Conheça as 6 profissões onde é essencial saber inglês

Em um mundo cada vez mais globalizado, conectado e integrado, a comunicação necessita de uma atenção maior das pessoas. Além disso, o mercado de trabalho está mais acirrado e toda e qualquer habilidade extra pode se tornar um diferencial diante de uma contratação. Nesse contexto, é sabido que o inglês é a língua universal e mais exigida no mundo, independente da nacionalidade. E cada vez mais, é possível identificar profissões que exigem inglês dos seus funcionários.

Profissões que exigem inglês
Existem profissões que exigem inglês e os profissionais devem se preparar com bons cursos. | Foto: Freepik.

Qual a importância do inglês no ambiente de trabalho?

Conforme dito anteriormente, a globalização tornou o inglês não mais um segundo idioma vantajoso para o profissional, mas sim um aprendizado obrigatório para quem tem planos de consolidar uma carreira com mais oportunidades no mercado de trabalho. O domínio da língua inglesa possibilita uma vasta gama de possibilidades de emprego com salários melhores, além de diferenciadas oportunidades acadêmicas.

O inglês, por ser uma língua universal, é domínio primordial para quem busca vagas de emprego que flutuam em diversos lugares do mundo. Atualmente, é comum que as empresas, principalmente as fintechs, ofereçam vagas em diversas áreas pelos sete continentes, e que possibilitam a transferência de localidade com mais frequência. Assim, tendo o domínio da língua inglesa, os profissionais se tornam aptos a concorrer a essas vagas privilegiadas.

Além disso, empresas multinacionais que anunciam vagas espalhadas pelo mundo cobram que os candidatos tenham a língua inglesa como o idioma primário dos candidatos. Com isso, tendo um bom domínio do inglês, as oportunidades se multiplicam e as chances de se posicionar bem no mercado também.

Profissões que exigem inglês

Acompanhe abaixo as profissões que precisam de inglês de acordo com as suas respectivas áreas.

Profissionais na área de tecnologia

Em primeiro lugar, destacam- se os profissionais de Tecnologia da Informação. Atualmente, essa profissão está em defasagem no Brasil, principalmente pela demanda de profissionais que necessitem do domínio em inglês. Toda a nomenclatura envolvida no mundo da tecnologia, entre os softwares, os códigos de programação, e as ferramentas usadas no trabalho, são escritas e descritas com termos e palavras em inglês. Sendo assim, a necessidade do uso cotidiano da língua é constante e demanda um estudo aprofundado dos profissionais.

A mesma situação acontece entre os profissionais que trabalham com Desenvolvimento de Web e Aplicativos. Os softwares e ferramentas de criação de programas e aplicativos costumam estar disponíveis na língua inglesa por ela ser universal. Entre as vantagens do mercado está a comodidade de trabalhar no conforto de casa, ou de qualquer lugar do mundo. Mas, em contrapartida, o domínio do inglês se faz necessário.

Profissões que exigem inglês
Quando avaliamos quais profissões exigem inglês, os profissionais de tecnologia se destacam. | Foto: Freepik.

Profissional de turismo

Os profissionais da área de Turismo têm um mercado que abrange uma vasta oportunidade de empregos e funções. A grande exigência da profissão é o conhecimento e domínio do inglês porque, pela natureza da própria área de atuação, a comunicação com pessoas de fora do país, em suma, pessoas que falam o inglês, é constante. Além disso, a troca de conhecimentos e questões culturais se torna mais fácil e fluida quando há o domínio da língua inglesa.

Comissário e piloto de avião

Quem não gostaria de trabalhar viajando o mundo e conhecendo novos lugares a cada dia de expediente, não é mesmo? Certamente, uma das profissões mais desejadas é a dos profissionais da aviação, sejam os pilotos ou os comissários.

A exigência do inglês, claro, é impreterível e insubstituível. A necessidade da comunicação com os passageiros e os colegas de trabalho, além da rotina de leituras de cartilhas e normas de voos, demanda dos profissionais não só uma pronúncia excelente, mas também uma leitura dedicada e competente.

Empresários/administradores

Como você acompanhou nos parágrafos anteriores, as oportunidades de emprego em fintechs e multinacionais são muitas. Essas vagas são, principalmente, nos setores administrativos.

Para empresários e administradores de grandes empresas, as viagens internacionais fazem parte da rotina com grande frequência. E para isso, o domínio do inglês se torna essencial, principalmente nos cargos de chefia fora do Brasil.

Profissões que exigem inglês
Os grandes empresários e administradores demandam o domínio do inglês por conta da rotina de muitas viagens para fora do país. | Foto: Freepik.

Analista de relações internacionais

Os profissionais de relações internacionais são os responsáveis por fazer a representação dos interesses de um país ou Estado no cenário internacional. A habilidade de realizar negociações que envolvem empresas, costumes e culturas está entre os atributos mais importantes desses profissionais.

Com isso, ainda que os países visitados à trabalho não tenham o inglês como língua materna, o mais comum é que haja um consenso de abordar as reuniões e discussões utilizando a língua inglesa como ponto de partida. Portanto, não há que se falar em profissional de relações internacionais sem pensar que o domínio do inglês é imprescindível.

Profissionais na área de marketing

Os profissionais que trabalham na área de marketing, incluindo as funções que envolvem mídia e comunicação em geral, já enxergam o idioma inglês como pré-requisito para ingressar na carreira. Se antes, o domínio da língua era tido como um diferencial, hoje não é possível pensar num profissional de marketing sem partir do princípio de que a pessoa tenha um domínio fluente em inglês.

O idioma facilita a venda de ideias, o brainstorm, e rompe barreiras geográficas para profissionais que buscam expandir o seu mercado ou até mesmo aumentar o seu próprio negócio.

Profissões que exigem inglês
Profissionais que trabalham na área de marketing e comunicação já enxergam o domínio no inglês como pré-requisito para ingressar na carreira. | Foto: Freepik.

Se você é de alguma dessas profissões que exigem inglês ou até mesmo de outra área que não foi abordada neste texto mas tem interesse em aprender a língua, dá só uma olhada nas dicas da Tia do Inglês. O blog da Tia, que tem quase 30 anos de experiência ensinando inglês, mostra algumas dicas valiosas para todo e qualquer aluno que esteja disposto a melhorar o aprendizado no idioma, seja iniciante ou avançado. Descubra métodos eficientes e aprimore a língua inglesa da forma mais habilidosa!

Treinamentos

Quer falar inglês Fluente?

Clique no botão abaixo para entrar em nossa Lista VIP👇

Posts Recentes

Veja também

vantagens de aprender inglês

Entra ano e sai ano e eu ainda não falo inglês – Por que isso está acontecendo?

Conversar com um gringo

20 expressões para você usar com um gringo

conversa informal em inglês

Aprenda a começar uma conversa informal em inglês

Pensar em inglês

O guia completo para aprender a pensar em inglês