Melhore seu listening com essas 7 dicas práticas

Alunos de Inglês estão sempre buscando maneiras de melhorar suas habilidades auditivas. E eu posso te garantir uma coisa, quando se trata desta habilidade NÃO HÁ ATALHOS! Tudo que você precisa é de hands-on practice. Mas não adianta você escutar 5 -10 minutos na aula e depois esquecer e só na semana que vem escutar mais 5-10 minutos.

Faça as contas se você escuta de 5-10 minutos “todos” os dias (sem pausa) ao final de um ano 365 dias que sabemos que não é o cenário real, você terá em um ano mais ou menos 60 horas de INPUT. Agora compare com a quantidade que você ouviu o seu primeiro idioma, 24 horas por dia por no mínimo 2 anos antes de começar a balbuciar as primeiras palavras “reconhecíveis”. Ou seja você precisa aumentar e muitoooo a quantidade de listening se quiser realmente ver resultados. Estima-se que você necessite algo em torno de 1200 horas de prática pra entender um segundo idioma mais confortavelmente.  Vamos as dicas Práticas?

  1. Distingua entre listening passivo e ativo. Escutar passivamente significa escutar por escutar sem prestar tanta atenção ou fazer esforços conscientes. Esse tipo de exercício é perda de tempo se você quer realmente ver resultados, terá que praticar active listening, onde você para e escuta e faz um esforço para manter a mente presente no que está ouvindo, O IDEAL É BUSCAR EXERCÍCIOS. (no meu curso online você encontrará)
  2. USE E ABUSE da repetição, escute o mesmo texto, música, ou whatever you are going to listen, no mínimo 3x. A repetição fará com que você aprenda lexicalmente, ou seja frases e chunks of language não apenas palavras soltas.
  3. Escute e tente repetir, com a mesma voz a mesma tonalidade e ritmo. Pode ser desafiador no começo mas, prometo que você vai se divertir no final das contas. Não precisa ser um exercício ou texto longo, faça isso apenas com 10 ou 15 frases, mas tente chegar o mais próximo possível do som que ouviu. Eu particularmente uso filmes e séries para fazer isto.
  4. Aprenda padrões básicos de connected speech. Essa é a chave para a compreensão. Não apenas focar nos sons de palavras soltas, mas entender quais novos sons são formados quando as palavras se juntam.
  5.   Aprenda a silenciar a mente. Muitas vezes quando estamos ouvindo algo ou alguém nossa mente foge e divaga sobre vários outros assuntos vivenciados naquele dia. Aprenda que o foco e a concentração são fundamentais para que você realmente tenha resultados com esse tipo de exercício. Se você notar que está sem foco e com dificuldade de concentração tente meditações guiadas, elas trazem bem estar e ainda treinam a sua mente.
  6. Não espere milagres, você não vai sair do zero à estou vendo filmes sem legenda de um dia para outro, isso não existe! Tenha paciência e continue sendo persistência. O que traz o resultado é a constância e a determinação. Você já viu alguém ter abdômen tanquinho indo uma vez por semana na academia? Ou já viu alguém criar  six peck  do dia para a noite? No listening é igual! Treine seu músculos “de ouvir”.

  7. Amplie seu vocabulário, lendo mais, assistindo mais séries e creia em mim jogando video games que contenham histórias. Quanto mais palavras souber, maiores são as chances de reconhecê-las quando estiver ouvindo.

Se esse Post te ajudou compartilhe com os amigos!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Posts Relacionados