O caminho mais rápido para entender verbos em inglês

A aprendizagem de verbo em inglês se torna mais e mais importante a cada dia que passa. Aprender essa língua que está tão presente no nosso dia a dia nos auxilia a encontrar novas oportunidades de trabalho, ter acesso a mais conteúdos e aprimorar nossos conhecimentos. 

Contudo, aprender um novo idioma, principalmente se for começar do zero, é muito trabalhoso e, se não tiver disciplina, é fácil desistir. Por isso, preparamos dicas valiosas para quem deseja entender o verbo em inglês do caminho mais rápido e eficaz. 

verbo em inglês
Aprender verbo em inglês é um passo muito importante para dominar o idioma e conseguir se comunicar com fluência. | Foto: Freepik.

Como estudar os verbos em inglês

Estudar verbo em inglês é um dos primeiros passos para quem está interessado em dominar esse idioma. O verbo é uma parte da língua que expressa noção de ação, processo ou estado, ou seja, é imprescindível para a construção da maioria das frases e, assim, de um processo comunicativo eficiente.

Contudo, muitas pessoas possuem dificuldade em entender todos os diferentes tipos de conjugação do verbo em inglês e acabam desistindo ou ficando desmotivadas. Isso acontece, muitas vezes, por falta de estratégias para facilitar o aprendizado dessa classe gramatical.

Confira, a seguir, algumas dicas valiosas de como estudar verbo em inglês da melhor forma possível.

6 dicas para entender melhor verbo em inglês

Confira, a seguir, quais são as dicas:

Organize o verbo em inglês

A língua inglesa possui diversos tipos de verbos. Assim como vários outros idiomas, o inglês apresenta uma grande quantidade de tempos, modos e conjugações. É possível estudar vários tempos verbais como simple present, present continuous, simple past, past perfect, past continuous, simples future, present perfect e modos condicional, infinitivo e imperativo.

Mas espere, fique calmo! Ao olhar essa quantidade de conteúdo, qualquer um se sente sobrecarregado e a tarefa de dominar o verbo em inglês parece quase impossível. Mesmo assim, acredite, é mais simples do que parece: só precisa de dedicação, paciência e organização.

Comece sempre pelo principal verbo em inglês e os verbos mais simples. A melhor maneira de começar os estudos é pelo verbo to be, ou seja, pela conjugação simples do verbo ser (I am, you are, he/she/it is, we are, you are, they are).

Ao organizar seus estudos e começar pelo mais fácil, os tipos verbais mais difíceis vão ficando cada vez mais acessíveis.

Cole notas na parede

Muitos dizem que nenhum tipo de conhecimento deve ser decorado, e sim, aprendido. Contudo, na aprendizagem de um idioma, esses dois andam juntos. Ou seja, a técnica de “decoreba” é imprescindível para avançar o nível e compreender melhor as palavras. O inglês possui muitas exceções de gramática e regras que não possuem necessariamente uma explicação lógica, por isso ter uma boa memória e criar estratégias para decorar palavras é bem valioso.

Essas exceções de regras são muito observadas na conjugação de verbos irregulares, como o to eat (comer), to go (ir), to meet (conhecer), to read (ler), to see (ver), entre outros. Esses verbos não seguem o padrão de formação das flexões de tempos verbais e a conjugação pode ser bem diferente da forma infinitiva do verbo, ou seja, da sua forma original.

Mas então como é possível aprender todos esses verbos irregulares se eles não seguem nenhum padrão? Não existe uma resposta melhor do que essa: praticando o idioma! 

Colar notas na parede e fazer fichas de informação para sempre relembrar desses verbos é uma forma muito eficiente e rápida de aprender verbo em inglês.

Escute música em inglês

Foi falado anteriormente sobre verbos irregulares e regras no inglês que não seguem uma lógica certa. Isso dificulta o aprendizado, pois é necessário que o estudante tenha familiaridade e prática com a língua para saber como aplicar essas exceções. Ouvir música em inglês é ótimo para isso.

Escutar música em inglês é uma maneira muito boa de praticar a língua se divertindo. Existe um catálogo quase infinito de músicas anglófonas que se encaixam em todos os diferentes gêneros e gostos musicais. Faça uma playlist com músicas que você gosta e que também queira entender melhor a letra. Depois disso, pesquise na Internet a transcrição e tradução da música e anote as palavras e verbo em inglês que você não conhecia, principalmente de alguns verbos que parecem ser usados com mais frequência.

Assista a séries e filmes em inglês

Além da música, consumir outras produções culturais também é muito eficiente para aprender o verbo em inglês. Séries e filmes em inglês são muito acessíveis e diversos, podendo agradar todas as pessoas. Como nessas produções é possível ouvir pessoas se comunicando em inglês, assistir filmes e séries é uma ótima forma de compreender o contexto de alguns verbos e saber usá-los em um diálogo.

Escolha uma série ou filme que possua uma linguagem simples e direta para fazer esse exercício. Assistir comédias românticas e outros gêneros mais leves são ótimas formas de praticar o inglês.

Se você já tem alguma familiaridade com o idioma, experimente assistir com legendas em inglês, ao invés de português. Assim, é possível inferir qual a pronúncia e escrita de algumas palavras novas e exercitar seu cérebro a tentar compreender o que o personagem quer expressar.

Estabeleça metas e objetivos

Como já foi falado, o estudo de verbo em inglês pode ser intimidante, principalmente no começo. É preciso ter muita disciplina para não perder o ritmo de estudo e não esquecer os verbos que já foram estudados.

Para isso não acontecer, estabeleça metas diárias, semanais ou mensais no estudo de inglês. Essas metas devem ser realistas e personalizadas de acordo com seu ritmo de aprendizagem e disponibilidade de tempo. Tirar apenas 10 minutos do dia para revisar o que já foi estudado ou fazer alguns exercícios já faz uma grande diferença.

Além de metas de tempo de estudo, faça uma lista das suas dificuldades e o que se interessa mais por aprender. Desse modo, é mais fácil continuar motivado para seguir o cronograma de estudo.

Aprenda com quem sabe

Por último, mas não menos importante: aprenda com quem sabe!

Nos dias de hoje, a Internet é uma grande aliada de todos os estudantes de línguas, pois oferece inúmeros produtos culturais, aulas gratuitas e informações diversas. Por conta disso, é muito possível ser autodidata e avançar em um idioma sozinho.

Contudo, ter o auxílio de alguém que já fala o inglês fluentemente faz muita diferença. Um professor pode lhe explicar quais os verbos em inglês você deve prestar mais atenção, quais são seus erros mais frequentes e apresentar um cronograma de conteúdo que seria difícil de alcançar sozinho. Assim, a aprendizagem de verbo em inglês torna-se mais simples e rápida.

Treinamentos

Quer falar inglês Fluente?

Clique no botão abaixo para entrar em nossa Lista VIP👇

Posts Recentes

Veja também

vantagens de aprender inglês

Entra ano e sai ano e eu ainda não falo inglês – Por que isso está acontecendo?

Conversar com um gringo

20 expressões para você usar com um gringo

conversa informal em inglês

Aprenda a começar uma conversa informal em inglês

Pensar em inglês

O guia completo para aprender a pensar em inglês