Destravar o listening: saiba como treinar e identificar os verbos em inglês

Com certeza, você conhece pessoas que no caminho até a fluência em inglês encontram muitas dificuldades no famoso ‘listening’. Mas,  o que realmente é o listening? Em tradução livre, ‘listening’ significa ouvir/escutar. Assim, quando treinamos o listening em inglês estamos treinando nossa habilidade de escutar e entender em inglês. Nesse meio, é muito comum que alunos, tanto iniciantes quanto avançados, encontrem dificuldades em ter essa boa compreensão. Por isso, hoje, a Tia do Inglês vai te dar dicas de como destravar o listening e aprender a identificar os vocabulários e verbo em inglês.

Nosso aprendizado em inglês passa por, pelo menos, quatro bases muito importantes para que aprendamos de forma igual nas seguintes habilidades: vocabulary (vocabulário), grammar (gramática), speaking (fala) e finalmente, listening (ouvir).
Desenvolver essas quatro áreas de forma conjunta é o que realmente alavanca nosso aprendizado no inglês, mas e quando encontramos mais dificuldade em um deles? Como o listening? O que fazer quando o listening trava? Como aprender a identificar palavras e verbos, como o verbo to be, que é o principal verbo em inglês, no listening? A Tia do Inglês vai te dar o ‘help’! 

verbo em inglês
Ouvir músicas e podcasts é uma das maravilhosas dicas para treinar seu listening. Saiba mais sobre “quais os verbos em inglês”. | Foto: Unsplash.

Por que é difícil praticar o listening?

É muito comum na rotina de pessoas que estão aprendendo e desenvolvendo seu inglês que assistam séries, ouçam músicas e vejam filmes para treinar o listening e identificar palavras e verbo em inglês em conversas de rotina de pessoas falantes da língua inglesa. 

Esse realmente é um método muito efetivo e um dos mais recomendados para que seu inglês seja desenvolvido (e já adiantando, é uma ótima forma de destravar o listening e aprender a identificar o verbo em inglês). 

Mas, normalmente, até conseguirmos avançar e entender todos os diálogos de filmes e séries e letras de músicas perfeitamente, vamos usando alguns métodos de apoio, como as legendas. 

Porém, como qualquer plano de avanço, uma hora precisamos aprender a depender dessa “bengala” que são as legendas. Muitas pessoas estudantes de inglês, que utilizam muito e são “viciadas” em legendas, quando têm oportunidade de fazer viagens para países falantes da língua inglesa enfrentam um choque por ver as falas e diálogos sem ter o apoio das legendas em português e é exatamente nessas horas nosso listening é testado.

Desenvolver o listening e aprender a identificar verbo em inglês pode ser complicado muitas vezes porque nosso cérebro não está acostumado a assimilar tantas informações em um idioma que não é nosso, como a língua portuguesa. Ainda mais informações que vêm em uma velocidade muito grande, como a fala de uma pessoa. 

Basicamente, o que acontece para o listening ser tão difícil é realmente a frustração por não conseguir acompanhar um diálogo, mesmo com tanto estudo e dedicação. 

Por isso, a Tia do Inglês vai te dar algumas dicas de como melhorar o listening, principalmente de forma a identificar o verbo em inglês (que podem ser um pouquinho mais difíceis). 

5 práticas para melhorar o listenin

Agora que sabemos a realidade que envolve o listening, vamos ver algumas dicas para destravar a audição para o inglês e aprender a ouvir e entender vocabulários, diálogos e verbo em inglês?

Dedicação

A Tia do Inglês começa com uma dica super básica, mas necessária. Para aprender qualquer nova habilidade não há segredo ou ‘receita de bolo’, e assim é com o inglês e principalmente com o listening.

Para ajudar a destravar seu listening, é necessário muita dedicação e o mais importante: constância. Não adianta queremos estudar quatro ou cinco horas em um dia e não estudar nem dez minutos em outro. A constância é um segredo muito importante quando queremos aprender algo novo, porque treinamos nosso cérebro àquela atividade. 

Assim, dedicação e constância é uma das chaves mais importantes para aprender e desenvolver o listening e identificar verbo em inglês em diálogos e conversas. 

Mas, se você quer saber quanto tempo é necessário dedicar ao listening diariamente, dependendo de sua rotina de estudos, você pode dedicar de 10 a 15 minutos para treinar sua audição de verbo em inglês. A longo prazo, isso com certeza dará bons resultados. 

Assista filmes, séries e ouça músicas

Essa dica nós já falamos por aqui, mas ela é realmente muito eficiente. Assistir séries, filmes e ouvir músicas que você gosta e te interessam é uma forma de unir estudos e interesses pessoais, o que é uma chave de ouro para o aprendizado, principalmente para os alunos que encontram dificuldades de identificar vocabulários e verbo em inglês no listening! 

Ouça Podcasts

Essa dica é tão legal que merece um espaço só pra ela! Sabemos que os podcasts estão muito na moda e fora que é super legal colocar o fone e ir fazer aquela caminhada, ou mesmo ouvir vários episódios enquanto faxina a casa ou volta do trabalho. 

Esses momentos podem ser produtivos com você treinando o seu listening e aprendendo a ouvir e identificar verbo em inglês com podcasts de seu interesse! Podem ser notícias, podcast de humor, de entretenimento, de crítica, seja o que for, com certeza vai te ajudar a destravar o listening! 

Converse em inglês

Você pode pensar que seu conhecimento ainda não permite que você saia por aí conversando em inglês com as pessoas, mas arriscar-se é a melhor forma de desenvolver o aprendizado. 

Não precisa necessariamente conversar com nativos (apesar de existirem diversas plataformas e sites para isso), mas pegue um amigo e desafie ele a conversar com você apenas em inglês por uma tarde inteira! Isso com certeza vai ajudar muito no seu listening e aprender a identificar e ouvir verbo em inglês! 

Use o Lyrics Training

Ainda na ideia de estudar e desenvolver o listening com coisas que gostamos, a Tia do Inglês vai deixar aqui um link maravilhoso!

O Lyrics Training é um aplicativo que permite que você ouça uma música e te desafia a escrever a parte da letra que foi tocada, ou seja, simplesmente perfeito para você que precisa aprender a ouvir melhor os diálogos, palavras e verbo em inglês! 

Dicas para melhorar o speaking

Agora que temos diversas dicas para o listening, saiba que muitas delas ajudam muito o speaking também! Ou seja, você consegue treinar as duas habilidades ao mesmo tempo! 

Se a Tia do Inglês ajuda você a alcançar sua fluência e aprender verbo em inglês, não deixe de acompanhar nossos conteúdos!

Treinamentos

Quer falar inglês Fluente?

Clique no botão abaixo para entrar em nossa Lista VIP👇

Posts Recentes

Veja também

vantagens de aprender inglês

Entra ano e sai ano e eu ainda não falo inglês – Por que isso está acontecendo?

Conversar com um gringo

20 expressões para você usar com um gringo

conversa informal em inglês

Aprenda a começar uma conversa informal em inglês

Pensar em inglês

O guia completo para aprender a pensar em inglês