Present perfect continuous: entenda o que é e quando usar

Se você está na jornada de aprender inglês e se tornar fluente neste outro idioma, com certeza já cruzou com o chamado “Present Perfect Continuous”. No meio dos estudos e lições de gramática, esse “monstro” dos tempos verbais apareceu e a Tia do Inglês já adianta: não há motivo para nos assustar. Vamos aprender tudo sobre o present perfect continuous e você vai ficar sem dúvidas! 

Com certeza, você já aprendeu o simple present, o simple past e o past perfect e agora está na hora de aprender o present perfect continuous.

Apesar do nome grande, que realmente pode causar um susto à primeira vista, tenho certeza que da mesma forma que você domina os outros tempos verbais, vai tirar de letra estre também! Vamos lá?

Present perfect continuous
O Present Perfect Continuous é essencial para aumentar o repertório em speaking e writing! Saiba quais são os present perfect continuous exemplos. | Foto: Pixabay.

O que é o present perfect continuous?

Como dissemos, o present perfect continuous é um tempo verbal na língua inglesa que pode ser traduzido como “Presente perfeito contínuo”. Ou seja, é uma ação que começou no passado, mas se estende até o momento presente. 

Além disso, também podemos usar o present perfect continuous para falar sobre ações que também começaram no passado, mas foram finalizadas recentemente. 

Quando usar present perfect continuous?

Normalmente, na língua portuguesa (principalmente oralizada) não temos o costume de conjugar de forma gramaticalmente correta segundo a norma formal frases que se encaixam no present perfect continuous. 

Por exemplo, quando queremos dizer que “Beatriz tem estudado o dia todo” não falamos necessariamente dessa forma. No português, tendemos a encurtar a ideia e simplesmente falar que a Beatriz está estudando o dia todo. No entanto, aprender o uso correto do present perfect continuous e realmente aplicá-lo é muito importante. 

Realmente poderíamos dizer que “Beatriz is studying all day”, mas falar que “Beatriz has been studying all day” pode dar uma ênfase no significado do que desejamos falar, além claro, de aumentar nosso repertório tanto no speaking, quanto no writing!

Exemplos de Present perfect continuous

Como falamos, usamos o present perfect continuous quando queremos falar de ações que começaram no passado e ainda estão acontecendo. Então, a primeira coisa que devemos levar em consideração, na hora de pensar em exemplos para este tempo verbal, é em coisas duradouras e longas! 

Trabalhos, estudos, escrita, treinos, há uma variedade enorme de ações que podem levar bastante tempo. Claro que tudo depende do contexto! Mas, você vai ver como é simples de entender:

  • Exemplo em inglês: I’ve been working there for 10 years.
  • Tradução: Eu tenho trabalhado lá por 10 anos.

Note como neste exemplo a ação é duradoura (vem acompanhada de um tempo determinado), que começou no passado (há 10 anos) e se prolonga até o presente. Caso a ação não se prolongasse e a pessoa não trabalhasse mais neste local, ela poderia falar que “Trabalhou lá por 10 anos” > “I worked there for 10 years”. 

Vamos ver mais um exemplo?

  • Exemplo em inglês: I’ve been writing this book since 2020.
  • Tradução: Eu tenho escrito esse livro desde 2020.

Mais uma vez é possível perceber o tempo determinado (2020, assim, há 2 anos). E também, que o livro desta pessoa ainda não está finalizado, desta maneira, começou em 2020 e se estende até os dias atuais. 

E quando a ação já acabou? Ela literalmente acabou de acabar? Nesses casos, o present perfect continuous também pode ser usado, mas como uma força de expressão que reitera o que a pessoa está querendo expressar. 

  • Exemplo em inglês: We’ve been dating since we were teenagers. 
  • Tradução: Nós estávamos namorando desde adolescentes.

Nesta situação, em que uma pessoa acabou de terminar um namoro, por exemplo, ela pode usar o present perfect continuous para expressar o tempo que essa relação durou e que ela literalmente acabou de acabar.

Exemplos em frases negativas

Sem muito segredo, o present perfect continuous em frases negativas apenas quer dizer que aquela ação não tem durado aquele tempo, não começou no passado e se estende até o momento presente ou não acabou de acabar.

  • Exemplo em inglês: I have not been working there for 10 years. 
  • Tradução: Eu não tenho trabalhado lá por 10 anos. 

Neste caso, a pessoa nega que esteja trabalhando em tal lugar por 10 anos. Normalmente, ela vai corrigir a data logo após.

Exemplos em frases interrogativas

E se eu quiser perguntar para uma pessoa sobre uma ação que começou no passado e se estende para o presente? 

Neste caso, usaremos o present perfect continuou em forma interrogativa. Look: 

  • Exemplo em inglês: How long have you been married?
  • Tradução: Por quanto tempo vocês têm sido casados?

Olhe como é interessante, mesmo que o casal seja casado há 50 anos ou 1 mês, essa mesma estrutura pode ser usada! Eles provavelmente responderão: “We have been married for 50 years” ou “We have been married for a month”.

Present perfect e present perfect continuous: qual é a diferença?

Mas se existe o “ present perfect continuous”, qual a diferença dele para o “present perfect”? Pois é, apesar dos nomes parecidos, esses dois tempos verbais não representam a mesma coisa e são utilizados para expressar ações em diferentes tempos.

1º diferença: estrutura present perfect continuous e present perfect

Vamos apontar as diferenças na estrutura dos tempos verbais:

O Present Perfect se comporta da seguinte maneira: Sujeito + Have ou Has + verbo com final em “ed” ou na “3º coluna” + Complemento.

  • Exemplo: I have travelled for a month.
  • Tradução: Eu viajei por um mês (ação finalizada).

Já o Perfect Continuous, estrutura-se dessa forma: Sujeito + Have ou Has + been +  verbo no ing + Complemento.

  • Exemplo: I have been travelling for a month.
  • Tradução: Eu tenho viajado por um mês. 

2º diferença: Foco

Enquanto o present perfect foca na repetição da ação (I have written three books), o Present Perfect Continuous foca no tempo que essa ação durou (I have been writing for 5 years). 

E aí, gostou da aula? Se a Tia do Inglês ajudou você a entender mais sobre o Present Perfect Continuous e te ajuda rumo à fluência da língua inglesa, não deixe de acompanhar nossos conteúdos! 

Treinamentos

Quer falar inglês Fluente?

Clique no botão abaixo para entrar em nossa Lista VIP👇

Posts Recentes

Veja também

vantagens de aprender inglês

Entra ano e sai ano e eu ainda não falo inglês – Por que isso está acontecendo?

Conversar com um gringo

20 expressões para você usar com um gringo

conversa informal em inglês

Aprenda a começar uma conversa informal em inglês

Pensar em inglês

O guia completo para aprender a pensar em inglês