A fluência em inglês agrega dois principais componentes: o falar e o ouvir, e eles andam juntos, um dependendo do outro. Assim, se você não conseguir escutar uma frase em inglês e interpretar o que está sendo dito, muito dificilmente você vai conseguir formar uma oração que faça sentido e falar fluentemente. Dessa forma, buscar maneiras de como melhorar o listening em inglês é uma ação muito positiva.
Além de ser uma forma de medir o conhecimento adquirido, o listening também é uma maneira de relacionar os conteúdos de inglês que já foram vistos, descobrir um pouco mais de como a gramática da língua é usada no dia a dia e, por último, conhecer mais palavras que irão agregar em seu vocabulário.
Também é preciso considerar que a maneira de como melhorar listening em inglês (e o aprendizado da língua em geral) nada mais é do que um processo. Dessa maneira, o primeiro passo que você deve dar é o de sempre deixar a ansiedade de lado e não se frustrar caso alguns termos e frases não sejam entendidos em um momento inicial.
Distinga entre listening passivo e ativo
O primeiro passo de como melhorar o listening é fazendo distinções básicas. A mais relevante delas é a diferente de listening passivo e passivo. O passivo é aquele que você vai escutar o que está sendo dito em inglês e tentar assimilar, isso sem nenhum tipo de esforço externo, como um dicionário ou livro de gramática.
O listening ativo, por sua vez, é aquele que você escuta a frase já estudando: anota os termos, procura palavras que não sabe e entende o funcionamento das frases. O ativo é mais efetivo, e deve ser feito com frequência, mas, se o tempo é curto, é melhor ir no passivo do que ficar sem praticar.
Escute e tente repetir
É preciso escutar o que as pessoas têm a dizer, assimilar as palavras que foram proferidas, e formular uma frase que faça sentido e reflita aquilo que você está querendo dizer para que a fluência em inglês esteja completa. Assim, mais do que somente ouvir, é preciso usar o listening para aprender como falar.
Dessa forma, durante a prática do listening, o ideal é que você escute frase por frase, faça a tradução (prestando atenção na montagem da oração), procure por informações que lhe são desconhecidas e, depois de tudo isso, repita até que a pronúncia esteja correta e que você tenha entendido cada item que forma a frase.
Aprenda padrões básicos de connected speech
O connected speech é um termo que se refere a como as frases são montadas, ou seja, qual é o papel de cada uma das palavras (dentro de suas determinadas classificações) na formação de uma fala conexa e que faça sentido. Dentro dos idiomas, existem maneiras mais formais e eruditas de montar frases e maneiras mais coloquiais.
Para melhorar o listening, é interessante ouvir as frases já prestando atenção na formação delas. Você irá perceber que a montagem é praticamente a mesma, tudo bem parecido. O nível de dificuldade e de erudição vai subindo conforme você vai praticando.
Assista a filmes e séries sem legendas
Assistir a filmes e séries com legenda já é uma forma ótima de como melhorar o listening. Entretanto, essa é uma ação meio difícil de ser realizada pois é bem complicado ao cérebro humano prestar atenção na tradução e no áudio ao mesmo tempo, um sempre será privilegiado em detrimento do outro.
Por isso, o ideal é que você assista a filmes e séries sem legenda nenhuma (se tiver muito difícil de entender, coloque a legenda em inglês e acompanhe a cena e o escrito simultaneamente). Essa ação deve ser vinculada a um listening ativo, relacionado às frases e procurando por palavras desconhecidas.
Amplie seu vocabulário
A principal serventia do listening é conseguir ouvir e entender as pessoas e ampliar o vocabulário para que a sua fala fique mais rica e, de fato, fluente. Para isso, quando você for escutar algo em inglês, preste sempre muita atenção nas palavras desconhecidas.
Muitas delas vão passar despercebidas, está aí a necessidade de ser uma prática corriqueira, feita em muitos dias da semana. Anotar e escutar as palavras desconhecidas tornará o seu vocabulário muito mais rico.
Ouça podcasts em inglês
Os podcasts são verdadeiras obras primas para quem quer aprender inglês. O maior apelo deles está na praticidade: você pode ouvir em qualquer lugar fazendo absolutamente qualquer coisa. Optar pelos podcasts em inglês se tornou, assim, uma ótima forma de melhorar o listening.
O interessante deles é que os participantes geralmente estão em conversas informais, o que faz com o listening seja uma prática que replica o real, o verdadeiro, a forma como os nativos realmente conversam, tornando, assim, a fluência muito melhor.
Cante músicas no idioma
A música é uma das formas mais efetivas de praticar o listening. Essa característica se dá pelo fato delas serem bastante grudentas e, assim, realmente ficam na cabeça por bastante tempo.
Entretanto, para que seja um listening de fato eficiente e satisfatório, mais do que ouvir essas músicas é preciso cantá-las também, serve prestando atenção na maneira correta de pronunciar as palavras e na forma como as frases estão montadas.
Treine sua conversação
A conversação deve ser o final do listening, a consequência direta e profunda dele. Entretanto, somente com o ato de ouvir pessoas conversando em inglês não será possível ter uma conversação boa.
Por isso, além de ouvir, você deve treinar a sua conversação. O interessante para isso é ter um grupo de estudos em que você possa sentar e conversar para que todos se tornem fluentes em inglês juntos.
A forma mais eficiente de como melhorar o listening em inglês é estudando (termos, vocabulário, gramática). A Tia do Inglês é, nesse sentido, uma verdadeira salvadora da pátria. Ela, que já é professora de inglês há mais de 28 anos, oferece aulas ao vivo e posta vídeos no YouTube que te ajudarão bastante nessa jornada em busca da fluência.