Inglês por Imersão funciona?

20/07/2017

Em primeiro lugar vamos entender o que é imersão. Imersão de acordo com o dicionário é o ato de imergir ou seja, mergulhar. Em um ambiente de imersão seja ele em casa ou em um treinamento você é cercado do tema que deseja aprender por todos os lados. Você se desliga do mundo para dar 100% do seu foco para o aprendizado. Essa é a proposta mais eficiente para se aprender um novo idioma, porque ela simula a maneira como você aprendeu o seu primeiro idioma.

Como foi a sua primeira “metodologia” para aprender? Não houve nenhuma, não havia um ambiente controlado, uma sala de aula, lousa, papel ou caneta. Você aprendeu porque o seu cérebro tem nele ferramentas para desenvolver a comunicação, isto é tão natural para o ser humano quanto aprender a caminhar ou digerir. A maneira mais conhecida de fazer isto são os famosos intercâmbios, que não necessariamente se tornarão uma fórmula mágica para aprender, pois há que existir esforço, coragem e determinação de sua parte.

O que você deve considerar antes de fazer um intercâmbio?

Se você realmente está determinado a aprender e se jogar nas situações. Caso contrário vai acabar como a grande maioria de alunos frustrados que investem seu rico dinheirinho, passar 6 meses ou até um ano fora, se envolvem com outros brasileiros, mal saem de casa, não se expõe à situações onde vai precisar se comunicar e voltam com a mala cheia, mas a sonhada fluência no inglês que é bom… nada!

A imersão pode ser feita em qualquer lugar do mundo, até em casa, desde que você se comprometa a ter um contato diários com o idioma. E cerque-se de inglês por todos os lados, seja na músicas que vai ouvir, nos filmes que vai assistir ou até mesmo na sua TV em casa.

Existem também os cursos de imersão como o meu, onde você passa um números de dias, cercado e bombardeado de prática e muito listening.

Agora vamos entender como funciona o final de semana de imersão com a Tia
Nosso objetivo é passar um final de semana inteirinho praticando o inglês, estamos falando de hands on practice! criando situações onde os alunos devem conversar e interagir em inglês o tempo todo, inclusive em momentos de break, como coffees, almoço e jantar. Para isso, vamos à um hotel, iniciamos nossas atividades na sexta a noite e só terminamos no domingo a tarde. É como um intercâmbio de final de semana, mas lá você está sendo assistido e monitorado o tempo todo para que o bichinho da auto-sabotagem não te pegue.
Lembra como foi fácil aprender Português?
Porque na verdade não havia um método e sim pura prática e vivência. Na Imersão é assim você aprende de maneira dinâmica, divertida e natural, sem livrinhos, exercícios tediosos e repetitivos. Além disso, usamos a Programação Neurolinguística
Mas o que é PNL, tia?
É uma ferramenta do trato psicológico e comportamental que auxilia no ajuste de crenças e comportamentos que podem impedir o aluno de ter o resultado desejado.  Como assim? Muitas vezes o aluno se sente incapaz de se comunicar, inseguro, tem medo de julgamentos externos, tem medo de errar, tem dificuldade de concentração, esquece o vocabulário e isso pode impedi-lo de usar o que sabe. E para isso a PNL é 100% eficaz!

Quer passar um final de semana comigo? Eu vou te contar tudo === imersao@tiadoingles.com.br

>