversação sozinho?

Agora que você já entendeu a importância do inglês, deve estar se perguntando: como eu faço para conseguir praticar a conversação sozinho?

Não precisa se preocupar, é só seguir a leitura e conferir estas 4 dicas que vão te ajudar a ficar com o inglês na ponta da língua de forma gratuita e descomplicada.

Vamos lá?

Use e abuse da tecnologia

Com o avanço da tecnologia, praticar o inglês ficou bem mais fácil: está literalmente na palma da sua mão!

Seja através de um notebook, smartphone ou tablet, existem várias ferramentas tecnológicas que nos permitem exercitar a leitura, fala, escrita e escuta do inglês.

Siri e Alexa

Se você tiver algum dispositivo com uma inteligência artificial como Siri e Alexa, que estão aptas a interagirem com o interlocutor, aproveite-as para conversar em inglês! Já pensou em bater um papo com a Alexa enquanto aprimora seu inglês?

My Language Exchange

Você pode usar o My Language Exchange ou outro aplicativo semelhante para se conectar com um parceiro de conversação online! Assim, encontrar alguém para conversar em inglês não será um problema.

Pratique trava línguas em inglês

Não é só a tecnologia que pode ser uma grande aliada do seu processo de aprendizagem: os jeitos clássicos também são uma boa aposta!

Busque trava línguas em inglês na internet e tente repeti-los em voz alta, é um exercício que você pode fazer a qualquer hora, pelo tempo que quiser, sem gastar dinheiro e sem precisar de mais ninguém. 

Para encontrá-los, basta uma rápida pesquisa no Google e pronto: a diversão e o aprendizado estão garantidos!

Cante músicas em inglês

E falando em unir entretenimento e processo de aprendizado, qual melhor jeito de praticar o inglês que não seja cantando sua música internacional favorita?

No caminho para o trabalho, enquanto lava os pratos ou na hora do banho: você escolhe o momento para soltar a voz e deixar o inglês em dia!

Leia textos/livros em inglês em voz alta

Mais uma vez, você pode contar com a tecnologia para te ajudar nisso: diversos artigos, textos e livros estão disponíveis online em inglês.

Que tal escolher o que mais te interessa e aproveitar para praticar a conversação do inglês enquanto faz a leitura?

Essa é uma ótima dica não só para exercitar a pronúncia das palavras, mas também a gramática, analisando a construção das frases, acentos, etc, quando estiver lendo.

Ah, e isso também é algo que você pode encaixar na sua rotina da forma que quiser, sem depender de horários ou de outra pessoa!

Gostou das dicas? Então compartilhe o post com aquela pessoa que também quer muito praticar o inglês e não sabe como!

O importante é não deixar de lado essa oportunidade de evoluir tanto como pessoa quanto como profissional, afinal, aprender e exercitar o inglês é um comprometimento que só traz benefícios e abre diversas portas.

Se quiser ir além e contar com uma ajuda profissional e especializada para impulsionar ainda mais o seu desenvolvimento no domínio da língua, você também pode apostar em aulas de conversação em inglês.

Treinamentos

Quer falar inglês Fluente?

Clique no botão abaixo para entrar em nossa Lista VIP👇

Posts Recentes

Veja também

vantagens de aprender inglês

Entra ano e sai ano e eu ainda não falo inglês – Por que isso está acontecendo?

Conversar com um gringo

20 expressões para você usar com um gringo

conversa informal em inglês

Aprenda a começar uma conversa informal em inglês

Pensar em inglês

O guia completo para aprender a pensar em inglês