Você já pensou em estudar inglês com música? A ideia pode parecer absurda, principalmente para aqueles que estão acostumados com os métodos tradicionais de ensino. A grande questão, contudo, é que as músicas são perfeitas para você aprender e exercitar seu inglês e, o melhor, de qualquer lugar! Durante esse processo, nós memorizamos as letras, exercitamos a compreensão das palavras e nossa pronúncia. Além disso, é uma forma divertida e leve de aprender inglês.
Aprender inglês com música é fácil, mas existem algumas canções que facilitam ainda mais esse processo. Isso porque possuem letras mais simples, um ritmo mais lento e até mesmo a pronúncia dos cantores é de fácil compreensão. Por exemplo, um rap possui uma batida rápida e a letra acompanha esse ritmo. Para alguém que está começando, compreender o que está sendo dito pode ser bem mais difícil.
Pensando nisso, a seguir, listamos algumas dicas para você aprender inglês com música, para poder destravar de vez na língua. Além disso, apresentaremos algumas músicas que são fáceis e perfeitas para você aprender inglês.
5 dicas para aprender inglês com músicas
Primeiro, aprenderemos algumas dicas fundamentais para se aprender inglês com música, isso porque não basta apenas escutar algumas canções, é preciso estudá-las. Decorar a letra, aprender novas palavras e, o mais importante, compreender o que está sendo dito. Para alguns isso pode ser um grande desafio, mas com algumas pequenas orientações tudo fica mais fácil.
Veja, a seguir, 5 dicas para estudar inglês com música, que vão tornar todo o processo de aprendizagem bem mais fácil.
1.Escolha as músicas certas
Antes de mais nada, é preciso escolher as músicas certas, ou seja, aquelas que são fáceis para você e que irão agregar no seu aprendizado. Como dissemos anteriormente, se você está começando agora a estudar inglês com música, escolher uma música com palavras muito difíceis, um ritmo muito rápido, entre outros detalhes, podem não te ajudar em nada.
Por isso, vá em canções mais simples, com uma batida mais lenta e fácil de acompanhar, além disso, com palavras mais fáceis e que você está aprendendo. Além disso, para aqueles que já estão mais avançados nessa questão de estudar inglês com música, escolher canções muito fáceis ou que você já estudou não é vantajoso.
2. Escute a música escolhida e anote tudo sobre ela
Em seguida, após escolher a melhor música para você, está na hora de escutá-la. A dica é: preste muita atenção a letra da música, a cada palavra que está sendo dita, desde aquelas que você já conhece até aquelas que você nunca ouviu. Anote cada uma dessas palavras e aquelas que você já conhece o significado, anote na frente. Faça esse exercício até você obter o número máximo de palavras conhecidas e desconhecidas. Se necessário, acompanhe a letra da música.
Além disso, tente cantar junto, repita cada uma das palavras até que sua pronúncia se aproxima da pronúncia do cantor. Não tenha medo de errar e, se esquecer de cantar uma palavra ou outra, tudo bem!
3. Confira a letra da música
Em seguida, nessa jornada de estudar inglês com música, está na hora de consultar a letra. Assim que terminar de ouvir a música, abra a letra dela em algum site ou aplicativo e ouça novamente, mas desta vez acompanhando a letra. Anote as palavras que você deixou escapar, mas que não conhece.
Além disso, com a letra em mãos, tente compreender o que está sendo dito, ou seja, qual o contexto daquela canção. A partir das palavras que já conhece, fica bem mais fácil de entender o que está sendo dito. Cante junto, faça mais anotações e escreva um resumo sobre o que se trata a letra.
4. Veja a tradução
Assim que ouvir toda a música novamente, está na hora de ir para a quarta dica de como estudar inglês com música. Você irá ver a tradução! Você só saberá os significados das palavras que conferem a tradução da música em português. Na maioria dos sites e aplicativos de música, a letra original e a traduzida estão disponíveis.
Confira cada uma das palavras, anote o significado daquelas que você não conhecia e confira se aquelas que você já conhecia e anotou o significado estão certas. Mas e se surgirem dúvidas? Existem diversos dicionários online de inglês, que você pode conferir o significado das palavras.
5. Escreva você mesmo a letra
Agora que você já conhece novas palavras e seus significados e já está acostumado com a música, você pode ouvi-la novamente e transcrever a letra da música. Por isso, dê novamente um play e confira toda a canção. Vá escrevendo a letra enquanto isso, pause quando necessário, pense um pouco, mas não vale copiar de nenhum site! Assim que estiver com toda a letra, tente traduzi-la, para que você também tenha em mente seu significado em português.
E não se esqueça, durante todos esses exercícios, cante junto com a música, pois assim você irá treinando sua pronúncia.
5 músicas para aprender inglês
Agora que conferiu as principais dicas para aprender inglês com música, está na hora de você conhecer as 5 melhores músicas para aprender esse idioma. Todas as canções citadas são fáceis, mas irão agregar muitas em seu aprendizado. Isso porque possuem um ritmo mais lento, porém, estão repletas de palavras diferentes e que irão te ajudar no dia a dia.
1.Viva La Vida – Coldplay
Essa é uma música conhecida por muitos, mas poucos sabem que ele é perfeita para estudar inglês com música. Com frases simples, uma pronúncia clara e um ritmo bom, essa canção é perfeita para aqueles que desejam aprimorar a língua.
Confira um trecho de Viva La Vida, da banda Coldplay:
I used to rule the world
Seas would rise when I gave the word
Now in the morning I sleep alone
Sweep the streets I used to own
I used to roll the dice
Feel the fear in my enemy’s eyes
Listened as the crowd would sing
Now the old king is dead!
Long live the king!
2. My Blood – Twenty One Pilots
Outra música fácil de se acompanhar, com um ritmo mais lento, pronúncia clara e palavras mais simples é My Blood, da banda norte-americana Twenty One Pilots. O nome da canção e da banda, por si só, já são uma lição!
Confira, a seguir, um trecho da música:
Surrounded and up against a wall
I’ll shred them all, and go with you
When choices end, you must defend
I’ll grab my bat, and go with you
I’ll go with you
I’ll go with you
I’ll go with you, yeah
Stay with me
No, you don’t need to run
Stay with me, my blood
You don’t need to run
3. Mamma Mia – ABBA
A banda sueca ABBA é perfeita para aqueles que estão aprendendo inglês, isso porque a língua materna do grupo não é o inglês. Agora você deve estar se perguntando: Como assim? Pois bem, por não falarem inglês como língua materna, a banda possui uma pronúncia mais clara e que se assemelha muito a nossa. Por isso, mesmo com canções com um ritmo mais acelerado, é fácil de compreender o que o quarteto está dizendo.
Confira, a seguir, um trecho de Mamma Mia, uma das músicas mais famosas do ABBA:
Mamma mia, here I go again
My my, how can I resist you
Mamma mia, does it show again
My my, just how much I’ve missed you
Yes, I’ve been brokenhearted
Blue since the day we parted
Why, why did I ever let you go
Mamma mia, now I really know
My my, I could never let you go
4. We Are the Champions – Queen
O grande clássico do rock é uma canção perfeita para quem vai estudar inglês com música, isso porque é uma letra mais elaborada, mas que não chega a ser impossível de compreender. Além disso, a pronúncia é clara e o ritmo é fácil de acompanhar. Ela, contudo, não é recomendada para os mais iniciantes.
Confira, a seguir, um trecho de We Are the Champions, da banda Queen:
I’ve paid my dues
Time after time
I’ve done my sentence
But committed no crime
And bad mistakes
I’ve made a few
I’ve had my share of sand kicked in my face
But I’ve come through
And we mean to go on and on and on and on
We are the champions, my friends
And we’ll keep on fighting till the end
We are the champions
We are the champions
No time for losers
‘Cause we are the champions of the world
5. Thinking Out Loud – Ed Sheeran
Essa é a canção ideal para os românticos que desejam estudar inglês com música, isso porque a letra é simples, mas possui palavras-chave para o nosso dia a dia. Além disso, a pronúncia do cantor britânico Ed Sheeran é clara e aberta, sendo assim, fácil de entender.
Confira, a seguir, um trecho de Thinking Out Loud, uma das músicas mais famosas de Ed Sheeran:
When your legs don’t work like they used to before
And I can’t sweep you off of your feet
Will your mouth still remember the taste of my love?
Will your eyes still smile from your cheeks?
And, darling, I will be loving you till we’re seventy
And, baby, my heart could still fall as hard at twenty-three
And I’m thinking about how
People fall in love in mysterious ways
Maybe just the touch of a hand
Well, me, I fall in love with you every single day
And I just wanna tell you I am
Agora que você já conhece as principais dicas para quem deseja estudar inglês com música, está na hora de acabar com as desculpas e aprender agora esse idioma!