Simple past: o que é e quando usar

O inglês pode parecer uma língua muito difícil, mas, assim como o português, basta você compreender suas regras para aprender o idioma. Um exemplo é o simple past, um tempo verbal muito utilizado na língua e que se assemelha ao nosso pretérito perfeito. Em resumo, ele se refere a ações, situações e eventos que acabaram. Sua conjugação é simples e, com as dicas certas, é possível dominá-lo. 

Mas como fazer isso, como compreender o que é o simple past e como conjugar esse tempo verbal de forma correta? Pensando nisso, a seguir, explicamos tudo sobre esse tempo verbal, desde o que é até exemplos simples e práticos para compreendê-lo. Além disso, apresentamos a diferença simple past e past continuous.  

simple past
Confira alguns simple past exercícios. | Foto: Freepik.

O que é simple past?

Antes de conferir alguns exemplos para aprender o simple past, é preciso compreender o que é simple past. Como dissemos anteriormente, esse é um tempo verbal que se assemelha ao nosso pretérito perfeito e, em alguns casos, ao pretérito imperfeito. Ele é utilizado para expressar a ideia de um passado acabado no momento da fala, ou seja, quando se está falando sobre o evento ele já terminou. 

Sendo assim, é possível afirmar que o simple past, assim como o pretérito perfeito e imperfeito, não está relacionado ao presente e ao futuro. Ele trata sobre o passado, eventos que quando estão sendo descritos, já foram finalizados.  

Uma das formas mais fáceis de compreender o simple past é justamente associá-lo aos pretéritos da língua portuguesa, pois uma vez que temos uma referência é mais fácil de entender como aplicar no dia a dia.  

Além disso, basta entender que toda vez que estamos falando sobre esse tempo verbal, estamos tratando de um evento que começou e já terminou. Ou seja, ele ficou no passado. 

Quando usar o simple past?

Como dissemos, o simple past deve ser utilizado para indicar ações e acontecimentos passados, ou seja, que terminaram. Ou seja, para falar sobre fatos que já aconteceram e que, no momento da frase, se encerrou. 

Para reforçar o uso do simple past, algumas palavras são utilizadas nas frases, são as chamadas expressões temporais. Os exemplos mais comuns são: yesterday (ontem), before yesterday (anteontem), last night (ontem a noite), last week (semana passada), last month (mês passado), ago (atrás), entre outros. Em português, utilizamos como ontem, anteontem, noite passada, mês passado, e outras variações como jamais, nunca, amanhã, hoje, e outras palavras que expressam tempo.  

Quando se trata do simple past, as expressões temporais devem tratar do passado, então hoje, amanhã e palavras que indicam presente ou futuro não devem ser utilizadas. 

Exemplos

  • We did not go to school yesterday. 
  • His birthday was the day before yesterday. 
  • She studied Math last night. 
  • I traveled1/ travelled2 to Brazil last year. 
  • They visited their uncle last month. 
  • I called you three days ago.  
  • We learned how to dance samba last week. 

Como formar palavras no simple past

A formação simples do simple past é feita com o auxiliar did para interrogações e frases negativas e com o acréscimo de ed, ied ou d no final dos verbos infinitivos, sem o uso do to em sua forma positiva. 

Exemplo com o verbo dançar: 

Affirmative Negative Interrogative 
I danced I did not dance Did I dance? 
You danced You did not dance Did you dance? 
He danced He did not dance Did he dance? 
She danced She did not dance Did she dance? 
It danced It did not dance Did it dance? 
We danced We did not dance Did we dance? 
You danced You did not dance Did you dance? 
They danced They did not dance Did they dance? 

Verbos regulares no simple past

Os verbos regulares (regular verbs) são utilizados no simple past na forma afirmativa do tempo verbal. Para isso, é preciso mudar a terminação do verbo de acordo com as seguintes regras:  

Verbos regulares terminados em e se acrescenta apenas um d no final do verbo

Exemplos: to love – loved/ to lie – lied/ to arrive – arrived/ to like – liked. 

Verbos regulares terminados em consoante + vogal + consoante (CVC) duplica-se a consoante final e adiciona ed

Exemplos: stop – stopped/ control – controlled/ plan – planned/ prefer – preferred.

Verbos terminados em y e precedidos de consoante, retira-se o y a acrescenta-se o ied

Exemplos: to study – studied/ to worry – worried/ to cry – cried/ to try – tried. 

Verbos terminados em y, mas precedidos por vogal, acrescenta-se o ed

Exemplos: enjoy – enjoyed/ stay – stayed/ play – played. 

Verbos irregulares no simple past

No caso dos verbos irregulares, ou irregular verbs, não possuem um padrão de formação, ou seja, as palavras no verbo irregular podem terminar de diversas formas. Sendo assim, não existe uma regra clara para finalizar essas palavras, como terminações em ed, ied, entre outros tipos.  

Sendo assim, é preciso estar atento a forma como cada uma das palavras irregulares no simple past irão terminar. 

Exemplos de verbos irregulares no simple past: 

Verbos no infinitivo sem o to Verbos no simple past Tradução 
be  was ser, estar 
become became tornar-se 
choose  chose escolher 
do did fazer 
drive drove dirigir 
eat ate comer 
go went ir 
have had ter 
keep kept manter, guardar 
lose lost perder 
meet met conhecer 
put put pôr 

Em relação a formação das frases no simple past, ela segue a seguinte regra: sujeito + verbo + complemento. Essa formação vale para os verbos regulares e os verbos irregulares. Exemplo: She liked the English teacher. 

Diferença entre simple past e past continuous

Assim como na língua portuguesa, existem algumas confusões em relação à conjugação dos verbos. No caso da língua inglesa, muitos confundem os tempos verbais no passado, ou seja, entre o simple past e o past continuous. Esses tempos, entretanto, possuem diferenças bem claras e, a seguir, listamos algumas.  

Simple past

O simple past expressa ações passadas, ou seja, fatos que já ocorreram, tiveram um começo, meio e fim. Quando falamos sobre tais momentos elas já terminaram, então já estão no passado. Em resumo, as ações já foram concluídas. Além disso, o auxiliar did é utilizado apenas nas formas negativas e interrogativas. 

Exemplos

  • You ran in the marathon. 
  • You did not run in the marathon. 
  • Did you run in the marathon? 

Past continuous

No caso do past continuous, esse tempo verbal expressa uma ação contínua no passado. Suas frases são formadas a partir do auxiliar to be, conjugado no past simple (was/were), com o gerúndio terminado em ing do verbo principal. 

Exemplos

  • You were running in the marathon.  
  • You were not running in the marathon. 
  • Were you running in the marathon? 

Agora que você já sabe tudo sobre o simple past, está na hora de praticar esse tempo verbal e destravar de vez no inglês! 

Treinamentos

Quer falar inglês Fluente?

Clique no botão abaixo para entrar em nossa Lista VIP👇

Posts Recentes

Veja também

vantagens de aprender inglês

Entra ano e sai ano e eu ainda não falo inglês – Por que isso está acontecendo?

Conversar com um gringo

20 expressões para você usar com um gringo

conversa informal em inglês

Aprenda a começar uma conversa informal em inglês

Pensar em inglês

O guia completo para aprender a pensar em inglês